Dúvidas sobre as caixinhas e impostos

Olá pessoal, tudo bem? Me chamo Elias e gostaria de tirar algumas dúvidas com um pessoal mais experiente do que eu. Minha vida financeira vai começar agora praticamente e vou começar a investir nas caixinhas. Coloquei o investimento para 3 anos e uma meta de R$5.000, porém, vi que temos que declarar alguns impostos como IOF ou IR, mesmo que eu não tenha que declarar imposto de renda, eles ainda vão descontar esse imposto do meu investimento? E também gostaria de saber, ao final desse investimento, o dinheiro da caixinha vai direto para a minha conta? Ou tenho que fazer alguma ação para que o dinheiro vá para a minha conta ou algo assim. Gostaria de agradecer desde já o pessoal que ler o meu post e tentar me ajudar.

4 curtidas

Boa noite,

Sim, vão descontar. O imposto é descontado apenas quando o investimento for resgatado.

Após o vencimento, o dinheiro será mantido dentro da mesma Caixinha, porém no RDB Diário, que pode ser resgatado a qualquer momento e cai na conta em até um dia útil.

8 curtidas

O governo não perdoa ninguém.
O fato de vc declarar ou não, não faz diferença.

7 curtidas
1 curtida

Todo investimento que possui imposto é cobrado de todos automaticamente, mesmo quem não declara.

A vantagem que já desconta ao receber o dinheiro, então não precisa pagar nada depois.

A maior dica para investimentos que cobra IR é sempre deixar mais que 2 anos porque paga a porcentagem mínima de IR. IOF só paga se desisitr do investimento e sacar de volta em menos de 30 dias.

LCI e LCA possui rendimento bruto menor porque é livre de impostos, mas líquido melhor. Se for contar 2 anos, um CDB de 100% equivale a uns LCI LCA de 85% na média. Menos que 2 anos LCI LCA é sempre melhor que CDB porque imposto do CDB é maior. Se for 1 ano, LCI LCA acima de 78% já vale mais que 100% CDI do CDB por causa do IR. Em resumo, vai investir em renda fixa por prazos menores que 2 anos? LCI ou LCA. Mais que 2 anos? CDB acima de 100%.