Dúvidas sobre DARF

Olá, boa noite!

Eu vendi uma quantidade de criptos em 01/dezembro/23, vamos dizer:

AAVE = 10000
BTC. = 37500

Para saber o lucro, eu considero os valores de compra em novembro?

Outra dúvida, eu devo gerar a DARF para pagar é no e-CAC? Se sim, quais dados eu considero para a exchange (URL, nome e origem)?

Agradecido!

2 curtidas

No App na seção de criptomoedas há informações e instruções sobre o tema.

9 curtidas

Achei algo apenas na seção de ajuda, ele me explica para o imposto de renda (anual), mas preciso pagar o imposto sobre o lucro de operações com criptos acima de 35k. Acredito ser outra coisa, não?

1 curtida

Pesquisa mais uma vez que você encontra…

12 curtidas

Só que esse conteúdo é sobre investimento na bolsa, não criptoativos…

1 curtida

Leia com atenção as informações na Ajuda do App, no final do texto tem uma dica que ajudará a sanar sua dúvida.

7 curtidas

As seguintes dúvidas não estão respondidas lá:

[…] é no e-CAC?
[…] quais dados eu considero para a exchange (URL, nome e origem)?

Se suas vendas de criptomoedas superar R$35.000,00 no mês, considere consultar um Contador, que poderá analisar seu caso e orientá-lo melhor.

4 curtidas

Mas isso aí é o caminho convencional. Como estamos em uma comunidade, criei a pergunta pra ter uma resposta baseada nas experiências dos demais… não é o intuito?

1 curtida

Olá @ogabrielsantos como vai?

Calcular, pagar e declarar imposto de renda no Brasil ainda é muito trabalhoso e cheio de regras e detalhes específicos que mudam a cada ano. Pode ser que futuramente o ReVar facilite nossa vida. Quando envolve criptomoedas há também obrigações acessórias. Por isso, caso o investidor tenha feito muitas operações, o melhor é buscar a ajuda de um contador habilitado, como o @LuizGSF recomendou.

Clique aqui para ver a ótima explicação do @FernandoLacerda sobre como calcular o preço médio de aquisição e daí calcular o lucro obtido.

Para gerar o DARF on-line você pode utilizar o Sicalc. O link está neste artigo do blog. Utilize o código 4600.

7 curtidas

Oi @FabioAssis2 essa é uma dúvida comum. Mas observe a regra compartilhada pelo @LuizGSF

Outros ativos têm regras diferentes.

Isso aí :handshake:

8 curtidas

Nao entendo assim… se a venda for acima de 35 mil vc faz o darf em cima do lucro, seja ele quanto for.

4 curtidas

Essa construção realmente não é ideal, mas o “cujos” se refere a vendas e não a lucro.

Resumindo:

  1. O imposto é recolhido sobre os lucros em cada venda;
  2. O imposto é devido quando as vendas de criptoativos (considerado todo o conjunto de criptoativos) ultrapassam R$ 35 mil no mês
7 curtidas

Declaração de veículo ou casa: acima de 300 mil.

Pelo que entendi a compra foi em novembro e a venda foi em dezembro.

Então o cálculo da Darf é referente ao mês da venda, ou seja, as vendas de dezembro. No entanto, o cálculo do lucro = venda - compra.

A Darf a pagar é em cima do lucro. E a isenção é até 35 mil reais por mês (na venda). No entanto, você vendeu 10 mil + 37,5 mil no mês de dezembro. Assim, na somatória deu 47,5 mil (correto?).

Então, você deve emitir a DARF até 30 dias depois dessa venda. Isso quer dizer que hoje é 12/01 e provavelmente vai pagar multa.


Como saber o quanto vai pagar de DARF?

Simples. Vai somar os valores e subtrair o valor da compra. Lembrando que a soma das compras será somente as que você vendeu naquele mês (no caso, dezembro), óbvio.

Lucro = Soma todas as vendas - Soma todas as compras.

Depois de ter o lucro vai multiplicar por 15%. (Alíquota até 5 milhões). Então fica:

IMPOSTO A PAGAR (de dezembro): LUCRO (dezembro) x 15%

E aí vai achar o quanto precisa.

Lembrando que aqui como você está atrasado, provavelmente vai pagar uma multa. E pra não chutar, a multa é calculada na hora de você preencher a DARF.

E a cada dia que demorar a pagar a DARF, tem % de multa.


Se no e-CAC tiver o GCAP perfeito. Basta acessar pra ver. E se não tiver, procura GCAP no site do governo. (Arquivo de 185 MB pra PC)

Os dados se for a 1°vez, vai pedir os dados completos pessoais. Valor de alienação, aquisição…

Tudo isso te dou esse brinde pra fazer as contas:

Na dúvida ou medo, conheço a Declare cripto que vai te ajudar em tudo. E caro, já adianto… Porém, se for no Nubank, infelizmente o Nu não aceita API e por isso as empresas de fora não consegue fazer a “leitura” de quanto você tem pra deixar tudo mastigado.

4 curtidas

Claro e objetivo, muito obrigado

2 curtidas