Dados roubados pelo Google Play

Hoje (graças a Deus e ao limite baixo) não caí num golpe em que tentaram passar +600 reais no meu cartão de crédito. Antes da compra, o Google Play verificou meus dados de cartão (eu tenho um app ligado ao cartão). Aconteceu com a minha mãe há três dias e ela conseguiu comprovar que não realizou a compra.

Aconteceu com mais alguém?

5 curtidas

Seja bem-vindo a Comunidade.
Dê mais detalhes sobre o ocorrido.

12 curtidas

Assim como @LuizGSF precisaríamos de mais detalhes, também fiquei curioso pra entender, nunca tive complicação com o Google Play, se recorda de ter cadastrado o cartão em algum site?

11 curtidas

Seja vem vindo(a) à comunidade Nubank.

Comigo nunca aconteceu. Se possível, descreve melhor como foi essa tentativa para nos previnirmos.

12 curtidas

Olá! Eu tenho o cartão da NU cadastrado num app, para um acesso que tenho anual. Somente nesse app.

Hoje, recebi aquela msg de verificação se está tudo certo com cartão, da Google Play Store e em seguida, a notificação de compra negada porque o limite estava baixo. Suspeito que, atraves do Google Play, tiveram acesso aos dados do meu cartão. Acredito nisso porque a própria Google verificou o cartão e eu não mais nada vinculado a ele.

2 curtidas

Será que a tentativa de débito não seria para a renovação dessa assinatura que você tem ?

7 curtidas

Não, o valor não corresponde e minha mãe passou pelo mesmo dias atrás. Usaram o cartão dela para pagar uma conta de luz… Ocorreu a mesma verificação via Google…

2 curtidas

Entendi. Pode ter sido uma tentativa de golpe sim.
É importante cadastrar cartões virtuais nestas plataformas e excluí-lo do APP do Nubank sempre que ocorrer eventos como esse.

10 curtidas

Olá @reeanything. Seja muito bem vinda a comunidade de clientes nubank. É bom sempre ficar atenta a esses golpes. Nunca click em link de email. Para bloqueio de ligações, veja a possibilidade de usar um bloqueador. Uso um chamado Truecaller. É muito bom. :handshake::blush::purple_heart:

6 curtidas

Olá @reeanything como vai?

Até o momento não passei por nada parecido.

A dica do @Manoel_Enio é importantíssima:

Se o seu cartão que teve os dados comprometidos foi uma cartão virtual, basta abrir o app e excluir ele em “Meus cartões”, neste caso, não será necessário trocar o cartão físico.

Quando puder, dê uma olhada neste artigo com ótimas dicas sobre esse assunto:

11 curtidas

Inclusive, aproveitando o ponto do @Manoel_Enio e @MaxC, seria válido também caso você recadastre outro cartão e mesmo assim continue a receber tentativas de compras nesse novo, a observar o comportamento do App em questão e até ver se o dispositivo não foi comprometido, porque não vi nenhum vazamento referente ao Google Play em si. :handshake:

14 curtidas

É uma boa dica @ranielreis, mas se o(s) dispositivo(s) dele estiver(em) comprometido(s) o problema irá se manter.
O ideal é ele levar os dispositivos onde ocorreram as tentativas de compra a um técnico habilitado.

8 curtidas

Oi @reeanything, já aconteceu comigo, mas com outros sites. GooglePay, nunca. A sorte que foi com cartão virtual. Ai exclui e gerei um novo.

4 curtidas

Acabou de acontecer comigo. Apareceu que o Google verificou a conta e um minuto depois fizeram uma assinatura de 250,00. Foi usado meu cartão virtual. Não sei se foi o próprio Google que verificou porque no site deles aparece que nunca usam o nome só Google, mas sim com algum complemento, tipo “Google Pay”. Contestei na mesma hora no nubank, esperar para ver. Na minha conta do Google não tem nenhuma assinatura, inclusive nunca nem comprei com cartão no Google.

Fico na torcida que dê tudo certo, depois vale excluir esse cartão e criar um novo :pray:

4 curtidas

Só pra lembrar, os criminosos conseguem colocar qualquer descrição nessas cobranças, não necessariamente é o “Google” que está sendo usado por eles para validar os números do cartão, isso é facilmente detectado pelo Nubank e Mastercard quando vocês reportam a compra.

2 curtidas

Infelizmente acontece muito, por isso sempre tento usar o cartão virtual pra ter menos dores de cabeça em caso de algum problema :pray:

5 curtidas