Hoje, vamos falar sobre ele… ele mesmo… aquele assunto que causa até arrepios só de ouvir: IMPOSTO DE RENDA!
Se você já começou a investir ou está cogitando iniciar sua vida no mundo dos investimentos, provavelmente já ouviu falar e, se ainda não ouviu, precisa saber o que é DARF.
DARF é a sigla para Documento de Arrecadação de Receitas Federais, ou seja, é o principal instrumento usado pelo governo para recolher impostos, taxas e contribuições em operações financeiras.
Existem DARFs específicos dependendo do que você vai declarar. Como por exemplo para donos de empresas, usados para pagar o Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ), o Programa de Integração Social (PIS), entre outros. Já para as pessoas físicas, o DARF é utilizado principalmente para pagar Imposto de Renda (IRPF) sobre investimentos que não têm o imposto retido na fonte.
Agora que já sabe o que é DARF, tenha em mente que a maioria dos investimentos na Bolsa de Valores tem Imposto de Renda sobre o lucro. E cabe ao próprio investidor calcular o valor mensalmente e pagar para a Receita Federal usando o DARF.
Por isso, é importante lembrar que quem tem lucro com investimentos na Bolsa de Valores precisa pagar Imposto de Renda via DARF.
A única exceção é para vendas de ações que somem até R$ 20 mil por mês. Nesse caso, não há imposto a pagar e portanto, não precisa emitir o DARF.
Conheça alguns investimentos que exigem o pagamento via DARF, se você já investe em algum deles, fique atento!
Ações;
BDRs;
ETFs de renda variável;
Fundos imobiliários;
Contratos futuros;
Opções de ações;
Termo de ações.
Ah, informação importante: a cobrança só acontece em operações que registram lucro, beleza?
Para saber o valor do imposto que será pago via DARF, é preciso fazer alguns cálculos e emitir a guia diretamente no site da Receita. Mas calma, sem desespero! No Blog do Nu, você encontra vários GUIAS COMPLETOS com tudo que você precisa saber sobre DARF e como recolher o imposto dos seus investimentos na Bolsa de Valores via DARF.
Não vai perder essa leitura, né? Vem:
O que é DARF
Como emitir e pagar DARF para ações e outros investimentos