Darf - tive que emitir uma darf! passo a passo explicado!

DARF - TIVE QUE EMITIR UMA DARF! PASSO A PASSO EXPLICADO!

Nesse vídeo, aprenda como calcular, emitir e PAGAR DARF na compra e venda de Ações, FFi’s, BDR’s e ETF’s em renda variável.

Segue abaixo um vídeo mais detalhado!!!

ATUALIZAÇÃO!!!

Tela Principal - SICALC

Abaixo tem uma imagem das telas principais do SICALC para emissão do DARF.
OBS: Clique nas imagens para ampliar!

1° Tela do SICALC - Tela de Entrada

  • Os pontos vermelhos devem ser preenchidos pelo usuário.

2° Tela do SICALC - Tela de Geração do DARF

  • Os pontos laranjas são preenchidos automaticamente pelo sistema;
  • Os pontos vermelhos devem ser preenchidos pelo usuário;
  • Verifique se a opção Domicílio atual do contribuinte está preenchida corretamente. Caso contrário, faça a correção manualmente;
  • Observe que foi digitado o código 6015, referente a 6015 - 01 - ME - a partir de 01/01/1995 - IRPF - Ganhos Líquidos em Operações em Bolsa - IRPF - GANHOS LIQ OPER BOLSA.

2° Tela do SICALC - Tela de Geração de DARF - CONTINUAÇÃO

É a mesma tela anterior, porém, agora com a parte inferior da tela habilitada após preencher o Código ou nome da receita.

  • Os pontos laranjas são preenchidos automaticamente pelo sistema;
  • Os pontos vermelhos devem ser preenchidos pelo usuário;
  • Na opção Período de Apuração digite o mês e ano da operação (venda). Deverá ser sempre o mês anterior ao do pagamento da DARF;
  • Na opção Valor do Principal digite o valor a ser efetivamente pago, já descontados os impostos;
  • Lembre-se que o valor mínimo para pagamento é de R$ 10,00. O sistema não aceita pagamentos inferiores a esse valor. Se for menor, o valor deverá ser somado com as futuras vendas (lucros);
  • Se você teve prejuízo na venda, poderá abater esse prejuízo do valor a ser pago. Dependendo do tamanho do prejuízo, poderá ficar isento de qualquer pagamento.

E aqui tem um aviso importante!

9 curtidas

Excelente postagem!

1 curtida

Bem explicado! Apenas ressalto que a “isenção dos 20 mil” se aplica apenas à soma das vendas de ações em que compra e venda ocorreram em dias diferentes, no mesmo mês. Não se aplica ao day trade (como a tabela no vídeo me pareceu indicar).

Obrigado @laetemn pelo tópico. Muitos usuários da comunidade estão com dúvidas relacionadas ao pagamento de DARF e IR. :pray:

2 curtidas

Eita mão de obra!!! Teria algum sensatez nisso se fosse para receber algum dinheiro, mas uma trabalheira dessa para pagar impostos, sobretudo para políticos incompentente, como os nossos, administrarem. Francamente… Mas eu sei que você @laetemn não tem nada a ver com isso, parabéns pelo belo tutorial :clap: :clap: :clap:.

2 curtidas