Dasn-simei

Muito bom dia, tarde e noite, comunidade! :purple_heart:
Como vocês estão?

Hoje temos um tópico super importante para nossos empreendedores:

Declaração Anual Simplificada para o Microempreendedor Individual – DASN-SIMEI

Vamos começar por partes:

1. O que é DASN-SIMEI?

É a Declaração Anual de Faturamento do Microempreendedor Individual, participante do regime tributário do Simples Nacional.

Uma maneira formal do MEI apresentar anualmente o faturamento total do negócio, para comprovar que está dentro do limite da categoria e prestar contas com o governo. Todo mês o MEI faz o pagamento da guia DAS, a fim de contribuir com a previdência e recolher impostos como ISS (Imposto sobre Serviços) e/ou o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços).

A partir das guias pagas e das notas fiscais emitidas é que se faz a DASN MEI.

2. Quem precisa enviar a DASN SIMEI?

Todo MEI que estava com o CNPJ ativo em 31 de dezembro de 2021, precisa enviar a declaração MEI anual. É importante destacar que é preciso fazer a declaração mesmo se não houve faturamento no ano fiscal anterior.

Em caso de fechamento da empresa também é preciso enviar a DASN SIMEI pelos meses de funcionamento do negócio.

Já para MEI cancelado, existe um documento que chama DASN SIMEI de extinção – encerramento no Portal do Simples Nacional.

Neste ano, a declaração ainda será sobre o limite de faturamento MEI referente a 2021, ou seja, R$81 mil reais.

:warning:DATA LIMITE DE ENVIO DA DECLARAÇÃO:
Até dia 30 de junho de 2022.

Como fazer a declaração DASN SIMEI?

  • Na linha “original” selecione “2021”;

  • No campo “Valor da Receita Bruta Total”, informe o valor total do seu faturamento no ano passado;
  • No campo abaixo, se o MEI não for apenas um prestador de serviços, deverá informar o valor das receitas referentes às atividades de comércio, indústria e serviço de transporte intermunicipal e interestadual;
  • Informe se o MEI teve algum empregado no ano referente;

  • Na tela seguinte você irá visualizar um resumo das informações. Basta conferir se elas estão corretas e clicar em “Transmitir”;
  • Para finalizar, imprima e guarde o recibo da declaração. Nele constam as informações prestadas, o horário de envio para a Receita Federal e o número de controle.

Perdi o prazo da declaração. O que acontece se atrasar o DASN SIMEI?

Quando um MEI perde o prazo de entrega da DASN SIMEI, ele fica obrigado a pagar uma multa no valor R$ 50, ou de 2% ao mês, com base no valor declarado na DASN SIMEI.

É isso aí pessoal, qualquer dúvida ou informações estamos por aqui :purple_heart:

31 curtidas

DASN-SIMEI?
Gostei do tópico, bem esclarecedor e confesso que foi a estranheza do título que despertou minha curiosidade para ler o restante.
Meu primeiro pensamento foi:
Que mulexta é isso, será um erro de digitação?
Mas aí vi que era da @jaqueline.pereira e logo percebi que era coisa importante e valeria a pena ler.
:clap::clap::clap::clap::clap::clap:

20 curtidas

Informações mais do que relevantes para o coleguinhas que tem Conta PJ, arrasou muito @jaqueline.pereira!

Pra vocês conferirem @Alexandre_Niess @RogerioM @Filipousem @FelipeMoraes

19 curtidas

Vim achando que era reclamação e digitaram errado a palavra “DESANIMEI”. :rofl:

20 curtidas

Conhecimento nunca e demais , muito obrigado @jaqueline.pereira pela informação e claro obrigado também minha NuLeader @Vittoria_Cunha pelo alerta :purple_heart::rocket:

15 curtidas

Mesma coisa aqui! :sweat_smile:

18 curtidas

Juro que entendi isso tambem kkkkk

12 curtidas

Obg pelos esclarecimentos nesse tópico @jaqueline.pereira. Sempre bom trazer essas informações, tem muitos que não conhecem.

Eu ja conhecia. Meu cunhado tem um MEI e todo ano eu faço pra ele.

15 curtidas

Ah se eu tivesse essa informação quando abri o MEI rs

Mas já está entregue antes do Prazo, Amém!

Conferido e favoritado para enviar para quem está entrando como MEI!

18 curtidas

Óia que TOPico, muito bom. Muita esclarecedor, obrigadão pelo compartilhamento @jaqueline.pereira, está super didático.

12 curtidas

Achei que fosse referente a alguma festa judaica!

Tô sabendo muito né? :man_shrugging:t3::man_facepalming:t3::man_facepalming:t3::man_facepalming:t3:

:metal::metal::metal::metal:

9 curtidas

hahahaha gente eu AMO essa comunidade! Vocês são incríveis :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

Podia ter colocado assim pra chamar atenção né :rofl: amei!

14 curtidas

Excelente tópico @jaqueline.pereira :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Conheço vários empreendedores que têm dúvidas na hora de fazer a declaração do DASN-SIMEI. Sempre me perguntam sobre o site, o que devem fazer ou, até mesmo, preferem que eu realize o procedimento em nome deles.

2 curtidas