Declaração de Imposto de Renda sobre Nucoins adquiridos

@Lucas.R Me tira uma dúvida, mesmo eu não encaixando nesses critérios eu preciso fazer a declaração do IR?

  • Obteve rendimentos tributáveis acima de R$ 28.559,70;
  • Recebeu rendimentos não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte acima de R$ 40 mil;
  • Obteve receita bruta anual decorrente de atividade rural em valor acima de R$ 142.798,50;
  • Pretenda compensar prejuízos da atividade rural deste ou de anos anteriores com as receitas deste ou de anos futuros;
  • Teve a posse ou a propriedade, em 31 de dezembro de 2022, de bens ou direitos, inclusive terra nua, acima de R$ 300 mil.
  • Realizou operações em bolsa de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas;
  • Obteve ganho de capital na alienação de bens ou direitos, sujeito à incidência do imposto;
  • Optou pela isenção de imposto sobre o ganho de capital na venda de imóveis residenciais, seguido de aquisição de outro, no prazo de 180 dias;
  • Passou à condição de residente no Brasil, em qualquer mês de 2022, e nessa condição se encontrava em 31 de dezembro de 2022.

Isso eu não posso te dizer **se sim ou se não.**Pois, estaria “adivinhando” o que você tem, quanto você ganha, se faz renda extra, se tem plano de saúde…

As opções que eu disse é em referência as Criptos e ao Nucoin.

Essa dúvida você precisa consultar com um contador.

Se mesmo, depois de consultar o contador viu que são muitos detalhes. Então você vai precisar contratar um contador pra fazer uma única declaração de bens, investimentos etc…


Obs: Já digo que não seria bom para você que está iniciando em ter que declarar ou não, consultar por IA as respostas. Pelo nível de base delas e por você ainda não entender o mínimo e ser induzido por uma resposta errada.

Por isso, o que eu digo é orientação, não recomendação. Pois, sei onde posso ir com a experiência que eu tenho do assunto. Fora isso, recomendo consultar um contador.

1 curtida

@Lucas.R Então sobre as taxas de nucoins, quando eu comprei eu não anotei quanto que foi a taxa. devo me preocupar com isso?

1 curtida

Pergunta simples sobre as nucoins: fiz uma compra pequena para testar o sistema. Não vi em lugar algum onde pudesse pegar a boleta da operação. Existe isso aqui? Seria via a Nuinvest ?

Porque em teoria sem as boletas fica impossível de fazer a declaração depois.

No historico mostra suas compras.
só não tem a informação da taxa ainda, mas eu acredito que em breve deve aparecer lá tambem,

1 curtida

alguem que possa me ajudar na questao do darf para pagar o imposto devido na venda de nucoins?

Conselho: assistir vídeos no YouTube “gcap criptomoedas”, e dúvidas pontuais perguntar poraqui e ver se alguém consegue responder; ainda tem até o dia 29/09 para pagar o darf

3 curtidas

GCAP - Links Úteis:

GCAP CRIPTOMOEDAS - COMO DECLARAR GANHO DE CAPITAL - CORRETORA NACIONAL

Link: https://youtube.com/watch?v=hhF0xe9AWoI

COMO PREENCHER O GCAP PARA DECLARAR BITCOIN E OUTRAS CRIPTOMOEDAS!

Link: https://youtube.com/watch?v=doVmT1P2pdk

1 curtida

Este tópico foi fechado automaticamente 7 dias depois da última resposta. Novas respostas não são mais permitidas.