Isso eu não posso te dizer **se sim ou se não.**Pois, estaria “adivinhando” o que você tem, quanto você ganha, se faz renda extra, se tem plano de saúde…
As opções que eu disse é em referência as Criptos e ao Nucoin.
Essa dúvida você precisa consultar com um contador.
Se mesmo, depois de consultar o contador viu que são muitos detalhes. Então você vai precisar contratar um contador pra fazer uma única declaração de bens, investimentos etc…
Obs: Já digo que não seria bom para você que está iniciando em ter que declarar ou não, consultar por IA as respostas. Pelo nível de base delas e por você ainda não entender o mínimo e ser induzido por uma resposta errada.
Por isso, o que eu digo é orientação, não recomendação. Pois, sei onde posso ir com a experiência que eu tenho do assunto. Fora isso, recomendo consultar um contador.
Pergunta simples sobre as nucoins: fiz uma compra pequena para testar o sistema. Não vi em lugar algum onde pudesse pegar a boleta da operação. Existe isso aqui? Seria via a Nuinvest ?
Porque em teoria sem as boletas fica impossível de fazer a declaração depois.
Conselho: assistir vídeos no YouTube “gcap criptomoedas”, e dúvidas pontuais perguntar poraqui e ver se alguém consegue responder; ainda tem até o dia 29/09 para pagar o darf