Talvez vocês possam me ajudar. Em 2021 eu acabei desenvolvendo um aplicativo e publicando ele na Google Play, ele é totalmente gratuito e não possui nenhum recurso pago. Isso me obriga a declarar como bens e direitos? Pois eu não tenho algo que comprove que ele é meu, por exemplo uma patente. Ele só está publicado na minha conta de desenvolvedor, que possui informações como nome, CPF… Não encontrei ninguém que soubesse a respeito do assunto. Caso vocês possam me ajudar.
Muito difícil saber, pois estamos acreditando nas suas palavras. Não estou dizendo que mentiu, mas que pode ter mais informações do que realmente um contador profissional precisa saber.
Exemplo (eu amador):
Esse app foi na sua conta PF ou PJ?
Houve custos (despesas)?
Pagou imposto sobre os ganhos auferidos com o app?
Fez por renda extra ou teve coparticipação (“sociedade”)?
“O que diz na política do Google sobre IR p/devs?”
“Tem informe de rendimentos no Google?”
Pagou hospedagem? (Câmbio dependendo)
Eu faria essas perguntas mais óbvias ou mais imprecisas. No caso, um contador talvez não vai saber sobre o seu nicho exato, mas vai saber onde investigar.
Repito. Recomendo que procure um contador ou baixe o arquivo em ajuda>conteúdo no programa do IRPF2024. E o melhor guia para a felicidade. (400 pg)
Foi no meu usuário que tem meu CPF, mas não isso não significa que ele é propriedade minha. Por exemplo, outra pessoa pode pedir para eu publicar o aplicativo dela na minha conta de desenvolvedor.
Outra coisa, é que o Google alega que apenas hospeda os aplicativos e não garante que eu seja proprietário dele.
O próprio Google tem uma área que poderá esclarecer sua dúvida e auxiliá-lo na declaração do IR se for o caso. Você pode elaborar sua pergunta e eles respondem. Segue o link.
Bens e direito no IR é para coisas que você pagou , ganhou ou adquiriu de alguma forma, que possa no futuro ser negociavel , que você possa vender e deixar de ser seu
Você precisa fazer o registro no INPI do codigo do software para provar que ele é seu.
Então, no meu caso eu apenas publiquei ele. Eu tenho apenas a conta de desenvolvedor no meu nome e CPF. Isso não prova que o aplicativo é de minha propriedade?
Olá @MarconiCop é certo outra pessoa pode pedir para publicar na tua conta o aplicativo e não ser teu, assim como outra pessoa pode pedir para que tu cuide a grana dela na tua conta de Nubank, mas mesmo assim a receita vai considerar essa grana como ganho de capital teu e você deveria declarar já seja como danação de algum familiar ou como lucro de alguma atividade econômica, em fim acredito que essa tua dúvida deva ser melhor questionada a um contador.
Oi @MarconiCop, abaixo vou deixar um link que, de repente, pode te ajudar. Não está alinhado diretamente com o que você perguntou, mas nele pode haver direcionamento para sanar sua dúvida.