Declarar ou nao IR

Nubankers, me ajudem com essa sobre imposto de renda:

  1. Se eu e a esposa separados nao estamos dentro da faixa de 28k/ano para declaração, mas guardamos os salários em uma conta única, onde a soma ultrapassa o valor, isso configurará obrigação de declarar IR?

  2. No caso de um recebimento de uma dívida de 50k em minha conta, isso implica em alguma obrigação a mais nessa questão de IR, precisando declarar, mesmo que ja seja um recurso meu?

  3. Em caso positivo acima se alguém tiver algum passo a passo de declaração de IR para marinheiros de primeira viagem, estou aceitando links.

A conta estaria no nome de uma pessoa só ou seria conta conjunta? Não entendi mto bem essa parte, mas na duvida, melhor declarar. Lembrando que declarar não significa somente pagar imposto de renda

Nesse caso precisa declarar que recebeu sim

No blog do Nubank tem, inclusive fiz minha declaração usando passo a passo que eles ensinam lá, como eu to pelo celular não to conseguindo colar o link aqui, mas só procurar pelo blog no google e depois procurar por IR no blog que tem varias outras informações úteis lá tbm

12 curtidas

Não, não configura.

Esse artigo do Blog do Nubank é um ótimo ponto de partida! :wink:

https://blog.nubank.com.br/como-declarar-conta-nubank-no-imposto-de-renda/

13 curtidas