Bom dia, amigos! Uma dúvida simples. Ontem gerei um boleto para depósito com vencimento para o dia 31/12, mas ele foi pago ontem mesmo 30/12, antes das 16:00. Sei que existe o prazo de até 3 dias para ser compensado, mas como o dinheiro quase sempre cai no dia seguinte bem cedo, vocês acham que existe a possibilidade desse valor cair ainda hoje ou somente na segunda feira mesmo?
Agradeço a atenção de vocês.
Olá @Francisco_Arlan bem vindo a Nucommunity!
Como você disse, o prazo para compensação de boletos aqui no Nubank é de 3 dias úteis.
Isso não quer dizer que um depósito precisa completar esse tempo para que o valor fique disponível na sua conta do Nubank.
- normalmente esse valor fica disponível com 2 dias úteis apenas, mas, não é uma regra e não podemos precisar ao certo quanto tempo levará para que o dinheiro esteja disponível na sua conta do Nubank.
Isso depende de vários fatores externos como quantidade de boletos para serem compensados, ou, até mesmo a quantidade de processamento de informações, bem como a data ou outros fatores.
- no mais pode ficar tranquilo em breve o seu dinheiro estará disponível na sua conta do Nubank.
E aí, @Francisco_Arlan tudo bem? Bem-vindo à comunidade!
Há grandes chances de o boleto ser compensado ainda hoje, porém a regra é de 3 dias úteis como o @RafaelH disse. Então, se minhas contas não falham, esse valor tem até dia 03 de janeiro pra entrar em sua conta Nubank!
Hoje não há expediente bancário nem haverá compensação, então, o mais provável é que o crédito ocorra a partir do próximo dia útil.
Exatamente! Inclusive chegou uma notificação no app há alguns dias atrás avisando sobre isso!
Logo, o prazo máximo para compensação do boleto citado é até quarta-feira, dia 05/01.
Agora até eu fiquei confuso! Hoje, dia 31/12 não tem expediente bancário, porém o boleto foi pago ontem (30/12). Vi agora no app que o expediente bancário volta dia 03/01. Como a contagem para compensação do boleto começou dia 30/12… então, o prazo de 3 dias úteis finaliza dia 04/01?
Pois então vamos esclarecer essa confusão juntos!
O boleto foi pago dia 30/12 dentro do horário de expediente bancário, e o prazo máximo para compensação é de até 3 dias úteis como já sabemos. Então:
- 31/12 (Não há expediente bancário conforme a notificação no app avisou)
- 01/01 (Não há expediente bancário nos finais de semana)
- 02/01 (Não há expediente bancário nos finais de semana)
- 03/01 (Primeiro dia útil, há chances do dinheiro cair a partir desse dia)
- 04/01 (Segundo dia útil)
- 05/01 (Terceiro dia útil e prazo máximo para compensação)
O dia do pagamento do boleto não conta para a contagem!
Perfeito! Jurava que o primeiro dia útil para contagem era o dia do pagamento. Então, a regra é: dia de pagamento + 3 úteis.
Não conta! Até porque, se o prazo fosse 1 dia por exemplo, isso queria dizer que o dinheiro cairia no dia seguinte, e não no mesmo dia!
Perfeito!
Pois é mano, o banco tem até o dia 05.01.2022 pra compensar esse boleto, então, paciência…
Eu uso o AME e faço depósito nas Lojas Americanas, aí faço PIX pro Nubank, é mais rápido e prático do que usar boleto.
Aqui eu estou usando para depósito, Bradesco ( caixa eletrônico, depósito imediato). Aí só faço o Pix para Nubank. Não uso boleto mais.