Depositado de cheque

A conta pj podia criar o depósito de cheque por imagem do cheque tipo como o Bradesco e banco do Brasil faz o que acham dessa ideia

Não só a conta PJ, mas PF também… Conheço pessoas aqui que trabalham por conta e recebem em cheque as vezes. O banco inter tem essa opção e eu acho bem top

O Nubank não é banco ainda, A opção de deposito por imagem é restrita para bancos.

O Itau (341) aceita depósito por imagem no aplicativo tambem,

Sofisa (637) e Inter (077) tambem permitem deposito por imagem, mas são bancos

2 curtidas

Cheque é um título em extinção, acho que não faz muito sentido investir tempo e dinheiro numa função que muito em breve será descontinuada.

Cheque é uma Ordem de Pagamento à Vista, com a chegada do PIX, esse título está fadado à extinção total.

9 curtidas

É msm já já entra extinção mas seria bom ter no presente mas no futuro quem sabe .

Exatamente @Vittoria_Cunha e certamente o Nubank não irá implementar nada relacionado à cheques. Faz parte dos valores do roxinho lutar contra a burocracia e principalmente eliminar a papelada. O #PIX vai ajudar muito! :relaxed:

5 curtidas

Mas o Pix não vai extinguir os cheques “bom para”! :rofl:

O que eu já passei de cheque pré-datado e me ferrei, Jesus! Nunca mais! :sweat_smile:

1 curtida

Inclusive essa história de cheque pré-datado é uma invenção brasileira, como você pega um produto cuja a essência é de Ordem de Pagamento à Vista e joga para uma data 30 dias na frente? Mas foi uma prática consagrada pelo uso e essa história de depositar um cheque antes da data marcada é considerando prática abusiva e incide até dano moral (Súmula 370, do STJ: Caracteriza dano moral a apresentação antecipada de cheque pré-datado).

@endydealmeida E meu avô que no auge da sua sapiência emitia um cheque pré-datado, um dia antes da data ele ia resgatar o cheque no comércio e pagava o vendedor a vista. Como tinha pena de rasgar o cheque, ele ia no banco e depositava o dinheiro para ele mesmo. Imagina só, colocava os bancários todos loucos, imaginando que era fraude, que era um golpe novo na praça, pense numa confusão :joy:

2 curtidas

Olha só, não sabia dessa! A lei protege essa maravilhosa invenção brasileira! :rofl:

Meu Deus, que loucura! :rofl:

Uma vez eu passei um cheque pré-datado em uma oficina (pra arrumar o meu Omegão, que só quebrava), aí o cheque voltou porque eu não tinha dinheiro. Quando eu fui pagar a oficina e resgatar o cheque o cara tinha perdido. Pra regularizar tudo eu precisava de uma carta da oficina com um carimbo da mesma, mas o cara não tinha carimbo!

Então eu tive que levar o mecânico pra fazer o bendito carimbo pra poder fazer esse documento pra eu conseguir regularizar a situação! Que rolo meu Deus!

Depois disso rasguei todos os cheques e nunca mais usei! :rofl:

2 curtidas

Misericórdia!! As coisas são criadas com as melhores intenções, mas a burocracia e a falta de conhecimento do usuário tornam o sistema essa bagunça dos infernos. É mais um motivo para que eles estejam entrando em extinção.

2 curtidas

Concordo com a @Vittoria_Cunha, sem contar que esse recurso é muito desprotegido contra golpes principalmente no digital. Cheque é a ferramenta preferida de caloteiros e falsificadores (não estou dizendo que só caloteiro usa, meu pai já usou e sempre foi honesto), já deviam ter acabado com isso a anos, mas entra muita grana para os bancos que vendem as folhas de cheque.

1 curtida

Eu tb acredito que ele será extinto algum dia, mas muito em breve eu acredito que não. Até comentei em um post hoje que tive que fazer um pagamento com cheque em pleno 2020 porque a pessoa não queria aceitar cartão.

Aqui na minha cidade, acredito que por ser uma cidade do interior e ter velhos costumes, o cheque ainda é muito utilizado, infelizmente.

Verdade. O cheque por ser uma ordem de pagamento à vista, o banco não tem obrigação de esperar a data informada no cheque.

Se alguma pessoa passar um cheque para daqui 30 dias e eu depositar hoje, o banco irá tentar compensar o cheque hoje e se não tiver saldo, o cheque irá voltar sem fundo. Se eu insistir e fizer o depósito novamente, o banco poderá incluir o nome do titular da conta no cadastro de emissores de cheque sem fundo.

Mas como a @Vittoria disse, se a pessoa tiver o nome incluído no cadastro de emissores de cheque sem fundo, com o cheque “pré datado” para daqui 30 dias, ela pode me processar por danos morais.

Sua sorte é que você ainda conseguiu resolver. Eu tive o nome negativado por um rolo de cheque assim.

Minha mãe passou um cheque pré em um mini mercado, valor baixo, menos de R$150, só que eu era jovem, 18 para 19 anos, primeira conta em banco, nem sabia o que era cheque direito. Esqueci de deixar o dinheiro na conta.

O cheque caiu e voltou sem fundo. Fui até o banco para realizar o pagamento do cheque, mas o gerente me disse que só retirava a restrição do meu nome se eu levasse o cheque.

Fui atrás do cheque mas o mini mercado tinha passado pra frente. Voltei no banco e perguntei para o gerente quem tinha depositado para eu ir atrás dessa pessoa, mas o gerente não quis me dar essa informação. Informação confidencial de cliente o banco não pode fornecer.

Sem saber quem tinha depositado, não tinha como eu pegar o cheque de volta, não tinha como emitir uma carta de quitação, nada.

A única solução que me deram foi entrar com uma ação e fazer um depósito judicial nesse valor para o banco, mas na época iria ficar absurdamente caro ir atrás de advogado pra isso.

Depois disso acabei desistindo de cheque tb e hoje só utilizo em raras ocasiões mesmo.

Rapaz, que rolo!

Cheque é complicado mesmo. Até cheguei a receber um há uns dois anos atrás na venda de um veículo. Tive que pesquisar na internet pra lembrar como funcionava! :rofl:

2 curtidas