hj de manhã fiz depósito via boleto pela lotérica, e normalmente o assistente de pagamento do nubank mostra no app que Deu certo , porém ainda mostra como se não tivesse pago… eu fui olhar o comprovante de pagamento dado pela lotérica e vi que está escrito logo abaixo
Via do Cliente:
Documento arrecadado em contigencia
o que significa isso? eu devo esperar aparecer e cair na conta?
Pessoalmente eu nunca vi esse tipo de mensagem em um comprovante. Pesquisando no Google, parece que ela está relacionada a uma falha no sistema da lotérica no momento do pagamento.
Caso o valor não seja depositado na sua conta dentro do prazo, sugiro entrar em contato com a lotérica onde você fez o pagamento.
Não sei como se configura isso sobre pagamento de boletos, mas vou usar um exemplo com NF.
Quando uma NF é emitida em contingência, é devido ou a problemas de comunicação entre os canais, e o sistema fica tentando gerar após a emissão.
Então significa que a nota é válida porém ainda não tem valor fiscal.
Acredito que deva ser igual, eles fizeram a operação tudo ok, porém ela não foi realmente finalizada, acontecendo isso na hora que os sistemas normalizarem a comunicação.
Exatamente isso, o sistema da lotérica ou a Internet na hora do pagamento devia estar fora do ar, mas assim que é reestabelecido o envio do pagamento é feito.
Um documento arrecadado em contingência é um pagamento que ocorreu quando houve um problema no sistema informático, o que pode ter inviabilizado a compensação do pagamento.
A contingência é um mecanismo de emissão temporária de documentos fiscais eletrônicos, como a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), quando há problemas técnicos, operacionais ou de comunicação.
A contingência é utilizada quando:
O software emissor não consegue se conectar aos webservices da Sefaz;
O sistema está lento.
Não há conexão de internet.
A nota fiscal em contingência é válida, mas deve ser transmitida à Sefaz no prazo máximo de 30 minutos após a emissão. Caso não seja, a nota fiscal será considerada inválida e o emissor poderá ser penalizado.
Nem todos os estados permitem a emissão de documentos fiscais em contingência.