Sempre assim, quando vocês não têm mais como passar pano, começam com respostas engraçadinhas.
Contribua com a comunidade de clientes e responda às perguntas: o que é alto? O que é atípico?
Sempre assim, quando vocês não têm mais como passar pano, começam com respostas engraçadinhas.
Contribua com a comunidade de clientes e responda às perguntas: o que é alto? O que é atípico?
Na verdade uma boa gama das minhas respostas são engraçadinhas, inclusive agradeço o reconhecimento.
Contribua com a comunidade de clientes e responda às perguntas: o que é alto ? O que é atípico ?
O Nubank já respondeu isso da seguinte forma:
"Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores, como risco da transação, horário, volume, entre outros, que não abrimos por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.
O chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a nossa base de clientes."
Então as movimentações atípicas são até óbvias: movimentações que não são típicas → que estão fora de um “padrão” → padrão este não do indivíduo, mas da coletividade.
O próprio caso narrado pelo autor do tópico, por óbvio, já é um exemplo do que seria uma movimentação atípica…
Se a maioria da base de clientes faz pequenos depósitos (ou depósito nenhum) ao abrir uma conta, os poucos clientes que depositam altos valores considerando o mesmo intervalo de tempo acendem um “alerta”, isto é, ensejam um bloqueio para que o Nubank averigue se a movimentação não representa alguma irregularidade. Não apenas por livre desejo, mas por exigências de órgãos fiscalizadores como o Bacen.
Mencionar os detalhes tornaria tais medidas de segurança irrelevantes. Além disso, não teria muita lógica, pois se trata de algo dinâmico: mudam-se os parâmetros conforme muda-se o comportamento da comunidade (base de clientes).
Se lhe interessa saber mais, pode dar uma lida na Circular 4.001/Bacen.
“Divulga relação de operações e situações que podem configurar indícios de ocorrência dos crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e de financiamento ao terrorismo, previstos na Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, passíveis de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)”
Sim, sei disso, são estes padrões que calibram a IA.
Então ao abrir uma conta o cliente não pode depositar um valor alto, é isso?
Acho que não me lembro de nenhum post, nem nesse tópico nem nos outros trocentos sobre bloqueio de conta, que alguém tenha pedido para exporem as regras. É óbvio que isso seria burrice, pois iria expor a segurança. O que eu estou perguntando, assim como os que tiveram contas bloqueadas por movimentações “atípicas”, é: o que é “atípico”? Maior que a média dos últimos meses? Maior do que a maior movimentação do último mês? Mais de 3 movimentações por dia? Quando eu, como cliente, devo avisar o nubank antes de fazer uma movimentação que ele pode considerar como “atípica”?
Obrigado, mas conheço de trás pra frente, não só essa como várias outras circulares e normas do BACEN. Vale para outras pessoas aqui darem uma olhada.
Manda o currículo pro Bacen então, oras, tá esperando o quê? Vai que eles estão à procura de um “encarregado de movimentações atípicas”. Daí o senhor-sabe-tudo não terá mais dúvidas sobre o que é ou deixa de ser esse negócio de atipicidade que tanto o preocupa.
Isso não seria um cargo no BACEN, e sim no nubank
Não apela não, a discussão estava indo bem… Já notei que as suas respostas aqui na comunidade são sempre estruturadas, ao contrário de alguns outros. Esquece a parte da circular e responda à minha pergunta:
Eu sou cliente do nubank: quando devo avisar a eles antes de fazer uma movimentação que eles podem considerar “atípica”?
Verdade, e você se materializa em todos eles, parece que as palavras “Bloqueio” e “Conta” juntas tem um certo poder de invocação.
Talvez seja porque em nenhum desse tópicos alguém respondeu à pergunta acima. Continuo na busca da resposta, eu sou persistente…
E eu achando que você tinha algum poder paranormal.
Você falando assim até parece uma grande saga avisar sobre algo no chat.
Prevalece aquela máxima do bom senso: melhor prevenir que remediar. Na dúvida, avise no chat. São poucos cliques, não é tão difícil assim e pode prevenir uma dor de cabeça desnecessária
Mas como assim? Já consegue definir um parâmetro com a primeira movimentação Também fiquei curioso do que seria essa movimentação atípica
Sinceramente, já dava pra fechar o tópico.
Concordo, são poucos cliques (desde que eles respondam rápido, o que já é outra história), mas o que vocês estão sugerindo é que qualquer movimentação “atípica” (que eu ainda não sei o que é) eu avise antes no chat?
Então me ajudem: eu tenho hoje fantásticos R$ 0,72 na conta. O cartão de crédito é usado para algumas assinaturas, uns R$ 100,00 por mês.
Pergunto: um amigo meu vai fazer uma transferência no valor de R$ 200,00 para a minha conta. Eu aviso antes no chat?
O fato de você ter 72 centavos hoje não interfere no histórico de movimentações que você teve antes. 200 reais estava dentro do seu padrão de movimentações ou não? É uma situação específica e individual de cada usuário.
De todo modo, eis o que eu faria: se por qualquer razão me sentisse insegura, não ficaria na dúvida, eu avisaria no chat.
Então deixa eu complementar as informações:
Então: um amigo meu vai fazer uma transferência no valor de R$ 200,00 para a minha conta. Eu aviso antes no chat?