[DESCASO] - Conta Bloqueada

Sempre assim, quando vocês não têm mais como passar pano, começam com respostas engraçadinhas.

Contribua com a comunidade de clientes e responda às perguntas: o que é alto? O que é atípico?

1 curtida

Na verdade uma boa gama das minhas respostas são engraçadinhas, inclusive agradeço o reconhecimento. :smiley:

5 curtidas

Contribua com a comunidade de clientes e responda às perguntas: o que é alto ? O que é atípico ?

1 curtida

tenor (2)

3 curtidas

O Nubank já respondeu isso da seguinte forma:

"Nosso modelo realiza bloqueios preventivos baseados em diversos fatores, como risco da transação, horário, volume, entre outros, que não abrimos por motivos de confidencialidade e propriedade industrial, para que pessoas mal intencionadas não se aproveitem dos nossos modelos de análise.

O chamado “padrão” se refere a comportamentos baseados em toda a nossa base de clientes."

Então as movimentações atípicas são até óbvias: movimentações que não são típicas → que estão fora de um “padrão” → padrão este não do indivíduo, mas da coletividade.

O próprio caso narrado pelo autor do tópico, por óbvio, já é um exemplo do que seria uma movimentação atípica…

Se a maioria da base de clientes faz pequenos depósitos (ou depósito nenhum) ao abrir uma conta, os poucos clientes que depositam altos valores considerando o mesmo intervalo de tempo acendem um “alerta”, isto é, ensejam um bloqueio para que o Nubank averigue se a movimentação não representa alguma irregularidade. Não apenas por livre desejo, mas por exigências de órgãos fiscalizadores como o Bacen.

Mencionar os detalhes tornaria tais medidas de segurança irrelevantes. Além disso, não teria muita lógica, pois se trata de algo dinâmico: mudam-se os parâmetros conforme muda-se o comportamento da comunidade (base de clientes).

Se lhe interessa saber mais, pode dar uma lida na Circular 4.001/Bacen.

“Divulga relação de operações e situações que podem configurar indícios de ocorrência dos crimes de ‘lavagem’ ou ocultação de bens, direitos e valores, de que trata a Lei nº 9.613, de 3 de março de 1998, e de financiamento ao terrorismo, previstos na Lei nº 13.260, de 16 de março de 2016, passíveis de comunicação ao Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf)”

1 curtida

Sim, sei disso, são estes padrões que calibram a IA.

Então ao abrir uma conta o cliente não pode depositar um valor alto, é isso? :roll_eyes:

Acho que não me lembro de nenhum post, nem nesse tópico nem nos outros trocentos sobre bloqueio de conta, que alguém tenha pedido para exporem as regras. É óbvio que isso seria burrice, pois iria expor a segurança. O que eu estou perguntando, assim como os que tiveram contas bloqueadas por movimentações “atípicas”, é: o que é “atípico”? Maior que a média dos últimos meses? Maior do que a maior movimentação do último mês? Mais de 3 movimentações por dia? Quando eu, como cliente, devo avisar o nubank antes de fazer uma movimentação que ele pode considerar como “atípica”?

Obrigado, mas conheço de trás pra frente, não só essa como várias outras circulares e normas do BACEN. Vale para outras pessoas aqui darem uma olhada.

1 curtida

Manda o currículo pro Bacen então, oras, tá esperando o quê? Vai que eles estão à procura de um “encarregado de movimentações atípicas”. Daí o senhor-sabe-tudo não terá mais dúvidas sobre o que é ou deixa de ser esse negócio de atipicidade que tanto o preocupa. :man_shrugging:t2:

1 curtida

Isso não seria um cargo no BACEN, e sim no nubank :laughing: :laughing: :laughing:

Não apela não, a discussão estava indo bem… Já notei que as suas respostas aqui na comunidade são sempre estruturadas, ao contrário de alguns outros. Esquece a parte da circular e responda à minha pergunta:

Eu sou cliente do nubank: quando devo avisar a eles antes de fazer uma movimentação que eles podem considerar “atípica”?

1 curtida

Verdade, e você se materializa em todos eles, parece que as palavras “Bloqueio” e “Conta” juntas tem um certo poder de invocação.

5 curtidas

Talvez seja porque em nenhum desse tópicos alguém respondeu à pergunta acima. Continuo na busca da resposta, eu sou persistente…

1 curtida

E eu achando que você tinha algum poder paranormal.

1 curtida

Você falando assim até parece uma grande saga avisar sobre algo no chat.

2 curtidas

Prevalece aquela máxima do bom senso: melhor prevenir que remediar. Na dúvida, avise no chat. São poucos cliques, não é tão difícil assim e pode prevenir uma dor de cabeça desnecessária :wink:

2 curtidas

Mas como assim? Já consegue definir um parâmetro com a primeira movimentação :thinking: Também fiquei curioso do que seria essa movimentação atípica :face_with_raised_eyebrow:

Sinceramente, já dava pra fechar o tópico.

1 curtida

Concordo, são poucos cliques (desde que eles respondam rápido, o que já é outra história), mas o que vocês estão sugerindo é que qualquer movimentação “atípica” (que eu ainda não sei o que é) eu avise antes no chat?

Então me ajudem: eu tenho hoje fantásticos R$ 0,72 na conta. O cartão de crédito é usado para algumas assinaturas, uns R$ 100,00 por mês.

Pergunto: um amigo meu vai fazer uma transferência no valor de R$ 200,00 para a minha conta. Eu aviso antes no chat?

O fato de você ter 72 centavos hoje não interfere no histórico de movimentações que você teve antes. 200 reais estava dentro do seu padrão de movimentações ou não? É uma situação específica e individual de cada usuário.

De todo modo, eis o que eu faria: se por qualquer razão me sentisse insegura, não ficaria na dúvida, eu avisaria no chat.

3 curtidas

Então deixa eu complementar as informações:

  • R$ 0,72 em conta há 6 meses;
  • faturas do cartão de crédito de R$ 96,50 todo mês, pagas pelo boleto da fatura;
  • não tenho mais nenhuma movimentação na conta, portabilidade, nada;

Então: um amigo meu vai fazer uma transferência no valor de R$ 200,00 para a minha conta. Eu aviso antes no chat?