Por que o IOF começou a ser descontado dos meus rendimentos desde agosto, quando anteriormente apenas o Imposto de Renda (IR) era deduzido, considerando que as únicas mudanças nas minhas movimentações financeiras foram a compra de criptomoedas e a aplicação de parte do dinheiro em um produto que rende 106% do CDI? Pode ser devido a essas novas atividades?
Você fez uma aplicação.
Cada nova aplicação em CDB, RDB, etc, tem cobrança decrescente (Tabela Regressiva), de IR e IOF.
@laetemn Boa noite,
Então, mas eu sempre depositei mensalmente na conta e nunca teve esse IOF. Só esse mês que coloquei no porquinho que apareceu.
Então, renda fixa tem IOF para resgates ou não antes dos 30 dias e Imposto de renda. Até mesmo esse de 106% do CDI.
Agora, criptomoeda se você comprou fora do Nubank, tipo utilizou uma Wallet ou corretora estrangeira, via Moonpay, vem IOF na compra.
Antes quando recebi os Nucoins, estava vindo com IOF junto no extrato do cartão. Mas, não tinha como printar na época, fico elas por elas.
Só que hoje o IOF vem separado. Dessa forma como IOF é um “imposto”, ele não contabiliza na soma de Nucoin.
Na dúvida, olha a fatura detalhada do cartão de crédito.
O IOF depende das suas movimentações na conta.
Veja a tabela:
Como você disse que faz depósitos mensais, provavelmente quando você usava algum valor, ele já estava isento de IOF por ter passado mais de 30 dias, e agora está cobrando porque você usou algum que estava dentro desse período.
Essa informação está errada!
Aplicações como CDB, RDB, TPFs e outras que você consiga resgatar o valor aplicado em menos de 30 dias, você paga IOF sim.
Veja a tabela acima.
@Lucas.R Ainda não entendi. Eu comprei Nucoins pelo Nubank e guardei no porquinho. Será que foi isso que gerou IOF?
O @soares.jm já te respondeu certinho Desconto de IOF nos Rendimentos - #6 por marcosjesuino
@vllandeiro @soares.jm Mas em setembro também está mostrando IOF nos rendimentos sendo que não usei nada em setembro
E verdade, tinha me esquecido desse detalhe… Mas, o IOF incide no rendimento, resgatando ou não durante os 30 dias.
Agora tu falou direito.
No rendimento tem IOF nos 30 primeiros dias. Resgatando ou não o valor aplicado.
E normal em renda fixa o IOF de primeiro depósito.
Não sei se lembra do Nubank, quando o rendimento nos 100% CDI na conta, já mostrava o desconto do IOF no depósito.
Hoje, a modalidade funciona pouco diferente, onde você não “desconta” o IOF por 30 dias no primeiro depósito, mas recebe o rendimento inteiro no mesmo dia do próximo mês.
Então @MarconiCop, como você disse que aplicou nos 106% do CDI terá IOF sobre os rendimentos nos primeiros 30 dias. Capiti.
@Lucas.R Então o IOF que estou vendo é por causa do porquinho (dinheiro guardado)? Pois eu sempre depositei normal e nunca apareceu nada.
Então, se você guardou lá no dinheiro guardado, por lá tem 2 opções, no momento:
-
A qualquer momento: Não tem o IOF, pois o depósito é o mesmo do saldo em conta, a única diferença é que separa somente o valor da conta. Ou seja, rende em 100% do CDI
-
Resgate Planejado: Tem IOF, pois se trata de um RDB pós fixado com opções de 106%, 108%, e etc… E pra aplicar nessas opções, seria como se fosse um novo depósito e por isso tem IOF.
Esse IOF é o que será cobrado se vc retirar o dinheiro antes de 30 dias. Depois de 30 dias do depósito, você verá que esse IOF vai sumir. Se vc retirar o dinheiro com menos de 30 dias ele não rende nada. E cada vez que vc retira dinheiro, o saque é feito sobre os depositos mais antigos. Pq exemplo, se 5 meses atras vc depositou 1000, hoje ele está rendendo normalmente. Ai hoje vc deposita mais 1000, mas amanhã vc resgata os 1000, os 1000 reagatados são aqueles 1000 de 5 meses atrás. Se vc vai resgatar o dinheiro com menos de 30 dias, nunca guarde ele na caixinha, pois pode prejudicar muito seus rendimentos, dado que os saques sao feitos sobre os depositos mais antigos (que sao os que ja incidem menos imposto).
Dá uma estudada no funcionamento do Dinheiro guardado e das caixinhas
@Lucas.R @vllandeiro Então ele está aparecendo por causa do dinheiro guardado no porquinho? Pois hoje já apareceu “ressacimento de IOF”
Ressarcimento de IOF, tinha isso para o Saldo da conta/dinheiro guardado (a qualquer momento) pra depositos antigos.
Sera que tu tem dinheiro guardado, desde a mudança da modalidade de rendimento da Conta do Nubank?
Pois, só recordo de ressarcimento de IOF para quando o rendimento do dinheiro na conta do Nubank, ainda era na modalidade antiga. Tinha essa parada de ressarcimento…
De qualquer forma, agora vou recomendar que voce entre em contato com o Nubank… Aqui nao consigo fazer mais nada a nao ser especular uma resposta dentro do conhecimento que tenho do assunto.
A conta na tela inicial e o porquinho me parece que sao as mesmas cobrancas.
Se tu por mais dinheiro em algum deles ,ou no de 3,6 meses,cobra iof,
Mas o iof eles vao te devolvendo se guardar por 30 dias ou mais
No 31 dia ,ja para de marcar o iof no seu histórico, ai so quando vc guardar outro valor ,contara novamente iof