Desconto de IOF

Bom dia! Sou novo usuário da nubank e iniciai na plataforma para ter uma melhor experiência que a poupança em termos de rendimento.

Observei que nos últimos dias todo o rendimento que tive mais de 90% do valor está sendo descontado o IOF.

Estou preocupado pois preciso utilizar meu dinheiro diariamente para pagamento de PIX, em torno de 50 reais diários vou movimentar na conta em termos de pagamento.

Minha dúvida é, esta minha movimentação irá implicar em cobrança de iof durante todos os meses em que movimentar a conta corrente? Ou este descontou e por ser uma conta nova e ter efetuado um depósito alto?

2 curtidas

Em toda conta com rendimentos, haverá a incidência de IOF, que é um imposto regressivo, ou seja, quanto mais tempo seu dinheiro fica depositado sem movimentação, menor será a alíquota aplicada. Ao final de 30 dias da data do depósito, o IOF será equivalente a 0%, ou seja, não haverá mais descontos.

Você pode continuar movimentando valores diariamente, pois os descontos do IOF incidem sobre o que rendeu, ou seja, o valor principal que foi depositado nunca será afetado por esses descontos.

Exemplo: se você tinha 100 reais, que depois de alguns dias virou 110 e você precisou transferir ou sacar esse dinheiro, a alíquota do IOF incidirá sobre 10, nunca sobre o valor total de 110.

https://blog.nubank.com.br/qual-valor-do-iof/

https://blog.nubank.com.br/ir-iof-conta-nubank/

19 curtidas

Entao no caso, nos próximos meses não terá desconto do iof? Vou pagar iof em toda movimentação que realizar de pagamento? Por exemplo hoje vou realizar um pix de 50 reais, sempre terá iof neste valor? Desculpa minha ignorância e que não conheço bem o assunto… Obrigado pela disponibilidade e retorno rápido.

2 curtidas

Sempre haverá desconto de quando houver movimentação de valores em menos de 30 dias. Digamos que você transfira seu salário para a conta no dia 01 de Outubro. Qualquer movimentação que você fizer até 31 de Outubro terá algum desconto a título de IOF, sendo a porcentagem menor quanto mais dias esse dinheiro ficar parado.

Se você fizer sucessivos depósitos na conta, a data final se altera para cada um desses individualmente. O depósito 01 feito no dia 10/10 vai zerar a alíquota em 10/11, enquanto que o depósito 02 feito no dia 12/10 vai zerar a alíquota em 12/11, e assim sucessivamente, compreendeu?

12 curtidas

Essa é uma preocupação que não faz sentido ter, pois, na poupança é como se o IOF fosse de 100% do rendimento a cada movimentação antes da data de aniversário. Ou seja, a escolha é entre ter algum rendimento pagando IOF, ou não ter rendimento algum.

11 curtidas

Compreendi. Então a melhor opção para meu caso seria deixar o dinheiro de pagamento na minha poupança e o dinheiro que quero rentabilizar no nubank? Para não ter IOF sobre os valores movimentados? Ou não faz sentido? Como vou movimentar 50 reais todos os dias, não sei se irá prejudicar no meu rendimento ao final do mês em termos de redução do IOF.

O que me indicaria a fazer? Manter um parcial na poupança para pagamentos mensais ou manter tudo na conta corrente da nubank?

1 curtida

Entendi, eu sou muito ignorando em termos de aplicação e rendimento, estou muito confuso.

2 curtidas

Pode deixar tudo no Nubank. Esse desconto do IOF é só sobre o rendimento.

Imagina que você depositou 100 reais no dia 1 e, para fins de exemplo, ele rendeu 1 real até agora. Se você sacar esses 100 reais no dia 15, será cobrado 50% de IOF. Ou seja, você vai sacar seus 100 reais (você não perdeu nada), mas só vai receber 50 centavos de rendimento.

Então observe que você não perdeu nada. Só ganhou um pouco menos.

Como o @LuckPass comentou, na poupança você ganharia zero. É melhor ganhar pouco do que não ganhar nada, haha.

10 curtidas

Obrigado!!

1 curtida

Nem poupança nem a NuConta são indicadas para rentabilizar seu patrimônio, servem apenas para reserva financeira e despesas cotidianas.
Para obter rentabilidade de fato, você deve definir o objetivo e prazo e escolher a aplicação adequada a esses fatores.

Esse post já é antigo mas os conceitos ainda são válidos, basta atualizar as taxas:

6 curtidas

Depende muito da sua organização financeira. Eu recebo meu salário pelo Banco do Brasil, pago meus boletos por lá, deixo em torno de 200 reais apenas para casos de emergência e o excedente eu transfiro para o Nubank/NuInvest.

Mas como disseram, mesmo com os descontos de IOF, lá seu dinheiro rende alguma coisa todos os dias, enquanto na poupança seu dinheiro só rende quando faz mêsversário, ou seja, 30 dias após o depósito.

5 curtidas

Não deixe na poupança, é total perda de tempo e sem futuro.

4 curtidas