Descubra a Ordem Perfeita: Arroz por Baixo, Feijão por Cima!

Hoje eu trouxe um tema que pode parecer simples, mas tenho certeza que vai gerar um bom debate: a forma “correta” de servir feijão e arroz. Será que existe mesmo uma ordem universal que devemos seguir? Vamos conversar sobre isso!

Em nosso querido Brasil, a dupla arroz e feijão é quase uma instituição nacional. Mas, aqui entre nós, você já parou para pensar sobre qual vai por cima? Se ainda não, eu te digo: a tradição diz que o feijão deve sempre cobrir o arroz. Mas por quê? A resposta está na física e na gastronomia!

O feijão, com sua consistência mais líquida e coloidal, tende a se espalhar pelo prato. Já o arroz, firme e absorvente, funciona como uma verdadeira esponja gourmet, capturando todo o sabor do nosso amado feijão. Isso não só mantém seu prato esteticamente agradável, mas também maximiza o prazer em cada garfada, garantindo a perfeita união dos sabores.

Mas e aí, como você prefere? Será que essa regra é absoluta ou você é do time que gosta de inovar e colocar o arroz por cima, desafiando a gravidade e as convenções? Ou talvez você misture tudo antes de comer?

Participe da discussão! Deixe seu comentário abaixo e vamos ver quem mais compartilha dessa opinião ou quem tem outros métodos criativos para montar o prato. E não esqueça, o mais importante é que esteja gostoso! :fork_and_knife: :plate_with_cutlery:

Espero suas respostas e voto, e que a batalha do arroz e feijão comece!

  • Feijão por Baixo
  • Feijão por Cima
  • Feijão do Lado
0 votantes
24 curtidas

Não tenho uma preferência seja por cima por baixo ou até de lado, dizer que nem o @Lucas.R diz: vai tudo pro mesmo lugar, então a ordem é mera estética :rofl:

18 curtidas

Eu prefiro colocar o feijão por cima do arroz. Nada contra quem gosta de por embaixo.

15 curtidas

:rofl:

Eu tenho o hábito de colocar o feijão por cima do arroz, mas não é uma regra rígida.

Houve uma época em que eu me incomodava com o feijão por baixo, a ponto de causar certa confusão nas filas dos buffets em que a gente chegava ao feijão antes de chegar ao arroz. A confusão se fazia devido a eu avançar para pegar o arroz primeiro, e depois retroceder para pegar o feijão. :person_facepalming:

Hoje em dia, nessas situações de “ordem trocada” no buffet, eu já pego o feijão mesmo; o único cuidado que tomo é deixar escorrer o caldinho para minimizar os tais efeitos da gravidade. Voilà, sem fazer confusão na fila. :smiling_face:

Nessa discussão, a questão da ordem, se um vai por cima ou por baixo, se vai tudo misturado, se vai do ladinho… nada disso importa. O importante mesmo é comer com farofa. :yum:

17 curtidas

Em todo restaurante do tipo bufê o feijão está depois do arroz, acho que está na cara qual é a sequência correta de se servir né :man_shrugging:t4:, mas se ainda há dúvida basta seguir a ordem alfabética. :grin:

16 curtidas

Nunca fui em um restaurante em que o feijão venha antes do arroz, na verdade sempre o vejo entre o arroz e as guarnições, quem sabe como muitas coisas nesse país isso também esteja ligado a algo cultural de cada local.

13 curtidas

Desfrutar de uma refeição com o feijão por cima do arroz não é apenas uma questão de tradição, mas também de sabedoria gastronômica. Ao colocar o feijão sobre o arroz, permitimos que os sucos e temperos do feijão permeiem cada grão, resultando em uma harmonia de sabores que eleva a experiência culinária. Essa técnica não só ressalta as texturas individuais, mas também realça a união perfeita entre o arroz e o feijão, tornando cada garfada uma celebração de deliciosos matizes.

19 curtidas

Isso não pode faltar! Nesse cenário quando coloco uma boa farofa, deixo separado cada um no seu canto, nada de um em baixo ou em cima, fica um do lado do outro com a carne junto. :drooling_face::heart_eyes:

13 curtidas

O segredo é: Não existe segredo

Existe uma diferença por região…

No Tocantins mesmo, no cerradão (afastado km da cidade) os mais antigos temperam o feijão e não temperam o arroz. Com isso, a escolha para misturar bem e dar um sabor equilibrado e o feijão com arroz

No Goiás, raramente é feijão e arroz, sempre tem galinhada com feijão com carne/bacon. O mais simples e tradicional é o feijão na banha e o arroz feito na banha… Aí papai, não tem o que escolher!

Por fim, a minha preferência é o que vier primeiro :joy::joy:. O gordinho nunca escolhe o prato, e o prato que escolhe o gordinho…

Vem ne mim! :yum:

13 curtidas

É verdade esse bilhete! :drooling_face:

14 curtidas

É profissional! :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap:

14 curtidas

Que isso, Thiago! Está fazendo roteiro de filme agora? Me senti em uma imersão sobre um filme gastronômico. :joy:

12 curtidas

Boa @FernandoLacerda :joy: Concordo 100%

Eu sou esse aqui @ClaudioSilvaDigital

Se for servido separado, não tem jeito…
misturo tudoooo e ainda com farinha kkkkk
image

14 curtidas

Meu amigo @ClaudioSilvaDigital , concordo com você e com os demais colegas que o mais importante é comer, mas, antes disso, é questão de honra, de costume, de hábito e tudo mais:

Arroz por baixo e feijão por cima! :purple_heart:

Pessoas que preferem feijão por baixo não merecem ser Ultravioleta. :face_with_peeking_eye:

12 curtidas

Lado bom de ter aderido um lado que todos as formas são boas é que está a salvo disso, comecei a experimentar há alguns meses e por hora tá tudo tranquilo. :joy:

11 curtidas

Seja feijão por cima ou por baixo, importante é fazer uma belíssima refeição!

10 curtidas

Como dizem, o famoso prato de pedreiro! :heart_hands:

9 curtidas

Vixi…

Meu conterrâneo, virou o autor do livro top seller 3 anos consecutivos no Chat GPT. :joy::joy:

Eu sei que você prefere assim:

11 curtidas

Feijão por baixo fica mais gostoso. :sweat_smile::handshake:

8 curtidas

Aí vem a parte 2 do roteiro cheio de emoções proporcionando uma variedade de sabores que não se repete, @ThiagoMoura :point_down:t4:

Comer feijão com arroz por cima, por baixo ou do lado é uma escolha excelente porque essa combinação oferece uma variedade de texturas e sabores em cada garfada. Além disso, é uma refeição nutritiva e equilibrada, proporcionando uma experiência gastronômica satisfatória. Ao servir o feijão por cima do arroz, ele adiciona uma camada de sabor intenso e uma textura aveludada que se mistura perfeitamente com o arroz. Por baixo, o feijão atua como uma base sólida, absorvendo os sucos e aromas do prato, garantindo uma harmonia de sabores desde a primeira até a última colherada. E ao lado do arroz, o feijão complementa cada garfada, proporcionando uma experiência gastronômica completa e satisfatória. (Créditos: IA)

11 curtidas