Oi, comunidade
Assim como muitas crianças nas décadas de 1980 e 1990, eu cresci assistindo desenhos animados na TV. Alguns dos que mais gostava de assistir eram He-Man, ThunderCats, Caverna do Dragão, Looney Tunes, Ducktales, Capitão Planeta, Pica-Pau, Tom & Jerry, Jetsons, Flintstones e Simpsons.
Aqui vou citar dois exemplos de desenhos que gostava muito e que me ensinaram boas lições sobre dinheiro e me ajudaram a não gastar toda a minha mesada.
DuckTales
Um dos personagens da Disney que me ensinou bastante sobre dinheiro foi o Tio Patinhas em DuckTales. Quem lembra da música de introdução de DuckTales? Pura nostalgia!
Tio Patinhas construiu a sua fortuna começando do nada. A história do personagem mostrava a importância do trabalho duro, de guardar dinheiro e do investimento inteligente. O Tio Patinhas ganhou sua primeira moeda quando era ainda um jovem pato, trabalhando arduamente como engraxate.
Lição: Aprendi a importância de poupar dinheiro, saber investir e trabalhar duro.
The Simpsons
Já os Simpsons ensinam tudo ao contrário. Há todo tipo de práticas erradas sobre finanças. Em um episódio, Homer coloca o dinheiro da faculdade de Lisa em um site de pôquer, por não confiar em bancos. Em outro episódio, Bart escolhe ganhar um elefante ao invés de 10 mil dólares. Em resumo, não faça nada que o Homer faz com o dinheiro.
Lição: Aprendi que boas ou más decisões envolvendo o dinheiro sempre tem consequências, como o endividamento excessivo, por exemplo.
A Disney sai na frente quando o assunto é ensinar boas lições em desenhos animados.
Veja alguns personagens da Disney que ensinam lições sobre dinheiro, carreira e empreendedorismo.
Já estão ansiosos para assistir ao curta metragem Não é um monstro, apresentado pelo Nubank Ultravioleta e desenvolvido pela Disney? Enquanto o lançamento não chega, assista ao trailer fofíssimo da animação.