Devolução de pix - golpe

Fiz um pix de uma conta inter, para uma conta nubank, mas a pessoa me deu o golpe, tenho print de tudo, é possivel pedir devolução?

Olha leticia primeira coisa é tentar falar com a pessoa, se é golpe mesmo o ideal seria abrir um boletim de ocorrencia.

da uma lida nessa pagina do nubank, as vezes tem algo que possa te ajudar.

mas fazer o B.O é fundamental nesse caso

10 curtidas

Boa tarde, estou com esse problema, fui vitima de golpe de uma conta do NuBank, para a minha, porém após realizar b.o, e todo o procedimento, recebi alguns e-mails, e não vou ter meu dinheiro devolvido … Pois eles informam que a conta do golpista não tem dinheiro, mas isso é obvio. Enfim não tem o que fazer … Decepcionado com a tratativa do banco sobre a situação …

bem vindo a comunidade @lealleal

Se o banco não tem como bloquear o dinheiro na conta da pessoa, já que não existe dinheiro,
não tem muito o que o banco possa fazer.

Você alertou o SAC do nubank na hora que percebeu ? isso tem que ser rapido e eles vão tentar bloquear o dinheiro, mas se não conseguir dificulta muito a recuperação.

Isso é para todos os banco.

Agora se for um loja/empresa e não uma conta laranja, você talvez consiga o bloqueio de todas as contas, ai sim conseguiria reaver o dinheiro.

2 curtidas

Realmente é frustante essa situação. Ja passei por isso e é algo bem chato mesmo. Mas o que deixo são apenas algumas dicas para evitar isso no futuro por outros usuarios.

Não quero que ninguem passe por essa situação

  • Evite clicar em links para fazer uma transferência;
  • Caso precise receber o Pix de uma pessoa desconhecida, envie uma chave aleatória. Use seu CPF ou dados pessoais apenas para pessoas que você conhece;
  • Nunca faça uma transferência, nem realize pagamentos de emergência sem antes ligar para a pessoa que vai receber o dinheiro (sem usar a ligação do WhatsApp), e confirmar a sua real identidade;
  • Procure duvidar mais das informações compartilhadas na internet, principalmente, quando se tratar de supostas promoções, brindes, descontos ou propostas boas demais para serem verdade. Os links podem sem falsos ou terem links maliciosos;
  • Restrinja a visualização do seu perfil nas redes sociais apenas para pessoas conhecidas e oculte sua foto do WhatsApp (há uma opção para que apenas seus contatos vejam a foto). Para isso, vá nas configurações do aplicativo, selecione “conta” e depois “privacidade”. Em “foto do perfil”, selecione a opção “meus contatos”;
  • Desconfie de todos os links compartilhados via troca de mensagens e redes sociais;
5 curtidas

Essa questão dos golpes o criminoso trabalha com engenharia social, na maioria das vezes ele tenta explorar o senso de urgência para que a pessoa não faça as devidas averiguações, se você costuma emprestar dinheiro para os outros, combine com essas pessoas algum jeito de comprovar que de fato são elas.
Em questão de promoções ou venda de alguma coisa, desconfie de preços fora da realidade, não deixe a ganância falar mais alto, também lojas que só oferecem uma forma de pagamento, já é algo a se suspeitar.
Mantenha-se sempre informado sobre golpes para saber as técnicas dos golpistas!

2 curtidas

Boa tarde, Cristiano… você conseguiu resolver seu problema?