Dia da Árvore 2022

Bom dia comunidade!

O Dia da Árvore é comemorado hoje, 21 de Setembro. Esta data foi escolhida por anteceder o início da primavera no Hemisfério Sul que, dependendo do ano, pode ocorrer entre os dias 22 e 23 de setembro.

O objetivo desta data comemorativa é conscientizar sobre a importância da preservação das árvores e das florestas, incentivando a proteção do meio ambiente com atitudes que trazem benefícios à natureza. Importante, né?

Como surgiu o dia da árvore?

Tudo começou em 10 de abril de 1872, quando um jornalista decidiu plantar muitas árvores onde vivia, em Nebraska, nos Estados Unidos. O “Day Arbor” foi um marco para conscientização sobre o impacto gerado pela remoção de árvores na natureza, e como isso afetaria a vida a longo prazo.

No Brasil, apesar de ainda ser comemorado, o Dia da Árvore foi substituído pela Festa Anual das Árvores. Em função do clima, ela é comemorada durante a última semana de março nos estados do Norte e do Nordeste, e na semana do dia 21 de setembro nos estados do Centro-Oeste, Sul e Sudeste. Porém mesmo com esta mudança, o Dia da Árvore, em setembro, ainda é lembrado nas escolas e na mídia.

No dia 21 de março é comemorado o Dia Internacional das Florestas e da Árvore, que tem o mesmo propósito do Dia da Árvore, mas está associado à chegada da primavera no Hemisfério Norte.

Chegamos ao final de mais um post, mas não se desespere. Compartilhe com a gente fotos da árvore/planta que mais te cativa.

33 curtidas

Valeu pelo tópico @Alexandre_Niess parabéns! :clap:t5: :clap:t5:

Eu gosto muito de Ipê, ainda mais se for roxinho :stuck_out_tongue_winking_eye: :crazy_face: :joy: :rofl:

19 curtidas

Tirei uma foto bem massa de um Ipê florido esses dias também:

20220919_142504

20 curtidas

Ótimo tópico, e importante, afinal: Jesus é o jardineiro e

Falando em dia da árvore lembrei de um causo, de quando eu era pequeno…
Visitando os parentes de minas, me chamaram pra trepar na árvore, e, aqui em São Paulo a gente sobe nas árvores. Fiquei sem entender o que queriam dizer 🤣 e não foi no sentido de maldade, pq criança não tem disso.


A planta, seriam cactos, mas em repeito às árvores, segue esse ipê amarelo ao fundo, um dos símbolos de Ibiúna, ele cresce pelos campos, e por alguma ironia, floresce em setembro, amarelo
:yellow_heart:

Ainda falando de ipê, em Maringá tem uma avenida só deles, mas do roxo ou rosa. Quero ir um dia conhecer, mas na época da florada
images (1)

De bônus, eu trepado na árvore

18 curtidas

Lindão também este Ipê

13 curtidas


Também sou muito fã de Ipês!

Mas confesso que nossos xodós são as parreiras de uva que temos aqui em casa :star_struck:

21 curtidas

Aaaaaaaaaa,que MARAVILHA! Amo demais a natureza e que ela nos proporciona! S0u muito suspeita para falar… viver cercado de árvores frondosas,natureza e animais Nao tem preço.

Ps: fotos de algumas árvores que me cercam! A outra é árvore que fica quase enfrente ao portão principal.

PARABÉNS a todas e queridas árvores pertencentes a mãe terra . Gratidão por existirem ! Amo vocês!

16 curtidas

Árvore (que eu não sei a espécie) em contraste com esse lindo por do sol.

14 curtidas

meu pequeno conjunto em fase de crescimento :grin:

12 curtidas

Aeeeeee @Alexandre_Niess, amo Árvores. O que seria de nós se não fossem elas não é? Desde o começo da humanidade as árvores ja fazem parte de nossas vidas. E como elas embelezam um lugar!

Esses dias fazendo uma caminhada aqui na minha cidade, me deparei com essa bela paisagem, logo tirei uma foto. Ta lá belos COQUEIROS embelezando o olhar.
:point_down::point_down::point_down:

As árvores não só servem para nós admirarmos, como tambem serve-nos de alimento. Como eu gostava de subir num pé de MANGA e de la de cima mesmo sentir o sabor, descia com a boca toda melada de manga. Kkkkk. :point_down::point_down::point_down::point_down::point_down:
images (13)

12 curtidas

Nesta época de primavera certamente os ipês são os mais lindos, mas árvore boa é aquela que dá para subir :joy::joy:

13 curtidas

Parabenizar pelo lindo tópico! :purple_heart::blush:

A árvore de pinha é uma das que mais me cativa, porque foi eu que plantei quando tinha 8 anos e até hoje ela da frutos, na época eu não tinha noção de quase nada, mas eu gostava de pegar as sementes das frutas e sair plantando pelo quintal de casa, foi assim que ela surgiu e anos depois ainda tenho ela, também tenho um cacto que cuido desde que tinha 12 anos, mas nesse caso vi o cacto em casa e me apropriei pra cuidar. (Diz minha mãe) :rofl:

A árvore tá pequena porque foi cortada recentemente devido ao tamanho, mas ela já está voltando a sua incrível beleza. :smiling_face_with_tear::star_struck:

12 curtidas

image

7 curtidas

Já tivemos muita fotos ótimas, mas essa aqui ganhou em carisma.

13 curtidas

Que post delícia. Fui até o rolo da câmera resgatar cliques recentes! :green_heart:

15 curtidas

Ótimo tópico, Alê! As árvores além de lindas, são bastante importantes para nós, até quando tá naqueles dias quentes, a sombra dela é indispensável kkkkkkkkkk ótimo topico!!

Desde pequeno eu sou amarradão nos ipês.

Vou usar a sua porque não tô conseguindo enviar a minha. kkkkkkkkk

12 curtidas

Falou tudo!

A paineira é linda, mas de que adianta, se é cheia de espinhos?

Já pensei logo na araucária, essa pinha é aquela que chamam por atemoia, ou fruta do conde?
Comecei assim, plantando sementinha de limão, me apropriando dos cactos e suculentas de casa, e hoje na minha casa, o que não falta são plantas, mesmo sendo um AP.

Cuidado isso vicia :rofl:
E não tem mais volta

9 curtidas

Essa mesma! Não conhecia por esse nome, mas pesquisei aqui.

Te entendo! Tem um pé de limão aqui desde criança, mas não tá passando por uma época muito boa, igual os cactos, então não bati foto, mas cuidar é até que tranquilizantes. :pensive:

Põe vício, se deixar levar vira uma floresta! :joy:
Os seus cactos são bonitos demais, sabe me dizer como se chama esses compridos? Acho muito bonito, mas nunca encontro.

8 curtidas

Valew, agora tbm não estão em um bom momento. Qual deles?

9 curtidas

O primeiro do topo que parece ter 4 juntos ao redor. :blush:

7 curtidas