Olá, NuCommunity! Tudo bem?
No assunto de hoje, vamos falar sobre uma pauta importantíssima para quem usa internet no dia a dia ou tem filhos que a usam com frequência. É necessário tomar cuidado e sempre observar aonde está navegando, tendo em vista o perigo que a internet pode proporcionar se não usar de forma segura.
Por isso, hoje vamos comentar sobre o Dia da Internet Segura.
Qual a origem?
Desde então, o dia tem sido celebrado anualmente como uma oportunidade para reforçar a importância de manter a Internet segura e protegida, tanto para indivíduos quanto para empresas e governos. A celebração inclui atividades como campanhas de conscientização, palestras e treinamentos sobre segurança cibernética.
Como se proteger?
Não tem como ficar preparado para tudo, mas é importante ter uma noção básica e sempre ficar antenado a novas tentativas de golpes. Por isso, separei algumas dicas do site Catho para que possam ajudar. Fiquem à vontade para também compartilhar dicas que utilizam no dia a dia para se manterem devidamente protegidos.
1. Encaminhe informações apenas por meio de protocolos seguros;
Nunca envie dados por meio de protocolos sem criptografia (texto cifrado em códigos), os atacantes podem capturar as informações e roubar suas credenciais.
2. Não salve suas senhas no navegador
O recurso de salvar senhas no browser é muito conveniente, não é!? Porém, criminosos podem ter acesso à sua máquina e extrair as senhas salvas facilmente. Uma boa prática é utilizar um cofre de senhas (preferencialmente de forma offline). Assim, suas diferentes senhas ficam salvas em um local centralizado, bastando apenas que você se lembre da senha mestre.
3. Navegue apenas em sites seguros;
Ao entrar em um site, verifique se possuem cadeado verde. Isso significa que sua comunicação com ele é realizada de forma segura. Mas, vale ressaltar que até mesmo endereços maliciosos podem utilizar essa verificação.
Para diminuir os riscos de acessá-los, busque saber se esse site há denúncias em plataformas que conseguem identificar possíveis ameaças. De qualquer forma, só clique nas URLs que você já conhece.
4. Verifique os links que você acessa;
Não é difícil recebermos em uma conversa ou e-mail links que nos levam para outras páginas, mas tome cuidado para não baixar coisas inapropriadas e perigosas ou ser levado para navegar em um site não protegido.
Atualmente, há os encurtadores de URLs, que facilitam na diminuição na nomenclatura dos links. Muitos desses atacantes podem se aproveitar dessas ferramentas para redirecionar usuários a sites maliciosos, já que ao diminuir, fica mais difícil identificar para onde vamos.
5. Utilize a VPN ao acessar o Wi-Fi.
Ao se conectar a uma rede wi-fi, lembre-se de se logar a VPN. Esse processo é um grande aliado na sua segurança e privacidade, impedindo ataques e até análise do seu tráfego.
E você, como se protege?
Ficar antenado às últimas notícias é sempre importante para ficar atualizado e garantir maior segurança. Na comunidade, por exemplo, fazemos a nossa parte e sempre que surge algum golpe novo ou fraude, alguém da comunidade compartilha nesse tópico (clique) e assim ajudamos a construir um espaço cada vez mais seguro.
Crédito: Gostaria de agradecer ao meu amigo @ranielreis que me auxiliou prontamente em todo processo de elaboração deste tópico.