Dia da Literatura Brasileira

Oie, pessoal! Tudo bem por aí?

Segunda-feira será um dia muito especial, porque, além desse feriado perfeito para começar a semana, também é o dia da Literatura Brasileira!

booksbella

A data é comemorada no dia 01 de maio em homenagem ao aniversário do grande escritor José de Alencar (1829), responsável pela criação de obras incríveis como Iracema, meu favorito. Você já leu algum livro do autor? Qual o seu favorito?

Além do aniversariante especial, a data procura promover a literatura brasileira em todas as suas formas e nos fazer refletir sobre a história e seus autores clássicos. Temos muita sorte de ter tanta variedade de obras, e essas são as minhas recomendações que vocês precisam ler:

  • Dom Casmurro - Machado de Assis. Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? :eyes:
  • A hora da estrela - Clarice Lispector
  • O Cortiço - Aluísio Azevedo

E mais uma infinidade de títulos!

Não sei vocês, mas eu sempre amei livros, e sebos são meus lugares favoritos. Nada como passar horas e horas passeando e folheando livros antigos, admirando aqueles de capa dura (acho chique demais).

livrose

Então, se forem passar em uma livraria ou sebo, me chamem! :smile:

Além disso, eu queria deixar uma recomendação para vocês: A conversa sensacional entre Emicida e o autor Sergio Vaz, um dos maiores nomes da literatura periférica do Brasil, no podcast Chamaê. O podcast saiu já faz um tempo, mas não me canso de revisitar essa conversa maravilhosa. Inclusive, tem uma página só deles lá no blog do Nu. Vale a pena conferir!

Bom, agora eu vou pegar meu cafezinho e um livro para aproveitar o fim de semana prolongado. :books::purple_heart:

Comente aqui, qual livro da literatura brasileira não pode faltar na sua estante?

34 curtidas

opa, dia de exaltar nossos escritores então!
já li os três e o que mais gostei foi o cortiço. algumas obras ja cairam no domínio público e podem ser baixadas aqui: http://www.dominiopublico.gov.br/
Não tem como falar de literatura brasileira e não falar de Monteiro Lobato, as aventuras do Sítio, que apresenta um universo infinito do folclore brasileiro e muito mais.

12 curtidas

Eu amo! Cresci lendo e relendo as edições bem antigas dos livros dele, não sei se você já viu:

image

Eu era obcecada pelas ilustrações. :heart_eyes:

13 curtidas

eu lia muito da biblioteca da escolinha, mas dessa coleção não li ainda, fora a leitura tinha a "novela’ que passava na Globo todas aas manhãs e que eu maratonava nas férias escolares.

10 curtidas

Oi !!! São muitos para citar mas, de memória (afetiva), ai vão sem nenhuma ordem específica:

  1. O Escaravelho do :imp:
    esc

  2. O Alienista
    Screenshot 2023-04-28 16.37.39

  3. O Grande Mentecapto (esse é muito engraçado)

10 curtidas

Mandou muito no tópico @LetsM! Não sabia o dia específico dedicado a literatura brasileira. Tantos escritores(as) incríveis.

Reinações de Narizinho é um clássico, lembrei de um que tem na casa dos meus pais:

As ilustrações desse são mais sóbrias, mas continuam com seu charme.

8 curtidas

Oi!
Aí vai minha indicação! O @anon30102627 já mencionou e eu queria reforçar: O Alienista do Machado de Assis é um daqueles livros curtos com uma reviravolta que você não quer que acabe. É simplesmente incrível. Não sei como dizer isso de maneira tão enfática.
Abçs!

3 curtidas

“Ecsato” ! É daqueles livros que “tínhamos” que ler para a escola, daí vamos mergulhando nele e não queremos que acabe nunca…

4 curtidas

Gosto de O cortiço - Aluísio de Azevedo. Grata! Pelo conteúdo sobre Sergio Vaz, vou pesquisar.

3 curtidas

Nunca vi essa edição, mas já tô interessada hahaha

3 curtidas

Meu tipo de livro favorito! Quando você percebe já leu tudo em poucas horas e quer mais. :heart_eyes:

3 curtidas

Ja li esse escaravelho do diabo e o grande mentecapto… gostei de ambos!

1 curtida

Só por curiosidade, alguém curte livros de poesia?

1 curtida