[DIA DA MULHER] Você conhece Eufrásia Teixeira Leite?

Eufrásia Teixeira Leite - Uma das primeiras mulheres investidoras do Brasil

eufrasia

Eufrásia Teixeira Leite nasceu em 1850 na cidade de Vassouras, no interior do estado do Rio de Janeiro. De família tradicional de barões do café, Eufrásia recebeu educação aristocrática.

Ainda jovem Eufrásia e sua irmã Francisca perderam os pais e a avó, acumulando suas heranças que na época era equivalente a dotação pessoal do imperador D. Pedro II.

Em 1873 as irmãs Teixeira Leite venderam suas ações, títulos, imóveis e foram viver em Paris. Na capital francesa, Eufrásia aplicou a fortuna em capital financeiro investindo em ações de companhias ferroviárias, bancos estrangeiros e também foi acionista de diversas empresas brasileiras como o Banco Mercantil do Rio de Janeiro, Banco do Brasil, Banco do Comércio e Indústria de São Paulo, Cia Paulista de Estradas de Ferro, Cia Antárctica, entre muitas outras.

Eufrásia foi uma das primeiras mulheres brasileiras a investir na bolsa de valores e operava nas três principais bolsas do mundo: Londres, Paris e Nova Ioque. Com seu espirito empreendedor soube administrar e ainda multiplicar a renda que recebeu com herança de sua família.

Em 1899 Eufrásia perdeu sua irmã Francisca que não deixou descendentes, herdando assim também sua fortuna. Além das terríveis questões emocionais que lidou por conta das perdas dos seus familiares, Eufrásia enfrentou também cenários internacionais difíceis como a Primeira Grande Guerra e a Crise de 29. Mesmo meio a intempéries, Eufrásia ainda detinha um grande capital e desfrutou de uma vida luxuosa em Paris por muitas décadas.

Em um tempo onde as mulheres não tinham direito a voto e eram mal vistas quando escolhiam seguir carreia ou mesmo entrar em universidades, Eufrásia se consolidou financeiramente através do capital de suas aplicações financeiras.

Eufrásia não teve filhos e também não se casou, apesar do longo romance com político abolicionista Joaquim Nabuco. Na época de seu falecimento aos 80 anos, a fortuna de Eufrásia tinha um valor estimado de 37 milhões de réis em sua maior parte constituída em ações de empresas de diferentes países (ao todo eram 297), Eufrásia também possuía títulos públicos e alguns imóveis no Brasil e na França.

Boa parte de sua fortuna foi doada para a cidade de Vassouras, principalmente para a construção de escolas e hospitais de sua cidade natal que na época sofria com a decadência da produção e venda do café. Eufrásia também deixou uma parte de seu dinheiro para seus empregados e moradores de rua.

Fonte: Ebook Mulheres Investidoras - Dicas para mulheres que desejam dar os primeiros passos no mundo dos investimentos. 2019. App Renda Fixa

Feliz Dia da Mulher a todas as mulheres da NuCommunity! :purple_heart:

23 curtidas

Conteúdo espetacular, @andrezzacastro78! Quem não conhece, tá conhecendo agora! Essa troca de conhecimento não tem preço :purple_heart:

14 curtidas

Que história incrível @andrezzacastro78

Exemplo de diversificação :clap: :clap: :clap:

Investidora de sucesso. Fiquei curioso em saber quanto seria esse valor corrigido. :thinking:

Obrigado por compartilhar essa história com a gente @andrezzacastro78

11 curtidas

Que sensacional! :purple_heart:

N Possibilidades

7 curtidas

Pois é. Uma verdadeira inspiração para nós, mulheres investidoras!

9 curtidas

Mais uma mulher inspiradora na história do nosso país. Obrigado @andrezzacastro78 por trazer isso a comunidade.

8 curtidas

Educação é tudo, Eufrásia investiu em conhecimento e lucrou com isso. :clap: :clap: :clap:

6 curtidas

História inspiradora!
Parabéns a todas as mulheres da NC! Resistência, sempre!

7 curtidas