Fala pessoal, hoje vim falar sobre algo que acredito que esteja nos lares de quase todos os brasileiros, a televisão.
O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1958.
“A televisão tem poder modelador semelhante ao da mídia escrita, e possivelmente tão grande quanto ao do próprio alfabeto”, afirma o professor de comunicação Neil Postman, numa entrevista publicada na revista U.S. News & World Report. Isso realmente não é de admirar, porque, basicamente, a televisão é um meio de comunicação visual. Mas, diferente da página impressa, seus movimentos, sons e, em muitos casos, suas imagens coloridas dão ao espectador uma sensação de participação.
Outra característica da televisão é sua capacidade de alcançar uma vasta audiência ao redor do mundo de forma simultânea.
Eventos tais como a Copa do Mundo apenas ilustram o poder da TV de unir o globo numa única rede de informações. A TV transformou o modo como as pessoas tomam conhecimento do mundo em seu redor. Ajudou a difundir notícias e ideias, até mesmo cultura e valores, de um país para outro, fluindo mansamente por fronteiras políticas e geográficas que, outrora, brecavam tais ondas. A TV transformou o mundo.
Creio que a maioria assiste televisão com uma grade de programação bem variadas hoje em dia, desde jornais, filmes, esportes, documentários, religião, infantil, educação, etc. Desde a década de 90, as TVs têm evoluído rapidamente para modelos cada vez mais leves, com telas finíssimas e imagens de alta definição.
Abaixo adicionei alguns detalhes sobre os tipos de telas mais presentes no mercado:
TV de Tubo : Usava ondas de rádio ou raios catódicos para a produção da imagem.
TV LCD : Utiliza Cristal Líquido para controlar a luz enviada ao display. A sigla significa exatamente display de cristal líquido, que dá LCD, em inglês.
TV de Plasma : O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres contidos em minúsculas células revestidas por fósforo
TV de LED : Ao invés de usar o cristal líquido, são usados LEDs, que oferecem mais controle sobre as áreas da tela que tem que ser mais, ou menos iluminadas, dependendo da imagem.
TV Mini LED : É uma TV de LED mais avançada, que conta com LEDs bem menores que numa TV de LEDs convencionais. Isso pra oferecer mais controle sobre a luz que é emitida e criar pretos mais profundos. Relativamente “novo”, uma vez que poucas marcas exploram esse mercado, são destaque a Samsung e a LG.
TV de OLED : Conta com uma fonte de luz em cada pixel, dessa maneira o contraste entre o preto e o branco é incrível. São os displays mais caros, mas que entregam incrível qualidade.
Falando em evolução da TV, me lembro da TV de tubo. Assim que mudei da zona rural para a cidade que moro atualmente, minha mãe tinha uma TV de tubo igual essa abaixo:
Éramos viciados em novelas na época, mas pense como era complicado assistir nessa TV. Tínhamos que ligar ela uns 15 menos antes para esquentar, para depois começar a aparecer a imagem. Só que do nada começava a subir umas faixas na tela até chegar ao ponto de fechar praticamente toda a imagem, as vezes até dávamos uns tapas em cima dela para ver se voltava a imagem, as vezes voltava outras vezes não, ai só ouvíamos a voz (parecia um rádio). Ainda bem que a Televisão evoluiu bastante.
Falando no dia da televisão, esse ano tem Copa do Mundo no Catar. Com certeza muitos irão está de frente para ela em novembro e dezembro de 2022 para assistir a Copa.
Agora conte aí pra nós, a Televisão tem tido influência na sua vida? Ou qual sua opinião sobre o futuro da Televisão?