Dia da Televisão

Fala pessoal, hoje vim falar sobre algo que acredito que esteja nos lares de quase todos os brasileiros, a televisão.
image

O Dia da Televisão é comemorado em 11 de agosto desde o ano de 1958.

“A televisão tem poder modelador semelhante ao da mídia escrita, e possivelmente tão grande quanto ao do próprio alfabeto”, afirma o professor de comunicação Neil Postman, numa entrevista publicada na revista U.S. News & World Report. Isso realmente não é de admirar, porque, basicamente, a televisão é um meio de comunicação visual. Mas, diferente da página impressa, seus movimentos, sons e, em muitos casos, suas imagens coloridas dão ao espectador uma sensação de participação.

Outra característica da televisão é sua capacidade de alcançar uma vasta audiência ao redor do mundo de forma simultânea.

Eventos tais como a Copa do Mundo apenas ilustram o poder da TV de unir o globo numa única rede de informações. A TV transformou o modo como as pessoas tomam conhecimento do mundo em seu redor. Ajudou a difundir notícias e ideias, até mesmo cultura e valores, de um país para outro, fluindo mansamente por fronteiras políticas e geográficas que, outrora, brecavam tais ondas. A TV transformou o mundo.

Creio que a maioria assiste televisão com uma grade de programação bem variadas hoje em dia, desde jornais, filmes, esportes, documentários, religião, infantil, educação, etc. Desde a década de 90, as TVs têm evoluído rapidamente para modelos cada vez mais leves, com telas finíssimas e imagens de alta definição.

Abaixo adicionei alguns detalhes sobre os tipos de telas mais presentes no mercado:

TV de Tubo : Usava ondas de rádio ou raios catódicos para a produção da imagem.

TV LCD : Utiliza Cristal Líquido para controlar a luz enviada ao display. A sigla significa exatamente display de cristal líquido, que dá LCD, em inglês.

TV de Plasma : O funcionamento baseia-se na ionização de gases nobres contidos em minúsculas células revestidas por fósforo

TV de LED : Ao invés de usar o cristal líquido, são usados LEDs, que oferecem mais controle sobre as áreas da tela que tem que ser mais, ou menos iluminadas, dependendo da imagem.

TV Mini LED : É uma TV de LED mais avançada, que conta com LEDs bem menores que numa TV de LEDs convencionais. Isso pra oferecer mais controle sobre a luz que é emitida e criar pretos mais profundos. Relativamente “novo”, uma vez que poucas marcas exploram esse mercado, são destaque a Samsung e a LG.

TV de OLED : Conta com uma fonte de luz em cada pixel, dessa maneira o contraste entre o preto e o branco é incrível. São os displays mais caros, mas que entregam incrível qualidade.

Falando em evolução da TV, me lembro da TV de tubo. Assim que mudei da zona rural para a cidade que moro atualmente, minha mãe tinha uma TV de tubo igual essa abaixo:
image

Éramos viciados em novelas na época, mas pense como era complicado assistir nessa TV. Tínhamos que ligar ela uns 15 menos antes para esquentar, :rofl: :rofl: :rofl: para depois começar a aparecer a imagem. Só que do nada começava a subir umas faixas na tela até chegar ao ponto de fechar praticamente toda a imagem, as vezes até dávamos uns tapas em cima dela para ver se voltava a imagem, as vezes voltava outras vezes não, ai só ouvíamos a voz (parecia um rádio). Ainda bem que a Televisão evoluiu bastante.

Falando no dia da televisão, esse ano tem Copa do Mundo no Catar. Com certeza muitos irão está de frente para ela em novembro e dezembro de 2022 para assistir a Copa.

Agora conte aí pra nós, a Televisão tem tido influência na sua vida? Ou qual sua opinião sobre o futuro da Televisão?

29 curtidas

Ótimo tópico @Kleber_Vieira1. Olha só, têm muitos anos que uso uma TV apenas para reproduzir conteúdos externos (YouTube, Netflix, etc). :blush: Canais de TV mesmo, faz é tempo que não consumo. Alguém mais? :eyes:

18 curtidas

Boas informações, @Kleber_Vieira1! É muito top ver a evolução das tecnologias, principalmente para a TV que ninguém consegue ficar sem usar kkkkkkkk

Ela ainda tem ela? Eu deixaria guardada ora pra sempre comigo, acho bonitinha demais. kkkkkkkkkkk

15 curtidas

Queria parabenizar pelo excelente tópico, @Kleber_Vieira1 :clap:

Uma boa parte da minha infância a televisão teve influência na minha vida, lembro da época que chegava da escola correndo para assistir Bom Dia & Cia ou Tv Globinho (quando dava tempo e os professores não seguravam até meio dia :joy:), foram épocas maravilhosas, também tenho recordação do Programa do Ratinho com o Teste de DNA que era uma bagunça pura e os programas do Silvio Santos aos domingos, os clássicos da televisão brasileira.

Infelizmente recentemente perdemos uma pessoa muito querida que foi o Jô Soares, mesmo assistindo poucas entrevista, sei a importância que ele teve para Tv e a falta que terá na telinha, era um dos melhores que passou por gerações. :pensive:

Acredito que o crescimento da internet em algum momento a televisão (no sentido de Canais de TV) vai acabar perdendo a relevância, mas isso é algo que vai levar muitos anos ainda, agora em questão de tecnologia só tem a evoluir cada vez mais. :clap:

14 curtidas

Valeu @Kleber_Vieira1 , informações valiosas

11 curtidas

Tamos juntos! :hugs: :hugs: :hugs:

Verdade @Julian_Lopes! Por isso perguntei: Qual ser o futuro da TV? kkkkkk

Aqui praticamente ainda faço muito uso da TV.

Com certeza @LuisGuilhermee. Vão evoluir mais ainda.

Tem nada kkkkkk. Se tivesse iria servir só de relíquia mesmo, por que não conseguiria assistir mais nada nela. :rofl: :rofl: :rofl:

13 curtidas

Eita @ranielreis, nem fala conterrâneo :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:.

Um grande influenciador!

Concordo, vamos aguardar pra ver!

11 curtidas

Tem dia pra tudo mesmo, minha dúvida é se hoje é o dia da televisão (aparelho) ou da televisão (rede de transmissão)

Até o começo desse ano eu estava sem TV em casa- tinha um monitor, que só dava pra assistir conectando um not (que não tenho tbm).
Faz falta pra assistir um filminho, por a série em dia, o problema é que não dá pra fazer mais nada enquanto tá usando a TV, nesse caso prefiro o bom e velho rádio, que me acompanha enquanto cozinho, ou cuido das outras tarefas de casa.

Elas estão cada vez maiores, com cores mais vívidas, e com mais funções, já vi até projetos em que exalavam aromas básicos, para tornar a sensação mais real, mas acho que é igual o 3D, não vai ter muita aceitação ou publico pra comprar.

12 curtidas

Creio que seja (rede de transmissão) mas poderia ser uma mistura das duas coisas. Uma ta associada a outra.

A televisão chegou ao Brasil em 18 de setembro de 1950 , quando foi inaugurada a TV Tupi, a primeira emissora brasileira. Mas comemora o dia da Televisão em 11 agosto desde 1958.

Tem mais detalhes no site abaixo.

Oh coisa boa heim @brunmj, he como ja ouvir Rádio tambem. E ouvi a narração de um jogo pelo rádio :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

10 curtidas

Interessante!

4 curtidas

Euzinha aqui. Nem sei mais o que é tv aberta…
Sou viciada em séries…de inúmeros países. :star_struck:

13 curtidas

Amei!!

9 curtidas

Eu acho que o futuro vai ser o máximo de tecnologia e uma maior interação e conectividade com os conteúdos.

Aqui praticamente mesma coisa canais de TV eu só uso os canais para assistir jogos de futebol que gosto muito, mas nem mais programas esportivos que assistia muito assisto mais.

10 curtidas

Tambem acredito @William_Peixoto.

Ainda mais se for tricolor não é? :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

9 curtidas

Excelente tópico @Kleber_Vieira1 :clap::clap::clap:

10 curtidas

Show de bola o tópico @Kleber_Vieira1 , me veio uma nostalgia da minha infância/adolescência quando eu saia correndo da escola para assistir tv globinho especialmente por conta dos desenhos dragon ball, x-men, super choque, yu-gi-oh entre outros.
Hoje em dia com o avanço das tecnologias de você fazer o celular virar entre “aspa” uma televisão faz com que eu não assista mais com frequência, mas antigamente era viciado minha mãe e tias falam que eu deixava de ir pra rua pra ficar assistindo TV sentava no sofá depois do banho cheio de talco no pescoço e ali ficava comportado kkkkkkkkk.
bons tempo…

9 curtidas

Verdade eu era viciada em Tv hoje com a correria do dia a dia muito raro sentar pra assistir kkkkk

3 curtidas

Valeu @Filipousem.

Era o que mais gostávamos naquela epoca. Kkkkk

Morrir :rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl::rofl:

8 curtidas

Certeza que sim :large_blue_circle: :white_circle: :black_circle:

8 curtidas