Dia do Estudante

Olá Comunidade! Como vocês estão?

No dia 11 de agosto é comemorado no Brasil o Dia do Estudante, comemoração que acontece desde o ano de 1927 e teve como ponto de partida algo que ocorreu 100 anos atrás. Ficou curioso? Então me acompanha que vou te contar tudo sobre essa data!

A história do dia do estudante não seria bem contada se não fosse por alguém que tem uma relação com o sofrimento estudo, pois bem: estou no segundo período de Ciências da Computação, na PUC Minas, aqui em Belo Horizonte.

dia do estudante (2)

Depois dessa breve introdução, partiu história: tudo começou em 1827, na época do recém-instituído Império Brasileiro. Em 11 de agosto de 1827, o então imperador Dom Pedro I autorizou a criação das duas primeiras faculdades do Brasil, a Faculdade de Direito de Olinda, em Pernambuco, e a Faculdade de Direito do Largo do São Francisco, em São Paulo. Por esse motivo, no dia 11 de agosto, também se comemora o Dia do Advogado no Brasil.

Dada a importância crucial que as faculdades de Direito tiveram no processo de consolidação do ensino superior e do execício da vida intelectual no Brasil, grande parte dos responsáveis por “pensar o Brasil”, interpretar nossa história e definir e compreender nossa formação teve a sua base intelectual como bacharéis em Direito.

Sendo assim, em 11 de agosto de 1927, cem anos após a criação das referidas faculdades, houve uma comemoração em homenagem a elas. O advogado Celso Gand Ley, que estava participando das comemorações, sugeriu aos demais participantes que, na mesma data, fosse instituído o Dia do Estudante, já que, mais do que símbolo do início dos cursos jurídicos no Brasil, as faculdades de Direito eram também ícones da história da educação brasileira.

A sugestão de Gand Ley foi acatada e, desde então, o Dia do Advogado e o Dia do Estudante são comemorados na mesma data. Houve ainda, dez anos depois, em 1937 – ano em que teve início a ditadura do Estado Novo de Getúlio Vargas, a criação da União Nacional dos Estudantes (UNE), fato que “fez coro” para reforçar o dia dedicado aos estudantes.

Muita coisa, né? Quem aqui sabia que o curso de Direito teve tanto papel na oficialização do dia do estudante?


Gostou do tópico? Comenta aqui em baixo se também é estudante e o que/onde estuda!

34 curtidas

Show @Alexandre_Niess. Bom saber de onde tudo começou.

Ja fui estudante também. Só finalizei Ensino Medio (na época fiz técnico em contabilidade). Naquela época nao tinha condições de cursar uma faculdade, era muito cara. Mas tou feliz por ter feito pelo menos Segundo Grau. kkkkkk

10 curtidas

A realidade é que todos nós estamos aprendendo a todo momento!

Já dá uma tunada legal no currículo!

9 curtidas

É de vera. Continuo estudando bastante. Gosto de ler.

7 curtidas

Excelente tópico :star_struck::clap:

Ainda tô na fase de estudos! Cursando contabilidade, mesmo sendo uma área que não me dei muito bem, é sempre bom aprender uma nova área, vai que até o final do curso acabe gostando. Apesar que a área que mais gosto é design e ciência da computação, mas nada impede de fazer no futuro. Estamos sempre em evolução e buscar conhecimento é sempre bom :writing_hand:

11 curtidas

Apesar de estar cursando Ciências da Computação, sou bastante fã de Design, como vocês veem por aí. hahahaha

7 curtidas

Parabéns @Alexandre_Niess , vc sempre trás conteúdos fantásticos

10 curtidas

E hoje ainda é meu aniversário, rsrsr :grin:

10 curtidas

Como não gostar? Adorei!! :grinning::purple_heart:

No momento, estou cursando Direito. Uma área que eu particularmente gosto bastante, pretendo no futuro fazer outra graduação.

Exatamente, aproveitar o gancho para fazer uma citação de Malcolm X: “Educação é o passaporte para o futuro, porque o amanhã pertence àqueles que se preparam para ele hoje”.

9 curtidas

Que massa!

Feliz aniversário @Tchelows, tudo de bom pra você!

Valeu @Edvan_Cds! :facepunch:t4:

10 curtidas

Realmente, o preparo é tudo :wink:

Óia, feliz aniversário :tada::clap:
Desejo muito sucesso e aprendizado

7 curtidas

Então… kkkkkkkkkkk

Ótimo tópico, me senti representado, muito bom mesmo! kkkkk

image

5 curtidas

Parabéns @Tchelows , felicidades pra vc!!!

8 curtidas

Gostei sim, parabéns! Aqui está sendo minha nova fonte de atualização.

Tô meio fugido da escola, mas se serve de consolo- pra mim- me formei em marketing, aqui em Guarulhos. e antes disso fiz os cursos de logística e administração pela ETEC.
Estudar é sempre bom, pois como um professor dizia: a única coisa que não podem tirar de você é o conhecimento.

8 curtidas

Hoje não sou estudante em uma instituição, mas estou fazendo mais cursos e gerando conhecimento maior que na época da escola, crescer no trabalho e pessoalmente é algo que nos obriga a ser um eterno estudante.

12 curtidas

Nosso mineirinho sempre arrasando nos tópicos :smiling_face_with_three_hearts::smiling_face_with_three_hearts:

Minha época de universitária ja acabou chega de sofrimento na minha vida mas ainda vira e mexe procuro uns cursos aleatórios pra fazer :rofl:

Meus pais sempre me ensinaram q educação é a unica coisa q ninguem pode tirar de vc, então desde pequena sempre gostei de aprender coisas diferentes (ja cheguei ate a iniciar um curso de mandarim na faculdade, mas ja tem tanto tempo q lembro de pouquissimas coisas :sweat_smile:)

13 curtidas

O menino é bom!
:clap::clap::clap:

6 curtidas

Sou estudante e professor… Parabéns guerreiros.

3 curtidas

Valeu @sinval_m_rocha.

Digo guerreiro é quem é Professor.

6 curtidas

Tem muuuuitos professores sobre vários assuntos aqui na NuCommunity! Aprendo um pouco em cada tópico e acho isso sensacional! :purple_heart:

5 curtidas