Dia do Gamer 2022

Olá comunidade!

Voltamos com mais um tópico de data comemorativa! A celebração da vez é a do Dia do Gamer (Gamers’s Day, em inglês). Segundo a Pesquisa Game Brasil (PGB) 2022, que aborda temas relacionados ao consumo de jogos eletrônicos no Brasil, 74,5% dos brasileiros jogam jogos eletrônicos, então se você esta entre esses 75%, vem comigo saber mais sobre essa data!


A origem:

O Dia do Gamer surgiu originalmente na Espanha em 2008. Algumas revistas especializadas em jogos, decidiram proclamar um dia do ano com intenção de tornar os video games visíveis e também ressaltar a sua importância na indústria do entretenimento. Essa iniciativa foi tão importante que se espalhou para diferentes partes do mundo até que a data se tornou uma comemoração internacional.


Os primeiros video games:

O começo dos jogos eletrônicos foi em 1952, quando Alexandre S. Douglas, professor de ciências da computação, desenvolveu o primeiro jogo gráfico computadorizado, que ele nomeou “OXO”.

Mais tarde, em 1957, o físico William Higginbotham criou “Tennis for Two” usando um osciloscópio. O jogo permitia jogadores selecionar o ângulo da tacada antes da mesma ser realizada.

Durante 1962, Spacewar veria a luz do dia. Esse jogo em questão, foi desenvolvido pelo programador e cientista Steve Russel, um dos primeiros jogos no estilo de “atirar pra cima” (“shoot’em up”, em inglês).


A chegada do primeiro console:

Em 1972. o Magnavox Odyssey o primeiro console de video games da história foi lançado. Apesar de estar em desenvolvimento desde 1966 pelo engenheiro americano Ralph Baer. O sistema era conectado a televisão e tornou possível jogar e gravar video games.


Quais são os jogos mais famosos em toda a história?

Seja por sucesso comercial ou popularidade entre jogadores, trouxe pra vocês uma lista de alguns videogames que deixaram sua marca pela história:

  • Tetris (1984)
  • Super Mario Bros (1985)
  • Final Fantasy (1987)
  • Pokémon Red / Blue (1996)
  • Wii Sports (2006)
  • League of Legends (2009)
  • Minecraft (2011)
  • Grand Theft Auto V (2013)


E aí, sabia que hoje era o Dia do Gamer? E qual é o jogo que mais te marcou? Comenta aqui em baixo!

36 curtidas

Não sabia, muito menos que tinha começado na Espanha! Achei que fosse algo relacionado aos Estados Unidos ou ao Japão, por serem mais expressivos no mercado de games.

Cara, difícil dizer um único jogo favorito, mas acho que um dos que me marcou mais foi o To the Moon (e suas sequências, Fiding Paradise e Impostor Factory), de uma produtora independente.

image

É de uma jogabilidade muito simples, produzido pelo RPG Maker, se resumindo basicamente em explorar o cenário, interagir com objetivos e resolver alguns puzzles simples. Mas o que cativa mesmo é a narrativa, o carisma dos personagens (especialmente do Doutor Neil Watts) e as músicas envolventes do começo ao fim.

Ele é baratinho na Steam (custa cerca de 20 reais em preço cheio, mas costuma entrar nas promoções) e também está disponível para celulares e Nintendo Switch.

Sinopse do Jogo

A história do jogo é baseada nas memórias, e a tecnologia que permite modificá-las. A empresa fictícia Sigmund Corp. se utiliza dessa tecnologia para a “realização de desejos” para pessoas próximas da morte.

No jogo, temos dois funcionários da Sigmund Corp - Dr. Eva Rosalene e Dr. Neil Watts - contratados para realizar o desejo de Johnny, que deseja ir para a Lua. É um jogo cheio de aventuras, tragédias, mistérios e uma dose ideal de humor, um jogo envolvente e apesar de sua jogabilidade simples, que nos faz refletir sobre a vida e os problemas que passamos, e possui um desfecho incrível que impressionará o jogador.

21 curtidas

Sensacional @Alexandre_Niess parabéns pelo conteúdo de milhões :clap:t5: :clap:t5: :rocket: :rocket: :rocket:

16 curtidas

Não kkkk

Esse pra mim foi o melhor kkkk

13 curtidas

content_pic

Shogun: Total War

Apesar de pouco reconhecida como tal, a série Shogun é uma das mais completas quando o assunto é estratégia de guerra em tempo real. Em seu primeiro episódio, a franquia já mostrou a que veio, provando que, para vencer uma batalha, não é preciso saber comandar tropas, mas também agir de forma diplomática e política com seu próprio povo e os inimigos. O objetivo é um só: a dominação do Japão feudal.

14 curtidas

Parabenizar pelo incrível tópico @Alexandre_Niess com muito estilo :star_struck::clap:t4:

Não conhecia, você acabou me apresentando.

No quesito de jogos online o que mais me marcaram na infância foi Conter Strike 1.6 quando terminava aula e ia jogar com os meus amigos na época que tinha lan house na cidade.

Mas um dos jogos que mais me marcaram foi a trilogia de GTA, lembro de passar horas completando missões e quando estava enjoado saia rodando pela cidade fazendo uma bagunça. :rofl:

13 curtidas

Não preciso nem falar sobre esse né? Febre mundial e que já consumiu muitas (mas muitas MESMO) horas minhas em exploração e treinamento :laughing:

14 curtidas

Um dos jogos que mais me marcou foi esse, um jogo muito interessante, que provavelmente inspirou o futuro GTA, mas tinha missões muito interessantes e ainda contava com mapas aproximado do real de algumas cidades.

image
image

18 curtidas

Eu gosto mais de ver as pessoas jogando do que eu mesmo jogar principalmente os terror


imagem

14 curtidas

Sabia não! :grin:

Pac-man
Space Invaders
Tetris
Breackout
Real Bolt Fatal Fury
Mortal Kombat
The Kinhg of Fighters

:+1:t3::grin:

13 curtidas

Também não sabia que o povo da terra do @Julian_Lopes que começou!

Sonho de muitos, né? :joystick:

Valeu!

13 curtidas

Quem não jogou Pokémon não pode conversar comigo.

Saudades Lan House!

Gamer raiz aqui.

14 curtidas

boa, eu não me considero gamer, sou um casual player, seja por falta de tempo ou de um console. Parei no play 2, quando zerei os clássicos shadow colossus, gódofar, the king of fighter… depois disso veio a vida adulta, estudar, trabalhar e não deu pra conciliar mais, e agora com tantas coisas pra comprar em casa o videogame não é uma prioridade, mas espero arrumar um pc legalzinho e me divertir no STEAM.

Nossa, eu comecei jogar, mas parei na parte dos cavalos, formatei o pc e nem procurei de novo, também não sabia das sequencias. deu vontade de ir atrás agora :smiling_face_with_tear:

kkkkk sou eu na vida, não tenho nervos pra jogar resident, mas torcia pelo meu tio quando assistia.
o mesmo das casas fantasma do MARIO, mas desses eu perdi o medo, e zero de olho fechado agora.

image

só abra se for corajoso o suficiente

Sim, sabia, mas não com todos detalhes.
Agora, falar de um jogo aqui que fez parte da minha infância, e que pela época de lançamento (1997), tinha uma história, enredo, jogabilidade e gráfico incríveis:


Nós chamávamos de twinsen, mas o corrreto é the little big adventure 2
É baratinho na steam, e rende umas boas horas de diversão, ou dias se você é daqueles que joga sem detonado, na raça, como os nossos ancestrais faziam.

joguei no emulador de GBC, vale?

image

foto do meu primeiro console, que está em alguma gaveta na casa dos meus pais.

20 curtidas

Top :clap: :clap: :clap: :clap: Voltei ao passado agora. kkkkkkk

Primeiro que me marcou foi esse. :point_up_2: :point_up_2: Ate hoje aquela musiquinha do Mario nao sai da minha cabeça. kkkkkkkk

Lembro de uma epoca bem distante, que esse trem abaixo me deixou viciado também. Sem falar no jogo da cobrinha que tinha tambem.

15 curtidas

Nossa… Bateu muitas lembranças desse emulador! Esses dias tinha encontrando alguns em uma caixa da época que jogava para passar o tempo, uma pena que todos estavam danificados por conta do tempo. :disappointed_relieved:

11 curtidas

que bom que todo mundo aqui conhece o mário :rofl:

13 curtidas

Que massa seu tópico @Alexandre_Niess ! :joystick:

Eu sempre adorei o mundo dos games no geral, desde muito pequeno sempre fui fissurado, tanto é que ganhei meu primeiro vídeo game (um SNES) quando tinha 11 anos. De lá pra cá perdi as contas de quantos jogos já joguei e de quantos consoles já tive. Hoje estou vivendo uma fase de retro gamer, revivendo os games nostálgicos que joguei no passado, seja da época do SNES, do N64 ou PS1. Por falar em Play Station é dele o game que mais me marcou, GTA San Andreas do PS2, lembro como se fosse hoje a primeira vez que o joguei, e da sensação de ter todo aquele mundão aberto pra explorar, sou tão fã que tenho em minha playslist todas as músicas com as vinhetas de uma das rádios do jogo, a Radio X.

2014-10-28-v-start

21 curtidas

Cê ta querendo dizer o que com isso @brunmj? :rofl: :rofl: :rofl: :rofl:

13 curtidas

Sei bem como é dei um ps4 pro meu esposo dos dias dos namorados do ano passado se ele jogou umas 5 vezes foi muito pq nossa vida e bem corrida pq eu saio pro trabalho ele quem fica com nossa filha quando eu chego ele já sai pro trabalho dia da folga ele só quer descansar aí fica o vídeo game lá pegando poeira kkkkk

12 curtidas