Estou aqui no conforto da minha casa, dia frio, olhando as horas no microondas, máquina de lavar trabalhando e digitando este texto no notebook, via internet e tentando lembrar uma frase que pudesse dar o tom do tema.
O que isso tem a ver com o dia de hoje? Tudo! Já te explico.
Eu nem sabia que este dia existia, verdade!
O Dia Internacional da Luz é comemorado em 16 de maio de cada ano. Foi decretado pela UNESCO ( link para o site oficial ) com o objetivo de aumentar a consciência da importância dos avanços e das contribuições da luz para o desenvolvimento em todos os campos e aspectos da vida humana.
Por que 16 de maio?
A data de 16 de maio foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão laser bem sucedida realizada pelo engenheiro físico Theodore Maiman, em 1960.
A luz é um fenômeno natural que a ciência aprendeu a usar, desempenhando um papel integral em todas as ciências, bem como em suas aplicações práticas. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.
Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, óptica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo com inúmeros benefícios.
Esses benefícios e usos fazem com que a luz seja uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
Adesão do Nubank ao pacto global
De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, assim como as questões relativas às fibras ópticas usadas para conectar as pessoas de todo o mundo por meio da internet. As redes de comunicação que resultam daí podem levar a um maior intercâmbio cultural, e a mais justiça, responsabilidade e paz.
Nossa sociedade em geral está enfrentando uma série de desafios que afetam sua confiança na ciência. Os últimos 12 meses demonstraram abertamente a importância das soluções baseadas em evidências - em campos que vão da saúde à engenharia.
É um tema amplo, a luz permite que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da Unesco – educação, igualdade e paz.
Neste ano, mais de 300 eventos já estão registrados no e uma lista completa de eventos planejados no Brasil e em todo o mundo pode ser acessada na página oficial de eventos do Dia Internacional da Luz, neste link.
Veja este projeto inspirador aqui no Brasil, que está totalmente alinhado com o que escrevi até agora, no conforto da minha casa, agora com mais frio, sem o barulho da máquina de lavar, olhando as horas no microondas e finalizando este texto no notebook para publicá-lo pela internet.
Ah me lembrei da frase, era em Latim: Fiat Lux (Que haja luz)!
Eu acredito que falta Luz na Educação e você acha que falta Luz aonde?