Dia Internacional da Luz - 16 de maio

Estou aqui no conforto da minha casa, dia frio, olhando as horas no microondas, máquina de lavar trabalhando e digitando este texto no notebook, via internet e tentando lembrar uma frase que pudesse dar o tom do tema.

O que isso tem a ver com o dia de hoje? Tudo! Já te explico.

Eu nem sabia que este dia existia, verdade!

unesco

O Dia Internacional da Luz é comemorado em 16 de maio de cada ano. Foi decretado pela UNESCO ( link para o site oficial ) com o objetivo de aumentar a consciência da importância dos avanços e das contribuições da luz para o desenvolvimento em todos os campos e aspectos da vida humana.

Por que 16 de maio?

A data de 16 de maio foi escolhida por ser o dia em que ocorreu a primeira emissão laser bem sucedida realizada pelo engenheiro físico Theodore Maiman, em 1960.

harold

A luz é um fenômeno natural que a ciência aprendeu a usar, desempenhando um papel integral em todas as ciências, bem como em suas aplicações práticas. Ao entender a luz, nós somos capazes de alcançar o maior progresso científico e tecnológico.

Do nascimento do universo à criação de todas as espécies de novas tecnologias, dos rádios-X às ondas de rádio, em campos tão diversos como medicina, agricultura, energia, óptica e inúmeros outros, a luz moldou – e continua a moldar – o nosso mundo com inúmeros benefícios.

Esses benefícios e usos fazem com que a luz seja uma questão importante para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.

Adesão do Nubank ao pacto global

De importância particular são as questões que envolvem o acesso à luz elétrica, como um meio de melhorar o padrão de vida em países em desenvolvimento, assim como as questões relativas às fibras ópticas usadas para conectar as pessoas de todo o mundo por meio da internet. As redes de comunicação que resultam daí podem levar a um maior intercâmbio cultural, e a mais justiça, responsabilidade e paz.

Nossa sociedade em geral está enfrentando uma série de desafios que afetam sua confiança na ciência. Os últimos 12 meses demonstraram abertamente a importância das soluções baseadas em evidências - em campos que vão da saúde à engenharia.

TRUST SCIENCE

É um tema amplo, a luz permite que diversos setores da sociedade em todo o mundo participem de atividades que demonstrem como a ciência, a tecnologia, a arte e a cultura podem ajudar a alcançar as metas da Unesco – educação, igualdade e paz.

Neste ano, mais de 300 eventos já estão registrados no e uma lista completa de eventos planejados no Brasil e em todo o mundo pode ser acessada na página oficial de eventos do Dia Internacional da Luz, neste link.

Celebrando Nossos Alunos Luz

Veja este projeto inspirador aqui no Brasil, que está totalmente alinhado com o que escrevi até agora, no conforto da minha casa, agora com mais frio, sem o barulho da máquina de lavar, olhando as horas no microondas e finalizando este texto no notebook para publicá-lo pela internet.

Ah me lembrei da frase, era em Latim: Fiat Lux (Que haja luz)!

Eu acredito que falta Luz na Educação e você acha que falta Luz aonde?

28 curtidas

Que tópico maravilhoso, gente :star_struck:

Parabéns @ClaudioSilvaDigital, arrasou muito!

18 curtidas

Que tópico didático, parabéns @ClaudioSilvaDigital .
Creio que pra muitos de nós a luz é um luxo que passou a ser tão comum que passa desapercebido a sua importância. Cabe a nós hoje fazermos o uso consciente, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso.

“Luz, pediu o poeta…”

17 curtidas

Exatamente @RogerioM, são inúmeros benefícios que como o ar que respiramos, só damos falta quando precisamos. Viva a ciência :partying_face: :partying_face: :tada: :tada:

16 curtidas

Ótimo tópico @ClaudioSilvaDigital! Ciência em dia agora kkk. Parabéns amigo! :purple_heart:

Siiim, concordo muito!

Na cabecinha dos governantes…

13 curtidas

Super interessante seu tópico :purple_heart::clap::clap::clap::clap: Parabéns @ClaudioSilvaDigital

13 curtidas

Também achei quando mergulhei no tema, nem fazia ideia da comemoração deste dia.

10 curtidas

Não posso dar um coração no seu comentário pois eu já atingi o limite kkk mas vou mandar aqui :heart::purple_heart::clap::clap::clap:

11 curtidas

Gratidão @ViCarla, recebido :hugs:

12 curtidas

Excelente tópico @ClaudioSilvaDigital, parabens pela bela pesquisa.

Luz na mente de muitos, para que possamos ter um mundo melhor de seres humanos.

Que Deus continue nos iluminando. :hugs::hugs::hugs::hugs::purple_heart::purple_heart:

12 curtidas

Muito boa essa data! não conhecia, e a gente tem o pensamento de luz como claridade, e só, mas é bem mais que isso, como deu pra ver aí. Parabéns pela iniciativa de trazer informação pra gente.

  • Outro fato legal (ou terrível) é que a luz de algumas estrelas que vemos no céu, são apenas o reflexo do que já foram, e que no momento que chegam até nós, essa estrela já pode estar morta x.x
  • Tem também gente que usa a medida de anos luz como unidade de tempo: “faz anos luz que não vou a tal lugar” , quando na verdade é usada para mensurar distâncias: [Ano-luz: O que é e como Calcular? - Toda Matéria (todamateria.com.br)](https: Ano-luz: O que é e como Calcular?

image agora faz todo sentido!

Nas pessoas, se cada um compartilhasse sua luz, iamos evitar voltar pra idade das trevas!

13 curtidas

Fantástico, não fazia ideia que esse dia existia e principalmente em seu significado, muito obrigado por trazer essas assunto para nós

13 curtidas

Show @brunmj bem lembrado!

:clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

11 curtidas

Que beleza de tópico @ClaudioSilvaDigital :fist_right::fist_left:

De td um pouco:

  • Informações. :white_check_mark:
  • Curiosidades. :white_check_mark:
  • Reflexões. :white_check_mark:

Leitura muito boa! :clap::clap::clap:

:metal::metal::metal::metal:

14 curtidas

Que tópico maravilhoso, parabéns @ClaudioSilvaDigital , não sabia desse dia.
Além da importância da luz em nosso vida, temos que saber usar de forma consciente.

Também acho que falta luz na educação, princípios…
Temos que ser luz na vidas das pessoas, leva luz ao asilo, casa lar, luz para aqueles que não estão precisando, juntos somos mais fortes.

10 curtidas

Conhecimento, meus amigos! Excelente tópico @ClaudioSilvaDigital :clap:t6::clap:t6::clap:t6:

10 curtidas

Em algum momento alguém pensou: Um bom nome para uma Empresa de Fósforos!

Quanta informação interessante. Quase um Curso. (Falta o Certificado) rs

Eu acho que falta luz no Ser Humano. Mas é quase uma certeza mesmo.

9 curtidas

Eu só ouvi falar que era o dia… mas explicastes muito bem, valeu!!! :wink:

8 curtidas

Obrigado :facepunch:t5:, seguimos juntos!

6 curtidas

Cheguei atrasado no tópico, mas não poderia deixar de dizer o quanto gostei dele! Tá incrível! :star_struck:

7 curtidas