Dia Mundial da Fotografia

Sim, hoje dia 19 de agosto é comemorado o Dia Mundial da Fotografia!

Bom…
O Dia Mundial da Fotografia é cheio de curiosidades e ciência. Afinal, é uma das maiores invenções humanas e desde então, sofreu grandes mudanças ao longo do tempo.

Portanto, conheça mais da história dessa arte e os motivos da data comemorativa só para ela.

Sem dúvidas há um significado importante, pois marca uma das maiores revoluções tecnológicas da História.

Perceba que a história do registro em imagens passou por muitas mudanças até chegar ao que se tem agora. Dessa forma, foi preciso fazer descobertas nos campos de:

  • Ótica
  • Física
  • Química

Por que foi marcado como o dia Mundial da Fotografia?

Essa data marcante celebra a apresentação do daguerreótipo, um método criado pelo francês Louis Daguerre.
image

A sua contribuição, portanto, ganhou o status de presente, pois até então, não era possível registrar uma imagem de forma permanente.

Após quatro anos de estudo, no dia 19 de agosto de 1839, ele mostrou a sua invenção para a Academia Francesa de Ciências.

Apesar de todo o trabalho científico de Daguerre, apenas anos após sua invenção e com a evolução de câmeras, bem como registro de imagens, foi que o Dia Mundial da Fotografia passou a existir, em 1991.

Quem incentivou essa homenagem foram as associações de fotografia ASMP e RSP, a partir da ideia do indiano e fotógrafo Sharma. Então, a campanha foi um sucesso e vários países adotaram a data.

Curiosidades:

  • A primeira fotografia do mundo é de uma janela:

image

Quem teve a primeira foto no Brasil?

Dom Pedro I foi uma figura histórica marcante do país e era um entusiasta por guardar imagens dos lugares por onde passou. Assim, também foi ele o primeiro a ter um daguerreótipo e ser o primeiro fotógrafo do Brasil.

image

Apenas dois anos após a exposição à Academia Francesa de Ciências, essa tecnologia chegou ao país e se tornou um hobby do imperador. Aliás, ele guardou ao longo da vida mais de 25 mil fotos, as quais ele doou para a Biblioteca Nacional.

E sobre falando sobre fotografia, eu recomendo muito ver esse tópico , e se quiser enviar sua fotógrafa!!!

33 curtidas

Acho uma profissão muito bonita de quem fotógrafa. Através de uma imagem diz tanta coisa☺️

10 curtidas

Parabéns pelo tópico, ficou bem detalhado! :clap::partying_face:

Acho muito interessante a história da fotografia e como foi evoluindo com o tempo, às vezes até me pergunto como será no futuro com tanta evolução. :exploding_head:

11 curtidas

Sensacional. Amei :purple_heart:

10 curtidas

Opa que beleza @LuisGuilhermee. Obg pelas informações.

Amo fotografia.

10 curtidas

show! Nunca parei pra pensar que envolvia tantas ciências

Deixo minha contribuição com algo que, em algum momento nos deparamos nos livros da escola, mas que poucos fizeram na prática: CÂMERA fotográfica DE LATA

você só vai precisar de

  • uma lata de leite
  • papel fotográfico
  • um laboratório de fotografia

Que mudança eim, hoje é tão mais fácil tirar uma foto, e ver no mesmo momento como ela ficou, sem precisar uma semana para o laboratório revelar pra gente.
Não corre mais o risco de queimar o filme, só de perder tudo por falta de backup…
Aqui vai uma foto da foto da minha infância:

image
Talvez se estivesse num aparelho celular já teria se perdido.

10 curtidas

Exatamente, sempre foi meu sonho de hobby.

Obrigado @ranielreis!
Realmente, a evolução absurda!

Obrigado, amigo!

Valeeeu por trazer essas informações! Topzeira demais ver como evoluiu para melhorar a nossa experiência. :purple_heart:

Achei a foto boa, e cara é a mesma, não mudou muito kkkkkkkkkk

9 curtidas

Que tópico incrível, @LuisGuilhermee! Parabéns pelo conteúdo, tá impecável! Eu mesmo amo fotografar e não fazia ideia que precisava de tantas ciências por detrás de um clique. Por isso, obrigado por compartilhar com a gente esse conhecimento! :star_struck:

7 curtidas

Obrigado, Elves! Muito massa, né?! kkkk

6 curtidas

very interesting. A like from this

1 curtida

Welcome to NuCommunity @Albert_Dexter! :purple_heart:

3 curtidas

Parabéns pelo tópico :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5: :clap:t5:

Cheguei a ver foto dele no museu no Rio de Janeiro e Ouro Preto.

A fotografia continua a evoluir, especialmente com avanços digitais, mas é importante celebrar as raízes históricas que nos trouxeram à era da imagem em que vivemos hoje.

3 curtidas