Dia Mundial da Gentileza: que tal fazer um gesto positivo?

Olá, comunidade!👋

Hoje vamos conversar sobre um poder que emociona, inspira e que pode transformar as vidas das pessoas, a gentileza! Emocione-se com histórias inspiradoras, aprenda pequenos gestos que fazem a diferença e vamos celebrar o Dia Mundial da Gentileza! Porque, afinal, um mundo mais gentil começa com cada um de nós e lembre-se, temos o poder de fazer a diferença nem que seja mínima, e isso já é grandioso!

AUGGIE PULLMAN:

Muitos aqui provavelmente já ouviram falar na obra Extraordinário de R.J. Palácio! Não? Pois bem, ela conta a história de Auggie Pullman, um garoto de 10 anos, que nasceu com uma síndrome genética chamada Treacher Collins que ocasiona uma série de dismorfismos craniofaciais. Por conta disso, precisou realizar vinte e sete cirurgias ao longo de sua vida, desde procedimentos estéticos a operações para garantir sua sobrevivência. Não é apenas uma história sobre superação, mas um convite para celebrarmos a singularidade de cada indivíduo e a construirmos um mundo onde a empatia prevalece!

Tá, mas o que essa história tem a ver com o Dia Mundial dos Atos de Gentileza? Antes de continuar, vamos fazer um exercício? Imagine que você está em uma discussão bem acalorada e em um determinado momento você precisa tomar uma decisão: escolher entre estar certo e ser gentil. O que faria nessa situação?

  • Procuraria os melhores argumentos dentro de mim para rebater a pessoa, independentemente das consequências.
  • Preferiria ficar calado ouvindo a pessoa me ofender sem me importar.
  • Iria ponderar os argumentos e minha postura para não parecer arrogante.
0 votantes

Seja qual for sua resposta, o Auggie da história acima poderia te dizer o seguinte:

“Quando tiver que escolher entre estar certo e ser gentil, escolha ser gentil! Seja gentil, pois cada pessoa que você encontra está travando uma grande batalha.” – R.J. Palácio, Extraordinário, 2013.

A obra nos leva a enxergar o garoto para além da doença, das características físicas; ajuda a entender que cada pessoa tem seu jeito e, por isso mesmo, é especial. Quer saber mais sobre essa história, você pode fazer a leitura do livro clicando aqui ou assistindo ao filme completo na Netflix clicando aqui!

COMEMORAÇÃO DA DATA DE HOJE:

Afinal, o que significa o dia de hoje? No dia 13 de novembro refletimos sobre a importância de pequenas ações e em como elas podem ter um enorme impacto na vida das pessoas. A comemoração do Dia Mundial da Gentileza surgiu depois de uma conferência em Tóquio no ano de 1996 e foi oficialmente criada em 2000. Essa data objetiva inspirar as pessoas a serem mais gentis e assim criar um mundo melhor.

E VOCÊ, TEM UMA HISTÓRIA?

No mundo atual onde a vida frenética e agitada nos distrai das coisas mais importantes da vida, criar laços de respeito e harmonia é essencial. Respeitar uns aos outros não por medo, mas por genuíno respeito é o que alimenta uma sociedade pacífica! Vamos nos esforçar para lembrar que, por trás de cada rosto na multidão, há uma história única e valiosa, que é merecedora de respeito e compreensão!

Banner1

Agora me conta, já precisou ser gentil com alguém esses dias? Já presenciou algum ato de gentileza? Você já exercitou a gentileza aqui na comunidade? Comente abaixo!

30 curtidas

Com certeza! Gentileza gera gentileza, quanto mais gentileza oferecemos, mais ela volta para nós e para o mundo ao nosso redor. É aquele tipo de investimento emocional que nunca deixa no prejuízo. :purple_heart:

17 curtidas

Que belo tópico @Elves ! Muito útil e aprendi com ele.

18 curtidas

Ótimo tópico!
Toda vez que esse tema é abordado eu me lembro de uma reportagem da globo da minha cidade sobre.

O vídeo é antigo mas demostra essa gentileza voluntaria e espontânea.

18 curtidas

Que típico maravilho :purple_heart::heart_eyes:

Esse filme é perfeito :clap:t5::clap:t5::clap:t5:

Sem dúvida, ser gentil sem fazer distinção é um ato genuíno de amor e compaixão. Respeitar o próximo é essencial para criar laços mais profundos e significativos. Não retribuir na mesma moeda, transcende a sabedoria de que “olho por olho e dente por dente” nunca será a solução para cultivar a paz e a compreensão mútua.

Ser gentil é uma vitória que preenche o coração com uma gratidão indescritível. É um sentimento tão incrivelmente gratificante, onde o verdadeiro prêmio é o calor e a alegria que se espalham por dentro.

18 curtidas

Parabéns pelo tópico @Elves :clap:t2:

A gentileza é mais que uma obrigação, pois precisamos tratar as pessoas da maneira que gostaríamos de ser tratados.

Infelizmente a gentileza é algo que está cada vez mais difícil e raro de achar. :pensive:. Como você mesmo descreveu muito bem precisamos parar um pouco e repensar as nossas atitudes e muitas vezes devido a adversidades da vida e a correia da mesma nós esquecemos desse simples ato.

Obrigado por trazer esse tópico super importante e que possamos cada vez mais cultivar a gentileza dentro de nossos corações.

18 curtidas

QUE TÓPICO SENSACIONAL!!
Precisamos praticar mais a gentileza, pois gentileza gera gentileza! Quando somos gentis, nos sentimos mais felizes, e isso e ótimo!

Bela obra para trazer para o tópico, só de lembrar do filme… :smiling_face_with_tear:

20 curtidas

Parabéns @Elves. Como está precisando disso no mundo viu. Sempre que tenho oportunidade, procuro colocar em prática.

Diz uma frase: “Atos de bondade ou gentileza pode aquecer um mes de inverno”.

19 curtidas

Com certeza! Você conhece o autor dessa frase? Não? Vou deixar linkado aqui a história do autor. O nome dele é José Datrino e é conhecido como Profeta Gentileza. :smiling_face_with_three_hearts:

É muito emocionante ver tantos atos de gentileza! Que essas ações se tornem rotina em nossas vida; que a gentileza seja contagiante! :confetti_ball:

Nossa! Superar essa cultura que devolve tudo na mesma moeda é o maior desafio do mundo atual! Vamos nos esforçar para romper com esse padrão, galera! :muscle:t2:

Muito importante tomar essa consciência: tratar os outros do jeitinho que desejamos ser tratados! Afinal, não dá pra esperar limonadas se só se planta abacaxi! :star_struck:

Eu li esse livro pela primeira vez em 2016! De lá pra cá, essa filosofia de vida me acompanha! :purple_heart:

E eu digo mais: às vezes, um ato de gentileza simples pode ser a única experiência de amor que alguém pode ter na vida. A sociedade tá cada vez mais desamorosa, infelizmente!

19 curtidas

Te falar que tô descobrindo agora, escutei essa frase a minha vida toda (Gentileza gera gentileza) e agora parando pra exercitar seu comentário, é bem interessante ter aprendido isso. :clap:

16 curtidas

Parabéns por trazer esse tópico @Elves! Ficou excelente e esse assunto é importantíssimo. :clap:t3::clap:t3::clap:t3::pray:t3::purple_heart:

Siiim, eu busco sempre ser gentil com as pessoas e tentar ser melhor do que ontem. E é impressionante, como gentileza gera gentileza. E o mundo está precisando muito disso! :pray:t3::sparkles:

20 curtidas

Mais uma indicação de filme pra lista, eu estava por fora dessa história!! Uma pequena ação de gentileza compartilhar isso com a gente @Elves

14 curtidas
10 curtidas

é por conta de conteúdos como esse que estou nesta comunidade :grin:
Para contribuir há estudos científicos sobre o assunto: Dia da Gentileza: ser gentil beneficia a saúde física e mental

19 curtidas

É isso mesmo, @ThiagoMoura! Esse é o segredo do 1%; viver de forma que você seja 1% melhor a cada dia!

Se puder, leia o livro! É incrível! :purple_heart:

Tá vendo aí, gente? Além de contribuir com um mundo melhor, ser gentil é saudável! :star_struck:

18 curtidas

Que maravilha este tópico @Elves , obrigado pelo tema e provocação :purple_heart: :purple_heart:

Gentileza é um ato que vem de dentro, é sobre como somos gentis com nós mesmos, como nos enxergamos, daí nasce a gentileza com os outros.

Ontem voltando de viagem estávamos na Rodoviária do Tietê e meu filho (14 anos) me puxou e pediu pra parar. Olhei e lá estava ele, ajudando uma senhora descer a escada rolante com as malas.

Ele:“A senhora está precisando de ajuda?”
Ela:“Olha que bom, estou sim, obrigado querido”

Meu filho acompanhou a senhora até o último lance da escada, despediu-se e continuamos a jornada de volta pra casa.

Mora aí também a felicidade, servir. O melhor lugar para viver a gentileza é o agora, no momento presente.

17 curtidas

Gentileza, algo que muitos esqueceram hoje em dia. Tópico super necessário.

15 curtidas

Deixo minha singela contribuição para esse ótimo tópico:

11 curtidas

Parabéns @Elves , ficou muito bom o tópico!! :clap:

As pessoas esquecem que até um sorriso é uma forma de gentileza…

Não esqueçamos do autocuidado e gentileza com nós mesmos respeitando nossos limites e não nos cobrando tanto ,se não exercitamos a gentileza com nós mesmos tbm não conseguimos praticar com os outros.

15 curtidas

Nunca soube que existia esse dia… :thinking: :thinking:

5 curtidas