Dia Mundial da Saúde Mental

Olá, @NuCommunity, tudo bem?

Saúde mental é crucial e não pode ser ignorada. Hoje, no Dia Mundial da Saúde Mental, é um alerta importante para cuidarmos da nossa mente.

Embora haja mais conscientização sobre saúde mental atualmente, quase 1 bilhão de pessoas em todo o mundo sofrem de transtornos mentais, e no Brasil, cerca de 12 milhões de pessoas têm depressão, a maior taxa na América Latina. Infelizmente, muitos não têm acesso ao tratamento necessário e a programas de acolhimento, o que pode levar ao agravamento do quadro.

Razões para negligenciar a saúde mental incluem falta de conhecimento, vergonha, medo de rejeição, receio de críticas, ou atribuição do mal-estar mental a fatores externos.

Preocupada com seus colaboradores, diversas empresas do Brasil e de outros países já implementaram o programa de Apoio ao Empregado (PAE). Aqui no Nubank esse benefício foi batizado de Nucare e é oferecido para os Nubankers e seus dependentes legais para que eles possam gerenciar, trabalhar, enfrentar e resolver os desafios da vida.

O Nucare visa auxiliar na resolução de grande parte dos problemas pessoais, como questões emocionais, sociais, legais e financeiras. Esse tipo de programa já é bastante conhecido internacionalmente, estando presente em mais de 90% das maiores empresas americanas. No Brasil, a cada dia mais empresas adotam este benefício para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar dos colaboradores e seus familiares.

Deixo aqui 10 hábitos que ajudam a manter em dia a saúde da sua mente:

1. Deixe as preocupações de lado. Família, trabalho, finanças e uma série de outros problemas costumam tirar o nosso sossego. Mas perder noites de sono por causa deles nunca foi nem será a melhor solução. Não deixar as preocupações virarem o centro da sua vida é uma das dicas mais importantes quando se fala em saúde mental.

2. Dedique tempo para si mesmo. Reserve momentos para si, mesmo em dias corridos, fazendo atividades que lhe deem prazer.

3. Priorize o lazer e tire férias. Priorize o descanso e aproveite suas férias, somente assim é possível refrescar a mente e se preparar para novos desafios.

4. Pratique atividades físicas regularmente. Vai melhorar o bem-estar, reduzir a ansiedade e prevenir o risco de transtornos mentais.

5. Durma bem. Tenha um sono de qualidade, evitando exercícios, estimulantes, luzes e celulares antes de dormir.

6. Se cobre menos. Seja menos autocrítico, evite cobranças excessivas sobre si mesmo, não se comparando a outros e não se espelhe em padrões sociais.

7. Use as redes sociais com moderação. Reduza o tempo gasto em redes sociais se isso afetar negativamente seu bem-estar.

8. Alimente-se bem. Prefira alimentos naturais, evitando produtos industrializados e bebendo bastante água.

9. Faça Terapia. Fazer terapia com um psicólogo é uma maneira saudável de organizar os seus pensamentos e manter a saúde mental em dia. Diferentemente do que muitos pensam, este profissional não precisa ser buscado apenas quando há um distúrbio instalado.

10. Busque ajuda. Quando sua saúde mental não estiver da maneira que você gostaria, pode ser hora de buscar ajuda médica.

Independente da sua empresa ter ou não esse benefício, que esse post sirva como um lembrete pra que você separe momentos no dia para cuidar de si mesmo. :purple_heart:

65 curtidas

Muitas vezes há todos os sinais, precisamos aprender a desenvolver nossa Empatia, Demi Lovato pediu ajuda e ninguém a escutou, o resultado muitos sabem.

21 curtidas

A mente é uma parte do corpo, precisa de cuidados como qualquer outra. Quem adoece da mente não pode ser tratado de forma diferente quem desenvolve um câncer, por exemplo. Por isso a cracolândia esta repleta de pessoas enfermas, já que o governo não desenvolveu tratamentos precoces que pudessem amparar essas pessoas antes delas chegarem no estado em que se encontram. Pessoas com problemas de relacionamento/comportamento muitas vezes evitam buscar ajuda, devido ao preconceito arraigado e cultivado pela sociedade ao longo dos anos. Geralmente as pessoas que procuram tratamentos do tipo têm receio de serem vistas como indivíduos fracos, o que não acontece com um diabético ou qualquer outra doença que acomente o corpo físico. A sociedade precisa ser curada coletivamente para providenciar tratamento para as pessoas, individualmente.

13 curtidas

Obrigado Nu.

Às vezes cuidamos de todos ao nosso redor, e esquecemos de nós. Somos o arrimo da família e, por vezes, não temos tempo de cuidar de nós mesmos.

20 curtidas

Uma coisa que eu não tenho que me preocupar é meu banco :hugs: há 6 anos que eu não tenho nenhuma dor de cabeça com esse assunto graças a você

A melhor coisa para saúde mental antes de tudo são os bons amigos. Veja eles, fala com eles cada semana, faz atividades regulares, viagem,… passa tempo com eles :wave:

19 curtidas

Saúde mental é muito importante.

22 curtidas

Nossa @Helo_M este é um tema importantíssimo e que muitas as pessoas não tem as necessidades básicas satisfeitas (alimentação, saúde, educação, dinheiro) ou ignoram mesmo, acreditando que a resposta está fora delas.

É um problema de saúde pública, de fato :exploding_head:. Gratidão enorme por trazer o tema, gostei muito das dicas, certamente ajudará muitos membros por aqui, eu já anotei algumas para colocar em prática :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

Seguimos…

20 curtidas

Tema extremamente valioso, @Helo_M! Obrigado por trazer a discussão.

Assim como cuidamos do corpo, a saúde mental influencia nosso modo de lidar com desafios, relacionamentos e metas. Além das excelentes dicas compartilhadas, acrescento a prática da meditação para cultivar a paz interior. Nossa saúde mental está diretamente ligada a qualidade de vida, então devemos cuidá-la com muito carinho. :purple_heart:

17 curtidas

Tema importantíssimo @Helo_M às vezes tratado como tabu, mas que precisa ser cada vez mais discutido.

Vi que preciso melhorar em alguns.

Também é super importante manter bons relacionamentos. Estar perto da família e amigos que você ama e que te respeitam faz muito bem. Relacionamentos tóxicos só fazem mal.

18 curtidas

Que tópico sensacional @Helo_M. Boas dicas.

Aqui na academia que frequento tem uma frase: “Mente sã corpo são”.

16 curtidas

Eu dou muito valor a saúde metal que qualquer outra coisa

15 curtidas

Tópico extremamente importante.

14 curtidas

Muito bom, @Helo_M! É um assunto importantíssimo e, infelizmente, negligenciado por muitas empresas. Que bom que o Nu se preocupar com esse cuidado! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::pray:t3::purple_heart:

16 curtidas

Olha só… muito bom ver o velhinho cuidando da saúde! :clap:t3::clap:t3::clap:t3::purple_heart:

16 curtidas

Excelente tópico @Helo_M

É muito importante cuidar da saúde mental, sei muito bem como isso me afetou anos atrás, e não desejo a ninguém.

17 curtidas

Aqui é cultura fi.

12 curtidas

Para nós a saúde mental é muito importante

10 curtidas

Show @Helo_M! :clap: :clap: :clap:
Tema essencial nos dias atuais!
Eu acrescentaria nessa lista o hábito de ler. Estimula a mente e até diminui a probabilidade de desenvolver Alzheimer.

16 curtidas

@Helo_M

Muito bom, termos um tempo pra si mesmo, ajuda muito.

14 curtidas

Ótimo tópico @Helo_M! Precisamos sempre ter uma boa saúde mental, apesar dos dias atuais estarem difíceis para muitos. Por isso é importante da um atenção para nossos amigos, com certeza será significativo. :purple_heart:

13 curtidas