Dia Mundial do Café: mais do que uma bebida ☕️

Bom dia, pessoal! :coffee: Hoje é o Dia Mundial do Café, e vamos celebrar juntos essa delícia que vai além do sabor irresistível! Já mencionei aqui o quanto o café me traz uma sensação de paz. E vou confessar que fico bastante agoniado quando escuto alguém falando em economizar cortando o cafezinho… Hoje, nada disso! :joy:

Eu não quero falar de economia (pelo menos não daquela que você “economizaria” deixando de tomar seu cafezinho). :money_with_wings: O café inspira nossas conversas e impulsiona nossa economia brasileira. Com números impressionantes, como o crescimento de 8,2% na produção em 2023, conforme relatório da CONAB, fica evidente o impacto positivo que o café tem em nossa economia.

O café é muito mais do que uma bebida para acordar ou aquecer o corpo num dia frio. É parte da nossa cultura, da nossa história! :tada: Uma das commodities mais valiosas do mundo, ele gera renda e sustenta milhões de empregos em todo o Brasil, desde aqueles que o plantam até os que preparam essa bebida que eu considero “mágica”. :dizzy:

E tem mais! O café tem um impacto social profundo, muitas vezes servindo como ponto de encontro para conversas, negociações e momentos de relaxamento. Ele une as pessoas em torno de uma xícara, estimula a criatividade e impulsiona a produtividade em escritórios e empresas em todo o mundo. Alô “time do chá”, vocês também se sentem assim? :eyes:

Então, neste Dia Mundial do Café, vamos elevar nossas xícaras em homenagem a essa incrível bebida e ao papel vital que desempenha em nossas rotinas e em nossa economia. Que possamos apreciar não apenas o sabor do café, mas também sua grande riqueza cultural e econômica.

Me conte nos comentários o que o café significa para você e como ele faz a diferença no seu dia a dia. Vamos celebrar juntos essa paixão que nos une! :purple_heart: :point_down:

50 curtidas

Café é vida.

Sem coffee na manhã, a tarde e a noite, meus neurônios não funcionam.

23 curtidas

Eu sou um extraterrestre, não gosto de café. rss :slightly_smiling_face:
Mas, adoro sobremesas de café.
O café representou pra mim sustentabilidade. Durante o meu mochilão, uma das minhas fontes de renda era a venda de brigadeiros e um dos que fazia majs sucesso era o brigadeiro de café. :coffee:
Hoje, faço pra minha família. Minhas sobrinhas amam! :yum:

É feito com cacau em pó 100%, leite condensado, manteiga e café e coberto com cacau em pó.

25 curtidas

Amo meu cafezinho diário :heart_eyes:

21 curtidas

Tópico delicioso como um café fresquinho de manhã com queijo fresco! :coffee::cheese:

@Julian_Lopes :fist_right::fist_left:

24 curtidas

Um brinde ao maravilhoso tópico:

25 curtidas

A melhor parte do dia pra começar o dia. Arrasou no tópico! :purple_heart:

28 curtidas

Só começo meu dia depois de um bom café pra animar o dia :white_heart:
:coffee:

26 curtidas

Quero caféééé!!!

19 curtidas

Desbloqueou memórias! :heart_hands:

0ad929_22b1bedd46774c32bf77af92756ba22d~mv2

24 curtidas

Sinais de um excelente domingo pela frente hoje! :smiling_face:

:point_down:

25 curtidas

Quero cafée,
se eu não tomo eu fico com dor de cabeça.
Sou do tipo que toma café ate a noite e consegue dormir normalmente.

ps: não sou viciado, eu paro quando quiser, eu só não quero :face_with_peeking_eye:

22 curtidas

Delicia! :purple_heart::coffee:

24 curtidas

Café é o ponto fraco da maioria, eu amoooo não fico sem o meu! Passei até um cafezinho pra acompanhar o post :face_with_hand_over_mouth:

E não nego que gosto muito de uma tb

26 curtidas



25 curtidas

Tudo começou no Pará

O primeiro pé de café do Brasil não foi plantado no Sudeste [do Pará], que se tornaria a maior região produtora do país, nem tampouco no Sul ou no Centro-Oeste.

Foi no Estado do Pará que a primeira muda foi introduzida no país, pelas mãos de Francisco de Melo Palheta, funcionário brasileiro a serviço de Portugal, que ocupou o cargo de sargento-mor no Estado.

Foi em uma expedição à Guiana Francesa em 1727 que ele ganhou da esposa do governador francês Claude d’Orvilliers, um punhado de sementes e algumas mudas de café.

Tudo clandestinamente, já que a exportação era proibida pela França. Depois, o desembargador Castelo Branco levou algumas mudas para o Rio de Janeiro, para fazer alguns experimentos.

Por aprovação de Dom João VI, a então capital do país se tornara um grande cafezal no início de 1800.

Fonte: Pressca blog

22 curtidas

@Julian_Lopes parabéns pelo tópico! Amo café! :purple_heart:

Particularmente, gosto de tomar o café fraco, por que, o café fraco sempre está acompanhando de um queijo, de um bolo, de um biscoito e por aí vai… Já o café forte, só anda sozinho, não têm nada acompanhando! :rofl:

Uma outra que percebi: Que a minha personalidade se assemelha muito com o café:

Eu sou igual o café, as vezes doce, as vezes a amargo, mas nunca frio, sempre quente! :smiling_face_with_three_hearts:

Um bom café pra todos! :coffee:

23 curtidas

O café é simplesmente o combustível para um dia bom, eu enquanto não tomar um café o dia não começa.

E no meio do dia pode ser até ser calmante durante o stress do dia dia, nada melhor que um café para relaxar.

24 curtidas

@Julian_Lopes eu tomo café todo dia o dia todo

25 curtidas

Nossa que da hora essas capsulas do star wars , nunca tinha visto
Cafe orfeu já tomei bastante, é bom mesmo

17 curtidas