Dia mundial do doador de sangue

Hoje é um dia muito especial que comemora-se o dia mundial do doador de sangue. Considerado como um gesto de solidariedade e amor,esta data não pode passar despercebida.
Criada por iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2005, a data é uma homenagem ao nascimento de Karl Landsteiner, imunologista austríaco que descobriu o fator Rh e várias diferenças entre os diversos tipos sanguíneos.

O tema da campanha global este ano é “20 anos celebrando a generosidade: Muito obrigado, doadores de sangue!”.



Parabéns a todos os voluntários!

36 curtidas

Excelente atitude! É sempre bom fazer o bem. :purple_heart:

17 curtidas

Que bacana, isso me fez lembrar que esse ano eu não fiz minha doação ainda.
vou deixar anotado aqui, melhorando da minha tosse eu vou lá fazer minha parte.

17 curtidas

Ser doador é muito importante e é um ato que pode salvar vidas.

E ainda tem vantagens, vários eventos quem é doador regular e tem a carteirinha em dia consegue pagar meia entrada. Além de alguns concursos também estarem usando como critérios de desempate.
Você ajuda pessoas e ainda é beneficiado.

21 curtidas

Bem lembrado, já vi artistas e cantores realizarem shows que para a entrada era justo a doação, achei a atitude incrível. :clap:t4:

15 curtidas

Parabéns pela iniciativa e pelo gesto de solidariedade @claudiolsa . Doar sangue salva vidas!

Neste exato momento em que escrevo meu cunhado está sendo contemplado coma um bolsa de sangue em um centro médico!

16 curtidas

Parabéns por esse gesto, @claudiolsa. É muito bom ajudar as pessoas e saber que podemos estar salvando vidas! :clap:t3::clap:t3::clap:t3:

14 curtidas

Um belo gesto!! Doação de sangue e de órgãos deveria ser um tema com maior visibilidade da a importância deste gesto!

Vale lembrar o tipo o sangue tipo O sempre está em estado crítico nos hemocentros!! Quem puder doar, doe!!

15 curtidas

Especificamente o O negativo, que é conhecido como “Doador Universal” e em situações críticas e urgente, é o que pode salvar qualquer outro tipo sanguíneo! :slightly_smiling_face:

14 curtidas

Que excelente notícia @Manoel_Enio .
Muita saúde para seu cunhado e toda família.

12 curtidas

Parabéns @claudiolsa !!! :clap: doar sangue é um gesto muito nobre , e quem precisa agradeçe, infelizmente os estoques estão quase sempre abaixo do necessário.
Doei uma única vez , passei muito mal e acabei desmaiando, mas um dia quero poder voltar a doar.

13 curtidas

A intenção foi muito válida.
Haverá uma próxima oportunidade.
:clap::clap::clap::clap:

12 curtidas

Muito obrigado! :pray:t6:

10 curtidas

Pra complementar, sobre a doação de Sangue.

[…] Novidades - 10 motivos para doar sangue (santacasajf.org.br)

10 motivos para doar sangue

1- Uma única doação pode salvar até quatro vidas
Doar sangue é uma atitude simples, rápida e segura que pode ajudar até quatro pessoas. Quando alguém precisa de uma transfusão de sangue, só pode contar com a solidariedade.

2- Não existe substituto para o sangue
Nenhum medicamento pode substituí-lo; não podemos fabricá-lo, ele só é obtido através da doação de um ser humano a outro.

3- Não há risco de contrair doenças durante a doação
Além de todo material utilizado durante a coleta ser esterilizado e descartável, todos os candidatos a doação são submetidos a uma entrevista clínica, onde serão avaliados os critérios de doação, conforme legislação vigente do Ministério da Saúde/Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Sendo assim, não há nenhum risco de contrair qualquer doença durante a doação.

4 - Seu organismo repõe rapidamente o sangue doado
Um adulto, seja do sexo masculino ou feminino, possui em média cinco litros de sangue em seu corpo. E em uma doação são coletados no máximo 450 ml. E Esse volume é reposto em 24 horas pelo organismo.

5- O doador tem direito a um dia de folga no trabalho
Voluntários que doarem sangue têm direito a um dia de folga a cada 12 meses trabalhados, desde que a doação esteja devidamente comprovada, de acordo com os termos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT).
Apesar da legislação vigente, vale ressaltar que a doação de sangue é um gesto voluntário e altruísta e, portanto, não deve ser encarada como um benefício próprio.

6- A doação é rápida!
Doar sangue é muito simples e fácil, todo o processo não dura mais que 1 hora. As etapas para o processo são: cadastro do doador, teste de anemia, verificação da pressão arterial, batimentos cardíacos, peso, temperatura e questionário sobre saúde, voto de autoexclusão, a doação e o lanche pós-doação.

7- A doação de sangue não faz ninguém engordar ou emagrecer
A doação de sangue não interfere em nada no peso do doador. Isso é apenas um mito.

  1. Ajudar outras pessoas faz bem para você também
    Doar sangue é uma opção voluntária e altruísta. Tanto quem recebe quanto quem doa sangue é beneficiado, pois afeta positivamente doador.

9 - Check-up gratuito
Antes da doação, o indivíduo é submetido a uma série de exames para controle de qualidade. Esses exames também são vantajosos ao doador, uma vez que permitem que ele obtenha um panorama sobre a própria saúde sem precisar custear o valor dos exames.
Os exames para doação de sangue incluem Sífilis, Hepatite B e C, Doença de Chagas, AIDS, assim como detecção para os vírus do HTLV I e II.

10 - É indolor
O processo de retirada do sangue é indolor, a sensação é a mesma da coleta de sangue para fazer exame.

Quem pode doar
· Ter e estar com boa saúde;
· Não ter tido hepatite após 11 anos de idade;
· Pesar acima de 50 quilos;
· Ter idade entre 16 e 69 anos. Jovens de 16 e 17 anos poderão doar se acompanhados do responsável legal ou portando autorização desse, com cópia do documento de identidade do responsável. Pessoas com mais de 61 anos poderão doar se tiverem realizado pelo menos uma doação antes dos 60 anos;
· Dormir bem na noite anterior à doação;
· Se for doar pela manhã, alimenta-se antes. Após o almoço, dê um intervalo de 3 horas;
· Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
· Não ter sido submetida a exame de endoscopia ou broncoscopia nos últimos 6 meses;
· Não ter sido exposto a situação de risco acrescido para doenças sexualmente transmissíveis.

11 curtidas

Boa @FernandesPrazeres. Trouxe o guia completo para o doador! :clap:t3::clap:t3:

11 curtidas

Uma causa extremamente relevante.
Parabéns pela atitude @claudiolsa :clap:t4:
Doar sangue vai além da humildade… É sinônimo de empatia com o próximo. Parabéns a todos os doadores! :drop_of_blood:

10 curtidas

Já fui doador regular por alguns anos, mas parei. Pois toda sociedade precisa contribuir com esse gesto, não se pode deixar apenas nas costas de alguns, mesmo sendo algo voluntário. Também já trabalhei em três eleições e já fui jurado no fórum duas vezes. Isto é, já fiz a minha parte como cidadão na construção de uma sociedade melhor. :relieved:

5 curtidas

Parabéns pelos exemplos de cidadania @Edson_Bezerra .

6 curtidas

:clap: :clap:

Só complementando:

· Não ingerir bebida alcoólica nas 12 horas antes da doação.

· Evitar fumar 2 horas antes e após a doação.

Evitar ingerir alimentos gordurosos.
:wink:

7 curtidas

Boas observações @Limah .
Obrigado por contribuir.

6 curtidas