Dia mundial dos Museus - 18/05

O objetivo desta data é incentivar a população ao hábito de visitar e apreciar os museus, seja de arte moderna, clássica, contemporânea e etc.

Os museus são espaços culturais onde são apresentadas exposições de obras artísticas sobre os mais variados temas e estilos.

Todos os anos, em 18 de maio, desde 1978, a comunidade internacional de museus se reúne para se conectar com o público e destacar o papel vital dos museus em servir a sociedade e promover seu desenvolvimento. Além disso, gostaria de destacar que, desde sua criação em 1978, o ICOM tem mantido com orgulho a valiosa tradição de criar um pôster para o Dia Internacional dos Museus a cada ano. Esses pôsteres servem como representações vibrantes, capturando a essência do tema e encapsulando o espírito de nossa celebração global. Como exemplo, aqui está o pôster do IML de 1978 criado pelo Comitê Nacional do ICOM da Romênia:

A cada ano a ICOM escolhe um tema específico para debater durante o Dia Internacional dos Museus.

O tema deste ano é “Museus, sustentabilidade e bem-estar”.

Os museus fazem uma contribuição fundamental para o bem-estar e o desenvolvimento sustentável de nossas comunidades, eles estão em uma posição única para criar um efeito cascata que promove mudanças positivas.

Os museus podem contribuir de várias maneiras para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: desde o apoio à ação climática e a promoção da inclusão até o combate ao isolamento social e a melhoria da saúde mental.

Quando falamos em sustentabilidade o Nubank, como sempre, tem mandado muito bem, confira as ações no blog do Nu :point_down:t5: :point_down:t5:

“O ESG dentro do Nubank faz parte da nossa cultura, dos nossos negócios e da nossa maneira de agir. O resultado do ranking demonstra que estamos no caminho certo.” (Christianne Canavero, Diretora de ESG)

https://blog.nubank.com.br/tag/sustentabilidade/

E você tem uma história, relato ou fotos para compartilhar sua experiência sobre Museus?

25 curtidas

Otimo post,

aqui em SP tem otimos Museus,
mas o que eu mais frequento é o do MIS , sempre tem expossições diferentes lá

Vale sempre a visita

11 curtidas

@Everton_J_da_Silva nossa verdade, tem um de história natural que estou planejando ir, eu adoro essas coisas!

5 curtidas

Ao mesmo tempo q eu amo museus, eu tbm não gosto tanto assim :rofl: Eu adoro mais os q são interativos, q podemos participar, q tem palestras etc… preciso de atividades, não só de olhar pra um quadro na parede, acho meio chato e não entendo :sweat_smile:

Eu fui em um uma vez q nem parecia um museu, era um de ciências em q vc podia “testar” as coisas, interagir, passar a mão, ligar as máquinas, tinha uma parte explicando sobre represas e hidroelétricas em q vc mesmo podia subir e descer as barragens, e eu me senti uma crinaça de 23 anos mto feliz :rofl: :rofl:

16 curtidas

@lorenatelles assim deve ser mais legal ainda, tem algum assim aqui em SP? você sabe informar? : )

4 curtidas

Não sei dizer, não sou de SP :sweat_smile: mas sei q a maioria das exposições q tem no BR q são desse tipo sempre vão pra SP

10 curtidas

@lorenatelles eita rs, vou dar um google aqui então : )

8 curtidas

Também concordo com @lorenatelles!

Tanto anos que morei aqui em Natal e nunca tive tanto interesse em museus até ir para São Paulo conhecer os de lá e me impressionar.

Museu do Ipiranga e Museu da Língua Portuguesa são os mais interativos que conheço, tem também o que fica dentro do shopping Eldorado o Museu das Ilusões sensacional para tirar foto e se divertir.

11 curtidas

Parabéns pelo tópico @ClaudioSilvaDigital :clap:

Eu trabalhei como guia no Museu da Misericórdia que fica no Centro Histórico de Salvador o acervo tinha alguns destaques como a cadeira feita exclusivamente para a visita de D. Pedro II, em 1859, ( que td mundo morria de vontade de sentar :face_with_hand_over_mouth: mas era proibido até mesmo tocar), a escrivaninha q pertenceu a Ruy Barbosa, e um quadro que retrata Antônio de Lacerda, projetista e executor da obra do famoso Elevador Lacerda.
Moro bem próximo ao Museu de Arte Moderna da Bahia, além das exposições tem um píer com a vista maravilhosa da Baia de todos os Santos e tem tbm a noite do Jazz aos sábados .

7 curtidas

Tem o Museu Catavento, tem bastante coisa legal lá

Normalmente é um passeio mais com crianças pq tem vários experimentos , mas vale a pena a visita

8 curtidas

Que bacana, @ClaudioSilvaDigital! Valeu pelo tópico. :slightly_smiling_face::purple_heart:

8 curtidas

Eu sempre gosto de visitar um Museu pela primeira vez. Sempre tem alguma coisa diferente que chama atenção.

Um fato pra vocês: todos os NuMentors em Ação que rolaram aqui em BH tiveram uma visitinha em algum Museu. #cultura

A esquerda eu e o @guilhermereistg no CCBB numa exposição dos grafiteiros Os Gêmeos e a direita eu e o @Mr.Xis no Museu das Minas e do Metal.
16 curtidas

Ontem saiu uma matéria bem legal no Jornal Nacional

Sempre mesmo :+1:t5:

É só se programar e :running_woman: :running_woman: :running_woman:

:rofl: :joy: :rofl: isso é o que vale :purple_heart: :purple_heart:

Verdade tem museu de toda categoria

Que top seu relato :facepunch:t5: :clap:t5: :purple_heart:

Dá uma conferida na matéria de ontem no JN, bem interessante.

Sempre nos surpreendem :purple_heart: :partying_face:

10 curtidas

@Alexandre_Niess e @guilhermereistg Ficaram ótimos!!! \O/ : ))

5 curtidas

Com certeza!

Desde pequeno, sempre tive o hábito de visitar diversos museus e ainda continuo fazendo isso. Tive a oportunidade de vivenciar várias experiências interessantes ao longo do tempo. Recentemente, tive a chance de visitar o Museu Judaico em São Paulo, que me chamou bastante atenção pela sua impressionante estrutura. Fiquei surpreso ao descobrir que era necessário passar por um detector de metal para entrar no museu, parecia que eu estava prestes a embarcar em um avião. Uma vez dentro, pude aprender mais sobre a história judaica.

Não posso esquecer dessa experiência, falei com @FelipeMoraes que eu queria conhecer a B3 e ele topou, foi a primeira vez que visitei a Bolsa e a experiência foi tão maravilhosa que decidi voltar mais uma vez este ano.


Olha nois aí

Minha 2°

Outro local que me impressionou bastante foi o Museu do Amanhã, onde pude testemunhar a inovação e o impacto ambiental em destaque. Definitivamente, é uma experiência que vale a pena vivenciar e conhecer.

A exposição inédita dos talentosos grafiteiros Os Gêmeos estava incrível, foi uma experiência memorável e realmente marcante.

Obrigado, por essa lembrança, esse dia foi simplesmente sensacional.

Obrigado :smiling_face:

Resumidamente, a cada museu que visito, vivencio uma nova experiência, onde posso conhecer um pouco mais da história local. Cada visita é única e enriquecedora.

12 curtidas

Caraamba fazia tempo que eu não via o museu do amanhã, lembro que fui no dia da inauguração, quer lugar gostoso!! foi super legal!! além de lindo!

5 curtidas

Já visitei alguns museus muito legais aqui no sul, entre eles cito o Museu do Contestado de Irani-SC e o Museu das Missões em São Miguel das Missões-RS. Mas o museu que mais me marcou foi o Museu do Holocausto de Curitiba. Na época que fui não era permitido fotografar o acervo do museu, para visitação era necessário agendar pelo site, e a entrada era permitida somente para maiores de 12 anos. Lá me emocionei com o que vi, li e ouvi.

8 curtidas

Realmente ele é magnífico :heart_eyes::heart_eyes::heart_eyes:

3 curtidas

Também amoooo Museu de Historia Natural.
No Rio amava o Museu Nacional, tanto adultos quanto crianças se divertiam ali.

1 curtida

Eu estava relembrando alguns momentos e lembrei desse tópico. Essa foto foi de um museu natural que fui, esse bicho era enorme!

bonito, mas admito que também assustador.

9 curtidas