Dicas básicas sobre impostos em operações com Criptomoedas

Considerando que a responsabilidade pelo controle dos ganhos de capital com criptomoedas é do investidor, cabendo a este contratar um contador especializado, fornecendo os dados necessários para geração da Guia correspondente, ou o próprio investidor efetuar essa operação, segue abaixo, alguns links relevantes sobre o tema, que poderá ser de grande valia, para quem está iniciando nessa jornada e está meio perdido.

Apurar imposto sobre ganhos de capital
Declarar operações com criptoativos
Download do Programa Ganhos de Capital
Consulta Códigos de Receita (para quem for efetuar o recolhimento em atraso)

Lei 14.754/23
Dispõe sobre a tributação de aplicações em fundos de investimento no País e da renda auferida por pessoas físicas residentes no País em aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior

Instrução Normativa RFB nº 2.180, de 11 de março de 2024
Instrução Normativa RFB nº 1888, de 03 de maio de 2019

Manual de preenchimento da obrigatoriedade de prestação de informações relativas às operações realizadas com criptoativos à Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil (RFB)

29 curtidas

Considerando as conversões de Nucoins para BTC e USDC (e, certamente, a venda destas criptos), bem como o aumento vestiginoso da cotação do BTC, que tem como consequência, em muitos casos, a venda desta moeda, suas dicas são de extrema importância @LuizGSF , muito obrigado!

Como sou iniciante na área de operações com cripto, já estou me debruçando nas informações e solicitando extrato ao Nubank, que é onde faço operações de cripto.

19 curtidas

Olá @LuizGSF ,parabéns pela postagem. Dicas muito importante e instrutivas.

10 curtidas

Obrigado pelos conteúdos @LuizGSF! Precisamos sempre de boas informações como essas.

11 curtidas

Conteúdo maravilhoso! :purple_heart: :sparkles:

7 curtidas

Solicitei meus extratos hoje. Me pediram 3 dias úteis para enviarem. Amanhã vou tentar novamente com outro atendente. Acredito que só passei do limite agora no mês de outubro.

2 curtidas