Considerando que a responsabilidade pelo controle dos ganhos de capital com criptomoedas é do investidor, cabendo a este contratar um contador especializado, fornecendo os dados necessários para geração da Guia correspondente, ou o próprio investidor efetuar essa operação, segue abaixo, alguns links relevantes sobre o tema, que poderá ser de grande valia, para quem está iniciando nessa jornada e está meio perdido.
Lei 14.754/23 Dispõe sobre a tributação de aplicações em fundos de investimento no País e da renda auferida por pessoas físicas residentes no País em aplicações financeiras, entidades controladas e trusts no exterior…
Considerando as conversões de Nucoins para BTC e USDC (e, certamente, a venda destas criptos), bem como o aumento vestiginoso da cotação do BTC, que tem como consequência, em muitos casos, a venda desta moeda, suas dicas são de extrema importância @LuizGSF , muito obrigado!
Como sou iniciante na área de operações com cripto, já estou me debruçando nas informações e solicitando extrato ao Nubank, que é onde faço operações de cripto.
Solicitei meus extratos hoje. Me pediram 3 dias úteis para enviarem. Amanhã vou tentar novamente com outro atendente. Acredito que só passei do limite agora no mês de outubro.