Dicas de segurança para a sua Conta Bancária

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Você sabia que existem medidas de segurança simples que você mesmo pode tomar para que o seu roxinho e demais cartões estejam protegidos? Vem com a gente que vamos te contar!

  1. Evite usar senhas padrão! Sabe aquela senha que você usa para as redes sociais e cadastros em lojas onlines? Não é seguro que seja a mesma utilizada no seu email e no acesso ao app do Nubank, recomendamos que você tenha uma senha única para cada servidor.

No nosso blog damos algumas dicas de como criar uma senha segura, passa lá depois para conferir: https://blog.nubank.com.br/cartao-nubank-como-criar-uma-senha-segura/.

  1. Evite deixar a sua senha anotada! É uma medida simples, mas bem importante para que ninguém mais tenha acesso a ela. Lembrando que a sua senha é de uso pessoal e intransferível e que o cartão não deve ser utilizado por terceiros, assim como informado na cláusula 6.1.3 de nosso contrato. Se tiver mais dúvidas em relação a isso, pode também dar uma olhadinha aqui: https://nubank.com.br/contrato.

  2. Use o cartão virtual para compras online. Ficará disponível um número de cartão diferente do cartão físico, o que te permite apagá-lo quando quiser. Para gerar um cartão virtual é bem fácil: na tela inicial do aplicativo, clique no atalho (quadradinhos que aparecem na parte de baixo) na opção "Cartão Virtual” e depois clique na opção “Gerar cartão”. Você pode encontrar mais informações sobre o Cartão Virtual no nosso blog também: https://blog.nubank.com.br/cartao-de-credito-virtual-para-que-serve/.

  3. Esteja sempre atento(a) ao seu cartão e documentos de identidade para que não sejam utilizados por terceiros sem prévia autorização e conhecimento da sua parte. Uma boa dica é não tirar ou mandar fotos de você com a sua documentação, ou somente do próprio documento a pedido de alguém, pois pode ser que as imagens não sejam utilizadas para os fins informados.

  4. Lembre-se que o Nubank não solicita a sua senha por email, telefone ou qualquer canal de atendimento. A sua senha é individual, intransferível e apenas você deve ter acesso a ela. Dessa forma orientamos a não passar a sua senha para ninguém, mesmo que se identifique como do Nubank. Pode desconfiar daquele email ou telefonema perguntando os seus dados pessoais, combinado?

  5. Garanta que sua senha não está acessível a visão de terceiros, quando for utilizá-la em estabelecimentos .

  6. Verifique se é o seu cartão que está sendo devolvido. Sabemos que existe um golpe chamado “troca de cartão” em que podem tomar o seu cartão e trocar por algum outro parecido enquanto você estiver distraído. Tomando atenção a esse momento você evita que o seu cartão seja extraviado.

  7. Evite acessar a sua conta de dispositivos que não sejam seus, mesmo que sejam de parentes, colegas e conhecidos, dessa forma você protege os seus dados e evita acessos indevidos e não autorizados.

  8. Ative o Touch Id e/ou Face Id para desbloquear o app. Touch id e o Face id são leitores de impressão digital e facial, serviços bem bacanas que podem aumentar a sua segurança.

Caso você tenha interesse em ativá-los, basta clicar no seu nome no início de app, selecionar “Configurações do app” e ativar a Autenticação biométrica. Lembrando que o seu dispositivo deve permitir a utilização de tais sistemas e, que tanto a face quanto a digital devem ser cadastradas anteriormente nas configurações do aparelho. Bora lá?

  1. Confira os dados do destinatário ao pagar um boleto. Lembre-se de se certificar de que o pagamento está realmente sendo enviado para o beneficiário desejado. É importante sempre checar os dados do beneficiário no caixa eletrônico ou Internet Banking antes de confirmar uma transação, caso você esteja fazendo o pagamento na boca do caixa, pode solicitar que o atendente confira para você.

  2. Não acredite em todas as mensagens que receber. Caso você receba uma mensagem no Whatsapp de um parente, amigo ou conhecido te pedindo para realizar transferências, cuidado!!! Vale dar uma ligadinha para conferir se é realmente a pessoa que está entrando em contato com você ou se aquele aparelho pode ter sido comprometido ou hackeado.

Essas foram as nossas dicas!! São métodos simples, que podem te ajudar no dia a dia com a segurança da sua vida financeira. Dessa forma, nossos dados ficam mais protegidos. Esperamos que essas orientações possam te ajudar. Conte com o roxinho para viver uma vida sem preocupações e dores de cabeça.

Caso tenha alguma dúvida sobre sobre esse texto, ou se depare com qualquer situação parecida com o que citamos, fuja o mais rápido possível. Nós temos um time que está pronto em te ajudar! Basta entrar em contato conosco por qualquer um dos nossos canais de atendimento https://nubank.com.br/contato/.

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UAUU super dicas!! :boom:

Um familiar já caiu no número 7
Número 8 certíssimo tbm
Seguindo à risca todos :wink:
valeuu @gabi.r

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Super dicas, eu geralmente sigo todas ,muito bom ver o nu, com essas dicas importantes

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Ótimas dicas!

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Eu tenho 3 cartões com a mesma senha, e meus e-mails a senhas são bem parecidas kkkk mas uso aplicativos e verificações de 2 etapas. no aplicativo do Nubank tenho uma senha diferente de todas.

Eu anoto no Evernote :grimacing: mas crubro algumas letras e numeros com asteriscos porque fica fácil de lembrar. caso alguém hackear minha conta que tmb tem verificação em duas etapas.

Show sempre uso. e caso tenho alguma suspeita bloqueio ou excluo na hora. (e sem essa de dados atualizados automaticamente da MasterCard)

Sempre

BOOOA esta tendo muita fraude, inclusive aqui na comunidade já teve bastante relatos.

Confesso que ultimamente não tenho me preocupado com isso digito minha senha descaradamente, já teve até caso em loja que o balconista é amigo meu eu disse pra ele digita a senha ai é 0000 :man_facepalming:t2:

isso requer muita atenção pois ainda acontece muito a troca de cartão. principalmente esses lisos na frente que os números vem atras.

Nunca!!! tenho receio até de acessar pelo meu, quem dirá dos outros kkkkk

ATIVADO!

Outra coisa muito importante

isso serve para SMS, Redes Sociais, e-mail inclusive por telefonema.

Obrigado @gabi.r :clap:t4::clap:t4::clap:t4::clap:t4::clap:t4:
isso é um verdadeiro manual de instrução :smile::smiley:

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Excelente dicas. Quanto as senhas, guardo no meu banco de senhas, pois, são tantas que dá um nó na mente. :clap::clap::clap: @gabi.r

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:clap: :clap:

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Hoje em dia, todo cuidado é pouco :tipping_hand_woman:t3:

Amei as dicas, sigo todas!!
#gostei :purple_heart:

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Todo esclarecimento é bem-vindo!

Tópico F@v0r1t@d©¡

:metal::metal::metal::metal:

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NFC, sempre que possível.

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Todas dicas muito boas, @gabi.r!
É preciso ser cuidadoso e até desconfiado.
Faltou mencionar que, usando contactless e não deixando outra pessoa pegar no teu cartão, o perigo de clonagem diminui muito.

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Excelentes dicas @gabi.r.

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Amo esse cuidado que a nubank tem com seus clientes!

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Nossa isso aqui muito sim!
Eu fico com o olho grudado no cartão quando preciso entregá-lo para o lojista na hora de passar na maquininha. Já tive esse problema com notas e é tão rápido, que hoje na era do cartão prefiro não arriscar!

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Ótimo tópico.

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Esse é o meu pior ‘‘mal’’, tento sempre centralizar as senhas, agora procuro sempre usar combinações diferentes de Letras, Números e Símbolos quando é permitido.

Um dos pontos de mais debate aqui na Comunidade.

E nunca esqueça de descadastrar ele no Site se não foi pagamento mensal, por conta da atualização automática certo?

Um dica que eu faço também, é sempre Olhar na Maquininha, se realmente está no campo senha, já vi golpes que deixam no campo valor, e quando se digita a senha, fica no visor (Pessoas que não olham a tela), assim eles falam que deu ‘‘erro’’ mas na realidade, eles agora tem a senha do seu cartão.

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Eu uso um gerenciador de senha, então só me preocupo em trocar periodicamente a senha dele :smiley:

É uma das funções que mais uso no app :purple_heart:

Eu sempre pego e coloco direto na carteira, mas a partir de agora vou tentar ter um pouco mais de cuidado D:

Essa dica é importantíssima e vale para todos os serviços! Já vi muita gente caindo em confusão por conta disso.

Excelente tópico! Se todos seguirem essas dicas muito dificilmente terão problemas :smiley:

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E a principal deveria partir do Nubank, a possibilidade de desativarmos o NFC do cartão.

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Também considero essa bem importante.

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Tem uns meses que a opção Cartão Virtual não está funcionando para mim. A seguinte frase aparece: “Estamos passando por problemas técnicos, por favor entre em contato com nosso suporte por outro canal”