Dicas efetivas de investimento para iniciantes? — QUERO!

Desculpa o textão e o desabafo

Vi muitos tópicos aqui com dicas de como fazer um planejamento financeiro, como controlar os gastos, apps de planejamento financeiro, dicas de finanças pessoais.

Mas eu já estou achando isso tudo tão superficial, sabe?

Eu sou aquela pessoa que já está com as contas em dia, já aprendeu a poupar com a nuconta, tá com uma grana boa guardada lá, agora quer dar um passo além, mas não entende nadica de nada sobre mercado financeiro.
Então acho que a galera que já manja dos paranauês de investimento poderia começar a dar umas dicas mais aprofundadas sobre como dar os primeiros passos, por onde começar a estudar sobre investimentos, quais livros ler, o que significam essas siglas IPCA, LCI, LCA, etc, como escolher os melhores investimentos… Não só canais do youtube.
Eu vejo a galera falando de “Home broker”, “Derivativos”, “IPO” com a maior naturalidade e eu fico me sentindo um ET.

Eu não vou ficar rica só usando a Nuconta, gente, me ajuda!!
Não escondam o ouro!
Tem espaço no mercado financeiro para todos (eu acho).

25 curtidas

da uma olhada neste conteúdo… muito bom

5 curtidas

Eu já sigo o me poupe.
Obrigada

1 curtida

olha eu uso realmente a plataforma da modal, tem taxas boas para investimentos.
agora depende muito do seu perfil de investimentos

1 curtida

a nuconta é bem parecida com o tesouro selic.
tem que achar uma corretora que para você seja boa.
meu requisitos particulares são corretoras que não cobrem custodia(valor que paga mensal por uma determinada operação) sobre produtos ou que seja um valor bem baixo.

2 curtidas

o que vocêjá conhece ou tem investido para poder ajudar.
tesouro?
nuconta?

2 curtidas

Tenho a Nuconta e uma conta no BTG para investimento, mas como não entendo, continuo na renda fixa, porém em fundos de investimento com uma rentabilidade maior que a Nuconta.

Mas queria aprender para sair da zona de conforto da renda fixa, sabe?

1 curtida

sei bem… me aventurei nas ações ano passado e foi uma experiencia de como não fazer…kkk
mas de agora como não errar…
tenho mais conhecimento na renda fixa, não to no zero de renda variavel, mas o medo ja perdi.
Uma dica tem debentures incentivada? É uma boa opção também, não incide IR

2 curtidas

Tenho não, mas tá aí um dos motivos do meu tópico.
Eu fui saber o que são debêntures a bem pouco tempo e ainda tem muitos termos do mercado financeiro que eu ainda não entendo. Acredito que muitos aqui devem estar na mesma situação que eu.

Acho que a comunidade ficaria mais interessante e cumpriria um papel importante se a gente começasse a destrinchar esses termos. Se eu tivesse mais tempo para estudar eu juro que virava uma influencer aqui, só com essas pequenas aulinhas kkkkkkkkkkkkk

1 curtida

as debêntures dependem muito das corretoras.
As debêntures são como os títulos do tesouro, só que sem a garantia FGC.
Que ai mora o medo da maioria, mas eles tem índices que medem o grau deste investimento, em miudos quanto mais “AAA” tiver melhor, risco menor.
No me poupe web explica mais a fundo deixo o link abaixo:
Debêntures

Cuide com prazo… eu cuido muito as taxas de custodia. que como invisto numa margem pequena isso faz a diferença.
principalmente a custodia, por isso tenho conta em mais de uma corretora.

1 curtida

Entendi. Obrigada por compartilhar.
E por favor, compartilhe mais dicas assim, efetivas e práticas aqui na comunidade.

sobre custódia bancos grandes costumam cobra de tudo.
exemplo uso banco do brasil.
15 reais de custodia para ações, ou seja, 15 reais por eles “guardarem” (só um termo para entender) minhas ações todo mês. Então 15*12= 180.
Minhas ações teriam que rende mais de 180 em um ano só para pagar a taxa de custodia.
O mesmo se aplica a debêntures, só que ai mora o perigo eles cobram até o vencimento ou ate eu vender ( que nem sempre é fácil). Mas o valor nas debêntures é menor.

Mas o que quero dizer é, vai investir pouco então taxa contam e muuuuto.
Vai investir muito ai nem precisa ler esse comentário…kkk

Então pesquise a instituição que vai administrar (guardar) seu patrimônio.

2 curtidas

a unica coisa ruim é que este tópico vai ficar no esquecimento, pois a comunidade cria muito tópico, sem pesquisar antes.
Até este que estamos jé tem outros bem parecidos.
Está tudo pulverizado.

1 curtida

Eu acho que tem muita gente mais preocupada com a quantidade de interações, para subir o nível de engajamento do que com a relevância dos conteúdos. É uma pena.

3 curtidas

Também concordo, sabia? Começando pelo básico como abreviações do mercado financeiro como IOF, CDI, IPO… Tudo o que for relacionado! Digo pela minha realidade como cliente que veio conhecer a Nubank esse ano e já tem um cartão. De pouco em pouco vou aprendendo, mas seria bom um tópico falando em síntese sobre tudo. :smiley:

2 curtidas

E diga-se de passagem. Nubank foi a minha porta para o mundo financeiro, então não sei nada sobre os bancos tradicionais e seu funcionamento interno.

2 curtidas

Exatamente. Se eu tivesse mais tempo para estudar sobre o mercado financeiro faria isso aqui. A impressão que eu tenho é de que alguns só querem mostrar que entendem, mas poucos querem mostrar o caminho.

3 curtidas

Tem razão, é o famoso caça título kkkk

1 curtida

Oi

Veja os videos dos canais abaixo.

Acessa o tópico pq tem uma lista grande.

Abs

1 curtida

@Flavia_Dias
Eu recomendo a abertura de conta no Banco Inter.
Acho ideal para iniciantes por que além das várias opções de investimento em renda fixa, você também terá acesso a um Home Broker totalmente gratuito para dar seus primeiros passos no mercado de renda variável.

1 curtida