Ja passei por três vezes por essa mecânica de golpe e achei importante compartilhar com a comunidade.
Comigo aconteceu no Mercado Livre, Amazon e Aliexpress.
Ao fazer uma compra normal, de um vendedor comum associado a plataforma, ao finalizar, e descontar o valor no cartão, o comprador recebe uma mensagem automática para entrar em contato com o vendedor para combinar a forma de envio do produto.
Normalmente, a informação inicial é de frete grátis ou um frete bem barato e o produto está bem abaixo do preço “normal”.
Com o contato com o vendedor, o comprador é informado que o frete é cobrado e que estava da forma como estava na plataforma em razão de ter sido a única opção disponível.
Usam outras justificativa também.
Assim, negociam um frete e enviam uma cobrança fora da plataforma. Ao pagar, a compra é cancelada imediatamente e o dinheiro do frete “já era”.
Felizmente, conseguir me livrar das três tentativas.
Importante:
1 - Nunca pagar nada fora da plataforma.
2 - Sempre avisar a plataforma da existência destes vendedores.
Muita atenção e cuidado a todos.
18 curtidas
Importante lembrar esses ponto. Algumas até avisam para não pagar nada fora da plataforma.
Outra dica é sempre olhar a avaliação do vendedor.
10 curtidas
Excelente dica, @Dieguito.
Obrigado pela contribuição.
8 curtidas
Muito importante esse alerta, @mladeira!
E que bom que você percebeu antes de fazer qualquer transação
Todo cuidado é pouco.
Vou aproveitar para acrescentar mais algumas dicas:
- Priorizem métodos de pagamento seguros: escolham sempre as formas de pagamento oferecidas diretamente pela plataforma. E, se forem pagar com cartão de crédito, utilizem um cartão virtual. Assim, vocês garantem que o dinheiro está protegido. Nunca façam transferências ou PIX diretamente ao vendedor.
- Tenham cuidado com links externos: receberam um link por e-mail ou mensagem de um vendedor? Não cliquem. Se precisarem conversar com o vendedor, utilizem o chat disponível na própria plataforma para dialogar, em vez de ferramentas externas como o WhatsApp.
- Não cedam à pressão: se alguém pedir para pagar rapidamente, fiquem atentos! Pressão para transferências ou pagamentos urgentes fora da plataforma é um sinal claro de golpe.
Bora se proteger!
15 curtidas
Muito obrigado por ter compartilhar conosco essas experiências não muito agradáveis, mas legal que você não caiu em nenhum dos golpes!
Fica o alerta para todos nós!
Obrigado!
6 curtidas
Muito bacana, @erika.p.
Obrigado por constribuir com o tópico.
Suas dicas são incríveis.
Valeu
8 curtidas
Interessante esse tópico. Pois eu vendo de vez em quando na OLX e sempre vejo muita gente falando sobre golpes da OLX, mas eu particularmente nunca tive esse tipo de problema e eu só fecho o pagamento por fora da plataforma via PIX. Se não me engano o golpe era alguma coisa haver com o tipo de pagamento interno deles… não cheguei a ver a fundo…
7 curtidas
Poxa vida, @henriquetk Se achar mais informações sobre esse golpe, compartilhe com a gente!
9 curtidas
Tem diversos golpes por ai, tanto em sites de venda online quanto no whatsapp, mas seguir esses conselhos geralmente funciona com a maioria desses golpes.
3 curtidas
Oi @henriquetk, seja bem-vindo, de volta, à comunidade.
Que bom que suas transações sempre deram certo. Mas, pagar fora da plataforma é sempre muito perigoso e a probabilidade de cair num golpe aumenta consideravelmente.
Reiterando o pedido da @erika.p, compartilhe com aqui no tópico a mecânica deste golpe que você mencionou. Isto claro, se você conseguir mais informações.
4 curtidas
Sem dúvida, @Kanskje.
Todo cuidado é pouco.
Temos que está sempre atentos.
E as dicas, compartilhadas aqui no tópico, até o momento, são preciosíssimas.
4 curtidas