Dicas para não cair no golpe do marketplace

Ja passei por três vezes por essa mecânica de golpe e achei importante compartilhar com a comunidade.

Comigo aconteceu no Mercado Livre, Amazon e Aliexpress.

Ao fazer uma compra normal, de um vendedor comum associado a plataforma, ao finalizar, e descontar o valor no cartão, o comprador recebe uma mensagem automática para entrar em contato com o vendedor para combinar a forma de envio do produto.

Normalmente, a informação inicial é de frete grátis ou um frete bem barato e o produto está bem abaixo do preço “normal”.

Com o contato com o vendedor, o comprador é informado que o frete é cobrado e que estava da forma como estava na plataforma em razão de ter sido a única opção disponível.

Usam outras justificativa também.

Assim, negociam um frete e enviam uma cobrança fora da plataforma. Ao pagar, a compra é cancelada imediatamente e o dinheiro do frete “já era”.

Felizmente, conseguir me livrar das três tentativas.

Importante:

1 - Nunca pagar nada fora da plataforma.
2 - Sempre avisar a plataforma da existência destes vendedores.

Muita atenção e cuidado a todos.

18 curtidas

Importante lembrar esses ponto. Algumas até avisam para não pagar nada fora da plataforma.

Outra dica é sempre olhar a avaliação do vendedor.

10 curtidas

Excelente dica, @Dieguito.
Obrigado pela contribuição.:slightly_smiling_face:

8 curtidas

Muito importante esse alerta, @mladeira!

E que bom que você percebeu antes de fazer qualquer transação :relieved:

Todo cuidado é pouco.

Vou aproveitar para acrescentar mais algumas dicas:

• Priorizem métodos de pagamento seguros: escolham sempre as formas de pagamento oferecidas diretamente pela plataforma. E, se forem pagar com cartão de crédito, utilizem um cartão virtual. Assim, vocês garantem que o dinheiro está protegido. Nunca façam transferências ou PIX diretamente ao vendedor.
  • Tenham cuidado com links externos: receberam um link por e-mail ou mensagem de um vendedor? Não cliquem. Se precisarem conversar com o vendedor, utilizem o chat disponível na própria plataforma para dialogar, em vez de ferramentas externas como o WhatsApp.
  • Não cedam à pressão: se alguém pedir para pagar rapidamente, fiquem atentos! Pressão para transferências ou pagamentos urgentes fora da plataforma é um sinal claro de golpe.

Bora se proteger! :closed_lock_with_key:

15 curtidas

Muito obrigado por ter compartilhar conosco essas experiências não muito agradáveis, mas legal que você não caiu em nenhum dos golpes!

Fica o alerta para todos nós!

Obrigado!

6 curtidas

Muito bacana, @erika.p.
Obrigado por constribuir com o tópico.
Suas dicas são incríveis.
Valeu :love_you_gesture:

8 curtidas

Interessante esse tópico. Pois eu vendo de vez em quando na OLX e sempre vejo muita gente falando sobre golpes da OLX, mas eu particularmente nunca tive esse tipo de problema e eu só fecho o pagamento por fora da plataforma via PIX. Se não me engano o golpe era alguma coisa haver com o tipo de pagamento interno deles… não cheguei a ver a fundo…

7 curtidas

Poxa vida, @henriquetk :hushed: Se achar mais informações sobre esse golpe, compartilhe com a gente!

9 curtidas

Tem diversos golpes por ai, tanto em sites de venda online quanto no whatsapp, mas seguir esses conselhos geralmente funciona com a maioria desses golpes.

3 curtidas

Oi @henriquetk, seja bem-vindo, de volta, à comunidade.

Que bom que suas transações sempre deram certo. Mas, pagar fora da plataforma é sempre muito perigoso e a probabilidade de cair num golpe aumenta consideravelmente.

Reiterando o pedido da @erika.p, compartilhe com aqui no tópico a mecânica deste golpe que você mencionou. Isto claro, se você conseguir mais informações. :slightly_smiling_face:

4 curtidas

Sem dúvida, @Kanskje.
Todo cuidado é pouco.
Temos que está sempre atentos.
E as dicas, compartilhadas aqui no tópico, até o momento, são preciosíssimas. :slightly_smiling_face:

4 curtidas