Dinheiro bom é dinheiro no bolso! Sua mãe já dizia isso, né?

Nossa, planejamento é extremamente importante mesmo. Eu confesso que só fui aprender isso com o passar dos anos, demorei pra entender que esta etapa era importante. :joy:

Sobre a Poupança, acho que algumas pessoas ainda se sentem mais seguras com a Poupança, né? Acho que isso ainda é algo muito cultural também. Agora que as pessoas estão descobrindo mais os investimentos e outras possibilidades para fazer o dinheiro render.

3 Likes

hahahahaha @luwucaz Eu tô chorando de rir! :joy: Amei a sua história! Vender por R$ 50,00 talvez não tenha sido um bom negócio, mas o seu objetivo foi atingido com sucesso! Persistência é um ótimo conselho! :purple_heart:

4 Likes

Perfeito! No fim das contas, as mães sempre tem um jeitinho de nos ensinar algo, mesmo que não seja falando claramente. Basta uma frase, ver o jeito de organizar as finanças da família e pronto, já nos faz repensar tudo. Que legal que você conseguiu aprender esse ensinamento com ela. :hugs: :purple_heart:

5 Likes

Adorei! Eu queria seguir essa dica e ter esse autocontrole, mas quando tem lanches na jogada, complica pra mim. hahahaha :pizza:

5 Likes

Aaaaaah, @Edvan_Cds! Você é um querido! Ficamos felizes em saber disso, viu? E aprendemos muito com você também, assim como com tantas outras pessoas aqui na comunidade, afinal, comunidade é para isso, né? Compartilhar informações, dicas, interagir. É muito bom legal ter essa troca! :purple_heart: :purple_heart:

4 Likes

Minha mãe não passou longe do “Na volta a gente compra” ou “dinheiro não nasce em árvore”, mas costumava dizer também “Tem que estudar pra ganhar dinheiro”. Confesso que, na inocência, durante mt tempo da infância esperava receber dinheiro das tias (professoras) quando me dedicava, mas nunca aconteceu. Foi triste quando me caiu a ficha que era uma frase filosófica.

1 Like

Oi @MayB!
Amei a ideia do tópico!

A minha frase com certeza vai ser “você não pode ter tudo do bom e do melhor”. Quando era mais novo, detestava escutar ela e não entendia o motivo, uma vez que pedia sempre coisas “pagáveis”, mas hoje eu entendo o motivo, e por causa dessa lição, estou sempre procurando o que oferece o melhor custo-benefício em relação ao valor que estou pagando, ou disposto a pagar.

13 Likes

Tenho lembranças muito vivas da minha mãe claramente me dando opções, ela dizia “Mamãe pode comprar apenas um, você escolhe qual você gosta mais”. Isso valia para itens no supermercado ou até mesmo presentes, pois era possível apenas um presente no ano, não tinha aniversário, Natal, Dia das Crianças. (só pedia Lego)

É muito interessante como fui entendo a importância do processo da escolha. Ela é fundamental para resolvermos dilemas, segurar as expectativas e muito mais!

15 Likes

Ale, excelente lição: custo benefício! Nossa, isso é tão importante! Confesso que demorei um pouquinho pra entender a importância de verificar o real custo benefício das coisas, antes de sair comprando, mas hoje já sou bem mais consciente em relação a isso.

Adorei, obrigada por compartilhar! :purple_heart:

6 Likes

Julian, eu amei o gif! hahaha Acho que ele resume bem a vida adulta, que é realmente composta por “choices”. No fim das contas, a gente precisa mesmo fazer escolhas, priorizar algumas coisas, abrir mão de outras… Faz todo sentido! :purple_heart:

7 Likes

sobre as famosas frases kkk ja ouvi todas, mas meus pais diziam, filho nos não temos dinheiro, e eu fui educado a sempre entender isso, que não somos ricos não podemos comprar tudo, de vez enquanto comprava algumas coisas… mas outras era aquela velha frase… " na volta a gente compra"

1 Like

Sou mãe e já falei todas essas frases aí, rsrs. E quando cada um dos meus filhos fizeram 18 anos, estimulei para que abrissem conta no Nubank. Todos nós aqui em casa somos roxinhos… pai, mãe e filhos :purple_heart::purple_heart::purple_heart::purple_heart:

6 Likes

Dinheiro não é capim! :grin: :rofl: Sempre ouvi essa frase quando criança.

Com nove anos ganhei um cofrinho de aniversário e tudo que queria fazer era enchê-lo com moedas :heart_eyes:, acabei criando o hábito de juntar dinheiro e sempre tinha de onde tirar pra comprar as “bobagens” que eu queria e que sabia que meus pais diriam não.:sweat_smile:

Hoje sempre presenteio crianças com cofrinhos para estimulá-las desde cedo a terem educação financeira e economizar para ter uma reserva de emergência no futuro ao invés de atolados em dívidas ou dependentes de crédito!

Quando entrou em circulação a atual moeda de R $1,00 achei linda e comecei juntá-las e uma vez que entravam no cofrinho não saíam mais, :see_no_evil: chegou ao ponto de não ter mais onde guardar tantas moedas, eram tantos cofrinhos que tive que passá-las para potes gigantes de suplementos.

Juntei o total de R 6.197,00 em moedas e em 2016 decidi trocá-las por cédulas e colocar na poupança, o que me deu a oportunidade de fazer uma boa ação também, pois no mercado onde fiz a troca a cada R 50,00 em moedas trocadas ganhava uma caixa de leite, e como ganhei muitas caixas de leite saí distribuindo na vizinhança! :grinning:

9 Likes

Se dependesse dos conselhos da minha mãe estaria lascada.
Nunca teve controle dos gastos. Agora q está velhinha sou eu q controlo as finanças dela. É triste ver o estrago q a falta de controle financeiro pode causar.

3 Likes

Adorei! Muito importante estimular essa consciência desde cedo. Infelizmente, as escolas ainda não abordam muito o tema educação financeira, né? Mas adorei essa dica, pensando aqui em dar um cofrinho para o meu sobrinho quando ele estiver maiorzinho. :purple_heart:

7 Likes

Excelente ação!!! Todos saíram ganhando: você, o mercado e a vizinhança! :purple_heart: Obrigada por compartilhar essa história com a gente @Clima! :hugs: :purple_heart:

6 Likes

Aaaah, que maravilha, @ccerri! Ameeei, roxinhos desde cedo! :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart: :purple_heart:

6 Likes

Já ouvi muito “na volta a gente compra” também, @Felipe_Duarte_Fish! :joy:

5 Likes

Olá, pessoa!

Olha só onde os conselhos das mães de vocês foram parar: 10 melhores conselhos de mãe, segundo a NuCommunity. Isso mesmo, no Blog do Nubank! Corram lá para conferir a matéria! :purple_heart:

8 Likes