❰DINHEIRO❱ Devolução de dinheiro com CPF na Nota Fiscal

Vale lembrar da importância de sempre pedir nota fiscal nos estabelecimentos em que compramos. Alguns estados/cidades têm programas que incentivam isso através da devolução parcial de imposto. Segue alguns desses programas:

Alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento, de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é no IPTU. (Fonte: Serasa)

Procure no seu estado/cidade, talvez exista alguma iniciativa similar. :smiley::clap::+1:

11 Curtidas

Outro incentivo para sempre pedir CPF na nota é que em muitos estados/cidades também é possível fazer a doação, automática ou não, de notas fiscais para entidades assistenciais. Muitas vezes esse dinheiro é o que garante a sustentabilidade de várias dessas entidades. :clap::smiley::+1:

Tópicos do @Cruz

1 Curtida

Não, por favor não…

Ganhar dinheiro com CPF na Nota Fiscal

Não fale tamanha besteira, é por isso que nós brasileiros não percebemos o que o governo faz com a gente, não estou falando de partidos, esquerda ou direita, estou falando de Imposto de Renda Retido na Fonte.

A gente não pode aceitar que o governo primeiro recolha nosso dinheiro, para depois ver quanto teríamos que pagar. E caso tenha recolhido a mais, devolver, sem correção dos meses que ficou de posse do nosso dinheiro.

Restituição ou devolução não é um dinheiro dado pelo estado ao contribuinte, ele só está devolvendo o que pegou a mais.

Por favor, muda o texto para Como pagar menos imposto de renda.

3 Curtidas

Não vejo nada demais mas aceito sugestões, @lucaswantz. :slightly_smiling_face::+1:

O imposto devolvido nesses casos não é o IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), normalmente é parte do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) que incide nos produtos que compramos.

As alíquotas dos impostos são definidas em lei. Ou seja, o Governo não recolhe “a mais” nem está “devolvendo o que pegou a mais”. Ele recolhe o que está definido em lei. Tanto é, que muitos estados/cidades não têm essas iniciativas. Esses programas são educativos para a população sempre pedir nota fiscal com o intuito de diminuir a sonegação de impostos.

Não. Normalmente o imposto que é devolvido nesses casos é parte do ICMS, não do Imposto de Renda. Além disso, você não iria “pagar menos imposto”, continuaria pagando a mesma quantidade. Até pq, isso não tem como mudar, é definido em lei.

Resumindo…

Como disse, não vejo nada demais no título mas aceito sugestões. Receber um dinheiro que até então não receberia para mim é “ganhar”. Inclusive no próprio tópico detalho que se trata de “devolução parcial de imposto”. De toda forma, vou alterar o título para “Devolução de dinheiro com CPF na Nota Fiscal”. Caso alguém tenha outra sugestão, só falar. :slightly_smiling_face::+1:

Tópicos do @Cruz

3 Curtidas

Ok, não vou discutir economia aqui, mas sim, teu título estava equivocado e a declaração do imposto de renda, onde vem essa restituição, é a calculadora dos impostos do ano, a arrecadação é tabelada, mas o quanto realmente deveria ser pago, só é feito no inicio do ano. Pagou a mais, recebe, pagou a menos, gera um DARF pra pagar o que falta.

Dizer que é uma forma de ganhar dinheiro é, no mínimo, uma forma de se enganar.

E acho realmente que é muito bom trazer esse tipo de informação aqui, muito mais importante que dizer que o NuBank esta no FGC ou da semana não sei o que lá, kkkkkkk.

Continue com seus posts, eu mesmo já li vários deles.

1 Curtida

Acho importante essa preocupação financeira, @lucaswantz.

Inclusive isso é uma oportunidade para detalhar melhor os programas e evitar confusões que outras pessoas possam ter. Ocorre a devolução parcial de ICMS através dos programas e cabe a cada pessoa fazer sua Declaração de Imposto de Renda Pessoa Física com esses valores. Não se trata de devolução de Imposto de Renda, se trata de devolução parcial de ICMS que incide nos produtos. Por exemplo, você pode participar desses programas mesmo que ainda não declare o IR.

Quanto ao título, muitas vezes associam a palavra “ganhar” com “ganhar na loteria” mas a palavra ganhar tem vários significados e um deles é justamente “recuperar”: https://dicionario.priberam.org/ganhar :slightly_smiling_face::+1:

Tópicos do @Cruz

1 Curtida

Parei de pedir Nota Fiscal Paulista faz tempo.

Cada vez mais o retorno é menor e eles demoram mais para pagar.

Antigamente eu conseguir resgatar uma grana bacana e participar dos sorteios. Hoje, quase tudo que eu compro não retorna nada e não é elegível para os sorteios. Abandonei.

1 Curtida

Muita gente tá nessa situação, @endydealmeida.

Realmente não tá tão atrativo quanto tava antes. Uma dica, caso queira, é fazer a doação automática para alguma instituição. Você pode fazer isso através do sistema NFP. Assim, cada nota fiscal sua ajudaria alguma entidade assistencial. :clap::+1:

Tópicos do @Cruz

2 Curtidas

Vou fazer isso mesmo @Cruz.

Pelo menos eu ajudo alguém, mesmo que seja com centavos :wink:

2 Curtidas

No RS quando você coloca o CPF na nota e atinge certa quantidade eles dão desconto no IPVA, não é restituição nem devolução, é desconto mesmo. Chega até 5% do valor que teria que pagar.

2 Curtidas

Realmente o retorno é bem menor (mudaram o % de recuperação )
Uma coisa que melhorou é que liberam o dinheiro mensalmente e a partir de 1 real já consegue transferir pra conta, pena que não na nuconta e sim outra corrente e poupança
Concordo que mesmo que pequeno seja um “ganho” e evitam das empresas sonegar imposto
Acabamos nos tornando fiscais do governo

2 Curtidas

Principais benefícios de colocar o CPF na nota fiscal

Descontos
Alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, o acúmulo de notas fiscais gera um abatimento, de até 10%, no IPVA do ano seguinte. No Rio de Janeiro, em Manaus (AM) e Salvador (BA), o desconto é no IPTU.

Prêmios
Sorteios de prêmios que vão de R$ 5 mil até R$ 1 milhão. Ocorrem mensalmente, sorteando notas dos consumidores. Quanto mais notas você tiver colocado no seu CPF, maior a chance de ser o ganhador – mas há limite da quantidade de notas por pessoa.

Resgate
Alguns programas possibilitam que, a cada seis meses, o consumidor resgate créditos acumulados. O Nota Paraná permite que os créditos sejam convertidos em recargas para o celular. Já o Sua Nota é um Show, da Bahia, oferece a troca em ingressos para shows.

Dica
Cada estado possui seu próprio programa de benefícios, vale a pena pesquisar e conferir os oferecidos pelo seu. Não marque bobeira, um descontinho no IPVA ou IPTU não se perde.

Fonte: https://www.serasaconsumidor.com.br/ensina/dicas/cpf-na-nota-fiscal/

Tópicos do @Cruz

3 Curtidas

Além de ter parte do imposto devolvido por eu informar o CPF na nota, já ganhei uns 6 sorteios (de 10 a 50R$) mas não deixa de ser um “ganho” rs…
Dependendo do estabelecimento e o tipo de mercadoria que se compra, o “cashback” chega a 5%, somo isso ao desconto que ganho antecipando parcelas no cartão + rewards e pra mim acaba sendo bem vantajoso. Claro que pra cada um a situação muda… Mas sempre gostei dos programas de “CPF na Nota”

1 Curtida

Nisso eu não confio muito. Um dos principais acionistas do Itaú ganhou o prêmio de 1 milhão com UMA nota de 6 reais. Difícil de acreditar :thinking::sweat_smile:

1 Curtida

Nossa, cadastro mais de 100 notas por ano e nunca ganhei no RS.

1 Curtida

Aqui no PR, a cada R$50,00 em compras você ganha um numero para o sorteio. Então tem meses que da para ganhar bastante números… E não sei como é no RS, mas aqui além dos prêmios maiores tem os de R$10 a R$50, que são muito mais fáceis de conseguir.

1 Curtida

Não consegui encontrar o banco nubank dentro do nota Paraná. Sabem me informar se alguém consegue e qual seria o código correto do Nu.

Grato

Creio que ainda não dá para transferir os créditos da Nota Fiscal para a NuConta :slightly_frowning_face:

Ps: sdds @Cruz :cry:

Muito bom