Dinheiro disponível + dinheiro guardado

Tô com grande dúvida sobre essas duas funções do nubank. Às vezes faço uma movimentação no dinheiro disponível e é descontado normalmente do dinheiro disponível mas fica registrado como saque do dinheiro guardado. Por exemplo: Gardei 2.0000. Tinha um dinheiro disponível de 62,00 reais. Fiz uma transferência, saiu do dinheiro disponível porém fica registrado esse valor como saque no dinheiro que guardei. Alguém sabe explicar? Ligo para o nubank e não sabem explicar, ficam passando de atendente para atendente. Não esclarecem minhas dúvidas. Quem tem dinheiro guardado, observa os registros de saque no dinheiro guardado não é o mesmo do dinheiro original.

1 curtida

A divisão entre dinheiro disponível e dinheiro guardado é só uma trava “lógica” para você reservar um valor para não gastar. Os depósitos e saques lá na lista de depósitos não são alterados quando você tira ou coloca dinheiro no porquinho.

Digamos que você acabou de abrir a sua conta e transferiu R$500 para ela, e em seguida guardou R$400. Na sua lista de depósitos você verá um único depósito de R$500. O fato de você ter guardado o dinheiro não “quebra” esse depósito. Em seguida você utiliza esses R$100 disponíveis para pagar um boleto. Esse valor sairá do seu único depósito de R$500 que havia na conta.

Espero que eu tenha conseguido explicar. Talvez eu tenha sido meio confuso mas é basicamente isso! :sweat_smile:

17 curtidas

Você fez uma movimentação . Digamos , pagou no débito 20 reias. Esse dinheiro , claro, saiu do dinheiro disponível mas ficou um registro de saque do dinheiro guardado. E realmente, não fica nada registrado na conta disponível e não foi sacado nada do dinheiro guardado. Mas fica confuso. Se você tem dinheiro guardado, clica na lista de depósitos e depois pra ver detalhamente um valor, você verá o dinheiro original e registro de saque sem ter feito nenhum resgate do dinheiro guardado.

Onde fica registrado que foi retirado do dinheiro guardado?? Verifiquei no meu e não encontrei essa informação.

Você vai nos valores totais e aparece a lista de depósito e depois é clicar no valor pra ver detalhamente.

É exatamente o que o @endydealmeida explicou… O depósito que você faz na conta é um RDB (recibo de depósito bancário), conforme você vai retirando o dinheiro ele vai abatendo do depósito que você fez, independe de estar na parte “guardada” ou na parte de “conta corrente”.

Mas na prática isso não faz praticamente nenhuma diferença… O nubank tenta sempre movimentar os valores que você depositou mais recentemente (se não me engano), pra evitar que você perca o benefício do abatimento do IOF e redução de IR em depósitos mais antigos.

2 curtidas

Obrigado pelo esclarecimento. Só é chato é que fui buscar essa informação no nubank não souberam me explicar, passavam de atendente para atendente.

2 curtidas

Já eu, tive a informção pela atendente da nubank que é retirado do valor mais antigo. Achei isso um absurdo e abri outra conta pra movimentar o dinheiro para pagamento de despesas diárias…imagine, o iof que está com a taxa baixa por conta do dinheiro estar guardado a um bom tempo , é desse valor que é retirado, cobrando a taxa máxima do iof para novos valores…se sempre tirar dos antigos, vai ter uma hora que a cobrança do iof nunca vai baixar de 22,5%.