Mais de R$ 2,5 bilhões foram esquecidos em instituições financeiras por pessoas falecidas, segundo dados do Banco Central (BC).
Os valores estão disponíveis no Sistema de Valores a Receber (SVR) e podem ser resgatados pelo herdeiro, inventariante ou representante legal do falecido.
Para checar valores a serem receber, o responsável legal deve informar o CPF e data de nascimento do falecido na consulta do SVR. Se houver alguma quantia a ser retirada, o consultante deve entrar com a própria conta Gov.br de nível prata ou ouro.
Para ter acesso, é preciso que o inventário do falecido esteja finalizado e documentos que provem o vínculo entre o morto e o interessado no resgate do valor.
Como resgatar o dinheiro esquecido de pessoas falecidas
Acesse o site do Sistema de Valores a Receber (SVR) e clique em “Consulte Valores a Receber”
Digite o CPF e a data de nascimento da pessoa falecida, se houver valores o sistema irá informar que “O CPF pesquisado tem valores a receber”
Na página anterior, clique em “Acessar o SVR” e faça login na conta Gov.br do interessado em resgatar o dinheiro
Na próxima tela, selecione “Valores para pessoas falecidas” e informe o CPF e data de nascimento do falecido e clique em “Consultar”
Será necessário concordar com “Termo de Responsabilidade de acesso a dados de Terceiro” para seguir para próxima etapa
Após isso, o sistema mostrará a “Lista de valores do falecido”. Nessa janela será mostrado a faixa de valores disponíveis deixados pelo falecido e em qual instituição está a quantia, assim como origem do valor e dados de contato
Obrigado por compartilhar, um tempo atrás divulgaram que existia dinheiro esquecido, sai colocando o CPF e data de nascimento e tinha nada kkkkk, a esperança é a última que morre.
Único lugar que esqueci um dinheiro foi no meu antigo PayPal que perdi o login e quando fui resetar os dados para recuperar a conta fui banido por suspeita de não ser eu sendo que era eu… Foi tanta dor de cabeça que ficou por isso mesmo faz 8 anos atrás, vai que tivesse nesse site do BACEN, mas não… Meus 50 reais foi para o limbo do desconhecido.
Tenho duas contas poupanças na caixa econômica federal , tem mas de 30 essas contas lá na caixa , porém sem correção e sem a transformação para o real
Porém a caixa econômica federal se nega a devolver esses valores contidos nas poupanças e também não quer fazer a correção … Esse valor não aparece nos valores a receber … como devo proceder alguém poderia me ajudar