Oi, gente! Tudo bem aí?
Como o dia 06/09 foi o Dia do Sexo, resolvemos desmistificar esse grande tabu: o dinheiro
Ué, achei que o tema era sexo! Por que dinheiro?
De acordo com um estudo realizado nos Estados Unidos, foi constatado que falar sobre a nossa situação financeira é mais difícil do que sobre sexo, acredita?
Quando paramos para pensar sobre o nosso bolso, podem surgir várias emoções. Se você for brasileiro, então, o medo de encarar um orçamento é real.
Isso também foi constatado por uma pesquisa em que metade dos brasileiros nem sequer pensa sobre dinheiro e a outra metade só conversa sobre isso de maneira bem superficial: 60% das pessoas nunca falam quanto ganham de salário, por exemplo.
Em mais uma dessas pesquisas, foi visto que apenas 44% dos casais têm esse tipo de conversa em casa e isso é o que mais gera brigas entre os parceiros também.
Particularmente, acredito que falar sobre a nossa intimidade financeira é algo muito pessoal porque nunca se sabe o que a outra pessoa vai fazer com aquela informação. Mas, se é alguém em quem você realmente confia, é importante ter esse tipo de conversa porque, às vezes, a ansiedade de querer ter tudo pago e sob controle pode nos atrapalhar ainda mais se ficarmos evitando o assunto, sabe?
Quem aí já se deparou com aquele momento em que, de repente, a sua fatura do mês está a mais do que o planejado e você fica evitando olhar? Ou então, quando algum objeto da sua casa quebra, você precisa chamar um técnico e fica adiando porque não quer encarar o quanto vai ter que pagar para arrumar aquilo?
Pois é! Apesar dos apesares, pode fazer muita diferença conversar sobre dinheiro com amigos e familiares - tipo como quando você conta uma coisa ou outra sobre suas vivências sexuais - porque é uma forma de pôr para fora (não foi um duplo sentido, juro) as angústias e comparar experiências para poder aprender sobre como se organizar mais e construir uma relação melhor com o seu dinheiro.
Aqui no nosso blog, temos mais detalhes sobre o tema, incluindo as pesquisas que foram realizadas. Vale a pena conferir!
Agora, me conta! Você tem mais vergonha de falar sobre dinheiro ou sobre sexo? kkkk