Recentemente estava pesquisando afundo sobre o rendimento da Nubank e onde devo deixar o meu dinheiro parado, mas ainda assim fiquei com aquela pulga atrás da orelha sobre algumas questões:
O IOF e IR tanto na caixinha quanto na conta como dinheiro guardado, é o mesmo? Seguindo a tabela dos dias em que não movimentei o dinheiro.
Caso eu movimente meu dinheiro guardado para as caixinhas, a tabela de IOF e IR irão recomeçar do 0?
Ainda estou estudando sobre investimento, então deixo o dinheiro parado e uso apenas para pagar a fatura do cartão e realizar pequenas transferências. Onde seria mais vantajoso deixar esse dinheiro (caixinha ou guardado)?
A diferença da caixinha para o guardado é que o da caixinha já começa a render no primeiro dia. O guardado só vai ter rendimento após 30 dias.
O calculo do IOF é com base no deposito, se você olhar no detalhamento da caixinha vai encontrar esses depósitos separados e cada um com seu calculo de imposto individual.
Vou tentar responder suas perguntas, com base na minha experiência. Espero que alguém me corrija e auxilie, caso tenha algum erro.
1 - O IOF e IR seguem a mesma progressão. A progressão do IR é a mesma para qualquer instituição financeira que opere títulos de CDB: Aplicações de até 180 dias: 22,5%;Aplicações entre 181 e 360 dias: 20%;Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5%;Aplicações maiores do que 720 dias: 15%.
2 - Pelas minhas movimentações, quando movimentei do dinheiro guardado para caixinha, a tabela recomeçou. Acredito que por conta do início do rendimento que muda para onde o dinheiro está.
3 - Acredito que os dois tenham o mesmo resultado a longo prazo, porém se você for movimentar o dinheiro em pouco tempo, a caixinha seria mais interessante.
Sim, mas a ordem de retirada dos depósitos é diferente e isso pode afetar o IR. No momento a ordem de retirada é:
porquinho/dinheiro guardado – depósito mais antigo;
caixinha – depósito mais novo.
(o Nubank já mudou essa ordem anteriormente e pode mudar de novo)
Sim.
Com as regras atuais, talvez a melhor opção seja a caixinha reserva de emergência, mas é indiferente em termos de IR se você movimentar o dinheiro entre 30 e 180 dias.
Ah! Outra diferença é que via porquinho ainda é possível deixar o dinheiro aplicado em títulos públicos, desativando a opção RDB nas configurações da conta.
Eu deixo 40% em FII’s da bolsa de valores, 40% em renda fixa preso por 5 anos, 8% na reserva de emergência e 2% em outra caixinha que fica preso por 2 anos.
Tô pensando em tirar 20% pro tesouro direto, mas ainda preciso dar uma estudada…
Se pensar em tesouro
Pré ou ipca tem que acompanhar e tentar pegar num
Pico de taxa. Consegui pegar uns picos bons mês passado e por um tempo estava com rentabilidade negativa, agora já estão bem positivos. Mas veja bem, meu objetivo não é levar até o final e sim resgatar antes num pico de rentabilidade devido ao ajuste de mercado.
Eu fiz um experimento fiz dois depósitos que são a 100% do CDI na mesma época no mesmo dia e diferença de 1 minuto entre os depósitos
Entre ITi e nubank, coloquei o mesmo valor
Exemplificando
Deposite no ITI - Itaú programa Metas
100 … ( Não foi esse valor só estou deixando mais didático) Lá o rendimento e diário sem IOF porém o IR e descontado todo dia
No iti
Em 30 dias olho valor rendeu exemplo $ 101.20
Coloquei o mesmo valor no Nubank
Deixei 30 dias e rendeu $ 101,05
Se os dois sai CDI 100% sem incidência do IOF, o nubank deveria render igual o melhor pois iti desconta todo dia IR sobre valor do redimento alicota máxima …
Mesmo não entendi por que o Nu tendeu menos há antes que falem que teve incidência do iof não pois não tirei os dois redimentos ainda estão ativos, estou vendo qual e o melhor e o iti continua rendendo mais …