Dinheiro parado: Guardado ou Caixinha?

Bom dia!

Recentemente estava pesquisando afundo sobre o rendimento da Nubank e onde devo deixar o meu dinheiro parado, mas ainda assim fiquei com aquela pulga atrás da orelha sobre algumas questões:

  1. O IOF e IR tanto na caixinha quanto na conta como dinheiro guardado, é o mesmo? Seguindo a tabela dos dias em que não movimentei o dinheiro.

  2. Caso eu movimente meu dinheiro guardado para as caixinhas, a tabela de IOF e IR irão recomeçar do 0?

  3. Ainda estou estudando sobre investimento, então deixo o dinheiro parado e uso apenas para pagar a fatura do cartão e realizar pequenas transferências. Onde seria mais vantajoso deixar esse dinheiro (caixinha ou guardado)?

Desde já agradeço.

Atenciosamente,
Lucas

5 curtidas

Oi @Roquee bom dia e boas vindas a comunidade.

A diferença da caixinha para o guardado é que o da caixinha já começa a render no primeiro dia. O guardado só vai ter rendimento após 30 dias.

O calculo do IOF é com base no deposito, se você olhar no detalhamento da caixinha vai encontrar esses depósitos separados e cada um com seu calculo de imposto individual.

20 curtidas

@Roquee

Seja bem-vindo a comunidade.

3 curtidas

Bom dia,

Vou tentar responder suas perguntas, com base na minha experiência. Espero que alguém me corrija e auxilie, caso tenha algum erro.

1 - O IOF e IR seguem a mesma progressão. A progressão do IR é a mesma para qualquer instituição financeira que opere títulos de CDB: Aplicações de até 180 dias: 22,5%; Aplicações entre 181 e 360 dias: 20%; Aplicações entre 361 e 720 dias: 17,5%; Aplicações maiores do que 720 dias: 15%.

2 - Pelas minhas movimentações, quando movimentei do dinheiro guardado para caixinha, a tabela recomeçou. Acredito que por conta do início do rendimento que muda para onde o dinheiro está.

3 - Acredito que os dois tenham o mesmo resultado a longo prazo, porém se você for movimentar o dinheiro em pouco tempo, a caixinha seria mais interessante.

Att.