Dinheiro/Conta bloqueado por até 72h sem motivo

Fiz um pix de uma conta de outro banco onde sou titular para a conta do nubank que também sou titular, já realizei essa operação dezenas de vezes, mas hoje entrou em análise com esse prazo absurdo de até 72h com o dinheiro bloqueado por eles.

Para realizar o desbloqueio, do dinheiro que é meu vamos lembrar e reforçar esse ponto, disseram:

"Para agilizar o processo de análise e obter possível liberação do saldo, precisamos que você nos informe em até 1 dia a finalidade da operação acima mencionada.

Além disso, precisamos também que nos envie o comprovante de transferência/pagamento emitido pelo remetente do valor contestado, e também um comprovante de renda atualizado (holerites/contracheques, declarações de imposto de renda, DECORE e/ou documentos associados à sua atividade profissional)."

Vamos tentar entender, pra usar meu próprio dinheiro preciso falar o motivo pro nubank, dar o comprovante que eu mesmo mandei o dinheiro entre contas minhas, e expor meu comprovante de renda atualizado ou esse monte de documentos, atitude completamente invasiva e beirando o phishing.

E o motivo era apenas o de pagar a minha fatura, que é o que faço todo mês.

Tentei contato pelo chat onde não conseguiram me ajudar e por email completa falta de respeito, não leem nada e só mandam mensagens automáticas, depois de mais de 10 anos usando acredito que sairei pois não sinto segurança em deixar mais 1 real na mão deles.

Vai saber quando decidirão bloquear por 72h o dinheiro que não é deles de novo, não existe como entrar em contato com ninguém que resolva, nada de telefone e mensagens automáticas no email.

E no final disseram que bloquearam minha conta por 24h também.

2 curtidas

É uma situação complicada pra dizer o mínimo que está passando, sempre realizo essas transferências de mim pra mim mesmo para pagar minha fatura e nunca tive ou espero ter um problema assim, até porque não veria sentido se vem do mesmo CPF.

Por hora, se você já tiver enviado tudo que solicitaram, certamente a conta e os valores vão retornar se tiver tudo em conformes após o prazo, entendo que é uma situação no mínimo chata, mas caso passe do prazo você pode considerar a Ouvidoria.

9 curtidas

Também nunca tive problemas. :grinning:

6 curtidas

De fato, é muito estranho um bloqueio entre transferências de conta de mesma titularidade. Imagino que os casos mais comuns sejam em transações com contas suspeitas de fraude ou quando o emitente do PIX contesta o envio (o que obviamente não foi o seu caso). Eu costumo fazer transferências de outras contas minhas e da empresa para o Nubank, até agora sem problemas, às vezes de valores mais altos. Mas todas as contas estão cadastradas na lista de confiança.

Enfim, tem tantos relatos que fico receoso de um dia ser vítima de bloqueios do tipo mesmo sem fazer nada errado. :confused:

Fiquei curioso de saber como seu caso de resolverá. Se lembrar, poste aqui quando resolver o que aconteceu.
Abraços.

4 curtidas

Phishing é um tipo de ataque cibernético projetado para enganar as pessoas para que revelem informações confidenciais

O que é phishing? | Segurança da Microsoft

Esse bloqueio pode ter sido devido a sua renda declarada ser divergente das suas movimentações. Com a grande quantidade de contas laranja/lavagem de dinheiro, esses bloqueios devem ser pra investigar situações desse tipo.

7 curtidas

passei por algo desse teor, sem confiança de deixar o dinheiro na conta,. depois de ter sido pago um boleto de deposito de 10.800,00 e não ter caído na minha conta.

Me utilizo desse procedimento todos os meses também. Recebo meu salário na CEF e faço PIX para o Nubank todos os meses para pagar minha fatura, pois o Cartão Nubank é o meu principal cartão.

Com a modernização do sistema de boletos, que compensam no mesmo dia, desde que pagos até 13h30min, vou passar os boletos das faturas direto da conta da CEF, mais vezes.

4 curtidas

Aqui também. É por relatos como este que eu não vou abandonar os bancos tradicionais tão cedo. Pelo menos você tem um local onde pode ser atendido. Já nos bancos virtuais (não apenas Nubank) pipocam relatos de problemas para conseguir contato e resolver as coisas. Espero que nunca passe por bloqueios “inexplicados” por aqui, mas se acontecer não hesitaria em abandonar completamente.

1 curtida

Valor contestado?

1 curtida

Nubank virou polícia para fazer este tipo de investigação?

Boa tarde pessoal!

Vou dar sequência a minha situação.

Depois de exatas 24h liberaram meu dinheiro, finalmente consegui fazer o inacreditável pagar minha fatura… não enviei documento nenhum pois achei ultrajante a situação, como disse era algo que fazia todo mês e essa mensagem pedindo pra dizer a finalidade do que vou fazer com o meu dinheiro é o cúmulo do ridículo, ter que justificar pro banco o que faço com meu dinheiro… que situação doentia.

Com o agravante de ser entre contas que eram minhas e já tem histórico de uso por anos, gosto bastante de usar nubank mas agora to em choque mesmo.

lualmeida perguntou o valor, foi 4.000 reais por 24h sequestrado pelo nubank… Agora imagina a seguinte situação, eu vendo meu ps5 por os mesmos 4.000 reais o dinheiro vem de uma outra pessoa e cai na minha conta da mesma maneira, acontece a mesma coisa e pedem os mesmos documentos pra validar a transação, só que nesse caso o cara que me fez o pix some, não me manda o comprovante e nem pedi porque como o dinheiro estava na minha conta pra mim já tava tudo certo, o que o nubank faria? Ia devolver o dinheiro pra pessoa que fez o pix?

O cara leva o ps5 e o nubank devolve o pix porque você não conseguiu provar que recebeu por uma venda… Completamente insano, nunca mais vou usar dessa maneira, serve de alerta pra todo mundo que pensa em receber pix assim.

Quem precisa validar se o pix é correto é o banco que esta enviando, não o que esta recebendo, fica a dica nubank, que piada de banco.

3 curtidas

Soh uma pergunta @Leandro_Fernandes7 : as contas de origem e destino eram de pessoa fisica?
Ou alguma delas era de PJ?

2 curtidas

Menos mal que resolveram o que, provavelmente, foi um equívoco da parte do Nubank. Sempre faço transações da mesma natureza que você relata e, até agora, não tive problemas. Mas cada dia tenho mais receio.
Abraços.

2 curtidas

Que bom que deu tudo certo, @Leandro_Fernandes7.

Continue conosco e contribuindo aqui com a Comunidade. :slightly_smiling_face::slightly_smiling_face:

2 curtidas

Oi, @Leandro_Fernandes7 . Não perguntei o valor não! kkkk

Tentei ser o mais direto possível e a expressão acabou não saindo legal…

Na verdade, eu não entendi por que é que na mensagem enviada pelo Nubank a você, falam de “valor contestado”. Bom, se o pix fosse feito por um terceiro, até faria sentido imaginar um bloqueio devido a essa contestação (apesar do problema que você ilustrou no exemplo de uma possível venda). Mas como a origem do pix foi o mesmo CPF e já era algo corriqueiro, não faz muito sentido. Haveria alguma chance desse dinheiro ter sido contestado mais lá atrás e acabou respingando na sua conta do Nubank?

Retornando ao assunto do seu exemplo, tal prática tem nome: chargeback. Pessoas mal intencionadas podem por vezes utilizar esse recurso para aplicar golpes, por isso existem soluções para ecommerces que visam prevenir essa prática. No caso de venda entre pessoas físicas, a sugestão é vender por dentro de plataformas que fazem a intermediação do negócio, a exemplo de OLX, Mercado Livre e Amazon, dentre outras. Vendendo “por dentro” existe a taxa cobrada pela plataforma, porém existe alguma segurança tanto para o vendedor quanto para o comprador. Fechar o negócio “por fora” deixa ambos descobertos, aí fica por conta e risco da cada um, infelizmente.

1 curtida