Discussão sobre NFTs

Galera, queria trocar uma ideia sobre NFTs e propriedade intelectual. Muita gente ainda tem uma visão errada sobre isso, então bora desmistificar algumas coisas!

Tem um projeto que eu curto muito, que é de uma das maiores empresas de vestuário do mundo. Eles mandam super bem, oferecendo arquivos 3D que beneficiam co-criadores e fortalecem a comunidade Web3. Isso é bem legal porque permite que mais gente colabore e inove dentro do ecossistema.

Outra parada muito massa são os itens físicos que eles enviam pros detentores dos tokens. Esses itens vêm com chips NFC internos que se conectam direto com a blockchain. Isso garante a validação, autenticidade e até o histórico do item, o que é simplesmente sensacional!

Falando em propriedade intelectual, um exemplo irado é o dos Pudgy Penguins, que têm seus produtos vendidos no Walmart, e parte das vendas é convertida para os detentores dos NFTs. Isso mostra como os NFTs podem gerar renda passiva para os holders e abrir portas para várias formas de monetização.

E a possibilidade de criação é praticamente infinita: animações, filmes, brinquedos, cartas, jogos… qualquer coisa que a imaginação permitir. Isso fortalece ainda mais a comunidade e dá poder aos criadores individuais.

Além disso, NFTs oferecem uma forma única de garantir a autenticidade e a propriedade dos itens digitais, algo que é muito valioso no mundo de hoje. A tecnologia blockchain por trás dos NFTs traz transparência e segurança, algo que a gente não vê em muitos outros mercados.

Se alguém tiver dúvidas sobre tudo isso, estou 100% à disposição da comunidade NU. Podem perguntar o que quiserem, tô aqui pra ajudar e trocar ideias com todo mundo!

Bora discutir e aprender mais sobre NFTs e como eles podem revolucionar o mundo da propriedade intelectual!

7 curtidas

Muito massa seu texto amigo. Tenho boa experiência com alguns nfts. Uma coleção que comprei na rede Sui me permite participar em dezenas de tickets em sorteios semanais (ganho quase toda semana o sorteio), além de ter ganho um AirDrop que mais que cobriu meus custos. Tive um bom desempenho em um nft de um jogo de pc também. Mas em geral é um mercado arriscado. É legal quando conseguem trazer uma utilidade no mundo real como a coleção do Pudgy.

3 curtidas

Oi, que legal ouvir sobre sua experiência com NFTs! É sempre bom ver projetos que realmente entregam valor aos seus detentores. Eu também tenho investido em NFTs e uma das coleções que mais me impressiona atualmente é a RTFKT da Nike.

Os NFTs da RTFKT são muito mais do que simples investimentos ou oportunidades de lucro rápido. Eles são verdadeiros produtos com um ecossistema robusto e uma equipe dedicada que trabalha constantemente para desenvolver novas funcionalidades e experiências. Muitas pessoas ainda veem o mercado de NFTs como pura especulação, mas projetos como o da RTFKT estão mudando essa percepção.

Por exemplo, a RTFKT organiza diversos eventos e encontros exclusivos para detentores dos NFTs. Essas experiências são únicas e proporcionam uma sensação de comunidade e pertencimento que vai além do valor financeiro. Além disso, o projeto Animus, que será lançado no final deste mês, promete revolucionar o mercado ainda mais do que os Pudgys fizeram.

A RTFKT também oferece muitas ferramentas e recursos para os seus criadores, disponibilizando material em abundância para que possam inovar e criar coisas incríveis. É um exemplo claro de como NFTs podem oferecer utilidade no mundo real e proporcionar experiências valiosas.

2 curtidas

Muito interessante, @AndreMaso. Obrigado por compartilhar. Confesso que entendo bem pouco sobre NFTs, mas tenho grande curiosidade pelo assunto! :handshake:

8 curtidas

@ThiagoMoura, tamo junto demais cara. Se tiver alguma duvida, to aqui sempre mano! Eu curto demais falar sobre essas paradas.

3 curtidas

Pergunta de leigo. Não sei nada:

Para que serve um NFT? O que faço com ele na prática?

Numa pesquisa rápida vi que, de certa forma, só é algo colecionável ou decorativo em ambiente virtual. Seria isso mesmo?

3 curtidas

NFTs: “A arte imitando a vida!!”

Conheço bons projetos, mas ainda não tive tempo de aprofundar a sua estrutura escalável. Entendo que assim como a moeda fiat (R$, U$…) você tem N possibilidades de fazer o que quiser, os NFTs também. Seja ele negativamente ou positivamente… Quero dizer, usar tanto para o lado bom como para o lado negativo.

Como? A criação exagerada de NFTs e amantes de cursos online que vendem uma ilusão de que você cria uma Arte na IA e revende “mintando” esse design, essa arte.

  • No curto prazo, inflama e estraga o mercado, mas no longo prazo, dos 100% apenas 1% sobrevive com boas ideias e boas aplicações. Assim, são os NFTs para jogos, NFTs para colecionaveis, NFTs para ingressos, NFTs para arte e etc…

  • No longo prazo, sobrevive os mais fortes com ideais, mas que vendem com um propósito de uso. Já em outros cenários, o NFT ele é único, como vejo aplicações em NFT de propriedades fisícas (casa). E irreplicável. Entra ali o Metaverso e por muitas vezes conecta ao RWA que além de vários nichos, o meu predileto no RWA são os recebiveis (=dividendos) que em outros tokens, muito das vezes stablecoins.


Conclusão: O que quero dizer é: ** O NFT é para ser o futuro inviolável da criptografia**. E assim, como tem quem saiba usa-lo para o bem, existe quem utiliza para o mal, assim como o uso do dinheiro… Ou seja, não são todos os projetos que tem potencial. Pois, depende do próposito em ter um NFT (token não fungível) em seu “bolso” (Carteira digital) sem ter opção de usá-lo. Assim, como tem quem faça traders de momento, utilizando como especulação de mercado, mas é mais do que isso… E estamos vendo uma evolução quanto a isso… Vários nichos, vários gostos diferentes que está dentro desse sistema que é de interesse de muitos…

5 curtidas

Os exemplos que você trouxe são realmente incríveis! Esse projeto da empresa de vestuário, que oferece arquivos 3D para co-criadores, é um ótimo exemplo de como a Web3 pode fortalecer a comunidade e incentivar a inovação. A integração dos chips NFC nos itens físicos é outro ponto que mostra o poder da blockchain para garantir a autenticidade e o histórico dos produtos. Isso é um avanço fantástico!

Os Pudgy Penguins são um caso espetacular de como NFTs podem ser monetizados de maneira criativa e eficiente. Ter produtos vendidos no Walmart com parte das vendas retornando para os detentores dos NFTs é uma ótima maneira de gerar renda passiva e abrir novas possibilidades de negócios.

A flexibilidade na criação de conteúdo, como animações, filmes, brinquedos, cartas e jogos, realmente expande os horizontes e empodera os criadores individuais. Essa é a verdadeira magia dos NFTs: permitir que qualquer pessoa transforme suas ideias em algo tangível e valioso.

A segurança e a transparência proporcionadas pela blockchain são outros pontos fortes que tornam os NFTs tão atraentes. A garantia de autenticidade e propriedade dos itens digitais é algo que, sem dúvida, agrega muito valor no mundo atual.

2 curtidas

:+1:t6: ideia trocada :+1:t6:

Não há como não associar NFTs aquelas imagens bizarras vendidas na Binance. Obviamente que aquilo não vale nada, nem sequer pode ser considerado uma arte, pura especulação. Teve seus dias de glória na pandemia, hoje não passa de mero refugo virtual.

Nossa pessoal, fiquei muito feliz em ver vocês falando a mesma língua. O principal para mim é ver a consciência de vocês em relação ao mercado. Hoje, muitas pessoas já não se limitam a ver os NFTs como simples artes digitais sem significado. O que costumo sempre dizer é que o NFT em forma de arte foi o primeiro uso real, onde foi mais fácil implementar no início. Mas não acaba aí, não se limita a isso. Por isso, muita gente ainda pensa que “NFT não é para mim, porque não gosto muito de arte”.

Infelizmente ou felizmente, isso está melhorando com o tempo. No meu ponto de vista, estamos no caminho certo, em passos lentos (bem lentos), mas estamos avançando. Digo isso porque vivi pessoalmente as experiências com NFTs no exterior, e posso afirmar: o negócio veio para ficar. Não é modinha, não é só sobre artes, não é só sobre joguinhos mascarando pirâmides ou rugpulls, etc.

Eu iniciei minha vida nas criptos e migrei para os NFTs por um motivo. Vejo os NFTs sendo usados tanto quanto as criptos serão para pagamentos. Costumo dizer que todos os arquivos digitais transferidos do seu ponto de criação serão, de alguma forma, NFTs.

2 curtidas

Oi! Ótima pergunta. Um NFT (Token Não Fungível) é um ativo digital único que pode representar praticamente qualquer coisa. No início, muitos eram só arte digital colecionável, mas hoje eles vão muito além disso.

NFTs podem ser usados para garantir autenticidade e propriedade de itens digitais e físicos. Por exemplo, alguns NFTs dão acesso a eventos exclusivos ou comunidades especiais. Em jogos e metaversos, NFTs representam itens únicos como roupas, armas e terrenos, que você pode realmente possuir, trocar e vender. Também tem os NFTs phygital, que conectam produtos físicos ao digital, tipo os tênis da RTFKT que vêm com versões digitais.

Além disso, muitas empresas usam NFTs como passes de membros que oferecem benefícios exclusivos, como descontos e conteúdos especiais. Enfim, os NFTs estão revolucionando a forma como vemos a propriedade e a autenticidade no mundo digital e físico. Se tiver mais perguntas, manda aí!

2 curtidas

Eu gosto muito da ideia dos NFT,

mas acho que falta colocar ideia pratica e simples.
claro não conheço todas, a do Pudgy é uma das mais legais que eu já vi.

Acho que daria pra fazer algo bem legal junto com uma gamificação.
O flow tinha um projeto de “NFT” colecionaveis , não era bem uma NFT mas acho que a ideia original era.

Eu gostaria de ver um projeto bacana e simples, e que não fosse caro rs

2 curtidas

Resumindo: não serve pra nada na “vida real”.
Entendi certo?

Você entendeu errado! Rsrs

@Anderrw, hoje, por exemplo, eu tenho em mãos diversos produtos da Nike que possuem um chip NFC embutido, originados de NFTs. Basicamente, apenas quem possui o NFT pode ter esses produtos fisicamente. Quando você aproxima seu celular, conecta seu tênis ao seu NFT, abrindo uma infinidade de possibilidades e benefícios como: histórico de antigos donos, certificado de autenticidade, tempo de registro, etc. Tudo isso garantido pela blockchain.

Outro caso de uso no mundo real é o acesso a áreas restritas em eventos para quem possui determinado NFT.

Agora, pegue esses exemplos e imagine como a aplicação dos NFTs pode ser ampla no nosso dia a dia.

Nossa! Que coisa da hora :woozy_face: muito animador :yawning_face:

Da pra andar com o tênis no pé? Pra mim tá ótimo. :joy:

1 curtida

Boa sorte aos amantes de NFTs.
Abraço

Desculpe mas eu não consigo acreditar em NFTs. Nem acredito muito em criptomoedas tb, acho tudo isso interessante apenas pela engenharia mental de tentar criar valor naquilo que não tem valor algum. É uma reengenharia de crenças, assim como o próprio dinheiro.

Na verdade um é complemento do outro pra lavar dinheiro. Você superfatura uma imagem virtual, cria um usuário laranja que compra a imagem por valores absurdo de fontes obscuras, muitas vezes vindo de criptomoedas e assim você esquenta a grana.

1 curtida

De fato, as criptomoedas e os NFTs, assim como o dinheiro tradicional, podem ser usados para atividades ilícitas. Não tenho dúvida disso. Costumo dizer que, além de exercerem o mesmo papel, as criptos são eficientes nesses pontos específicos. Porém, sabemos que o problema está em quem comete a maldade, não na criptomoeda em si.

No mundo dos NFTs, a lógica é a mesma: é possível usar o mecanismo para lavagem de dinheiro, mas também é possível criar uma cadeia de suprimentos para a logística de medicamentos para doenças graves, por exemplo. Desde 2012, venho repetindo que o Bitcoin é usado no mercado ilegal, mas isso não anula o fato de que ele está revolucionando o mundo com seu código aberto e com a construção de novas tecnologias que surgiram em sequência e continuam surgindo.

Olhar para o universo dos NFTs com uma visão limitada pode te afastar do mundo real, onde essa tecnologia está transformando tudo ao seu redor.