Bom Dia Comunidade!
Hoje, depois de algumas pesquisas que realizei, resolvi abrir esse Tópico, e espero que vocês possam ter um tempo para ler e debater.
Aqui na Comunidade, uma das maiores movimentações de Tópicos são sobre aumento de Limite, mas afinal, porque em alguns casos, o aumento de limite não ocorre? Não vamos explicar, mas vamos tentar começar a entender:
Antes de mais nada, precisamos dar uma olhada no que o Nubank fala sobre o assunto: Limite Nubank: tire suas dúvidas - Fala, Nubank (Sugiro a Leitura).
''Queremos evitar que as pessoas contraiam dívidas ou se “apertem” – o que pode levá-las a ter o nome enviado a órgãos de proteção ao crédito.
Outro ponto é que, ao contrário de outras instituições financeiras, o Nubank nem sempre tem informações suficientesa respeito de cada usuário. É por isso que o aumento é feito de forma gradativa , conforme te conhecemos melhor.‘’
Nesses dois parágrafos é que conseguimos entender um pouco sobre isso.
No último levantamento de Setembro de 2019, a taxa de inadimplência no País chegou a alarmantes 24,5%, isso sem comentar as pessoas que possuem dívidas em atraso, que chegou aos 65,1%. Mas o que esses dados representam para o Nubank?
1º Como vimos, a ideia do Nunbank, é ajudar o controle financeiro do Usuário, e assim, também, saber até que ponto, a Empresa pode ir. O Nubank possui, através de seu Balanço valores usados para resguardar as perdas geradas por clientes inadimplentes. Com o aumento expressivo na Carteira de Clientes esse valor tende a aumentar, ou seja, o Nubank está ‘‘investindo’’ naquele cliente que anteriormente não seria possível criar uma relação de crédito, mas investindo com Cautela.
Quando um usuário chega aqui, reclamando do Limite do Nubank, porque tem outros dois Cartões de 5.000 reais, eu como Analista de Crédito, me subiria uma sinal vermelho. Esse cliente tem um bom fator de Crédito, porém, também tem um alto grau de risco, pois já há ‘‘muito crédito’’ concedido no mercado.
Esse potencial cliente com certeza irá ter: Vários Cartões, Limites Altos, Movimentação Boa, Score Altíssimos. Mas é exatamente por isso que o Nubank (acredito eu), ‘‘breca’’ um aumento maior, até o cliente criar ‘‘uma história’’ financeira com a Empresa, conforme vimos na postagem do Blog.
Agora vamos para o Lado do Nubank:
- A Empresa está investindo a todo vapor;
- Porém seu Resultado Financeiro Dobrou o Prejuízo, por conta do fator 1.
- Mantem o ‘‘Zero Taxas’’ (Exceto Saque);
- Fonte de Renda: Retorno das Transações de Cartões, Pagamentos em Atraso de Faturas/Parcelamentos/Juros Empréstimos;
- O Nubank é uma Fintech. Não um Banco.
Então vamos as Conclusões:
- Quando você não tem um Limite Alto, não quer dizer que você não seja um Cliente em Potencial;
- Muito menos que o Nubank não quer te dar crédito, pelo Contrário, ele chama você a criar um histórico financeiro com você, e sim, ele precisa disso;
- Ter cartões de limites enormes, não é uma fator essencial na Análise de Crédito, um comprovante de Renda sim;
- O Nubank está na fase de investir, e isso inclui o cliente, mas isso está sendo feito com cautela.
E a pergunta mais oportuna: Se você conhece alguém, você cria uma confiança nela depois de quanto tempo?
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Há várias dicas na Comunidade sobre aumento de limite, seguir elas é o passo principal para se obter aumentos contantes, mas isso, não acontece da noite para o dia, o Nubank está preocupado com a vida financeira de seus clientes, mas não deixa de lado a sua própria.
O Limite não está como o Desejável? Use dois cartões, não há nada de errado com isso, mas se quer concentrar suas despesas no Nubank, sempre use ele primeiro. É melhor um cartão que se preocupa com sua saúde financeira, do que outros que lhe dão limites altos, mas de volta cobram em taxas e burocracias por isso.
Vamos debater? O que acham?