DOC e TEC serão extintos pela Febraban em 2024

Febraban informa que bancos deixarão de oferecer DOC e TEC até fevereiro de 2024

Após 39 anos de existência, o Documento de Ordem de Crédito (DOC) deixará de ser oferecido pelos bancos associados à Federação Brasileira de Bancos (Febraban) até 29 de fevereiro de 2024. Também será extinta a Transferência Especial de Crédito (TEC), feita exclusivamente por empresas para pagar benefícios aos funcionários.

Link: Febraban informa que bancos deixarão de oferecer DOC e TEC em 2024

25 curtidas

Então a portabilidade de salário que é feita através de TED deverá ser feita por outra modalidade de transferência, por pix eu acho.

7 curtidas

Oi @gbs53 , a TED permanecerá de acordo com a reportagem. A TEC e o DOC é que serão descontinuados.

16 curtidas

Eis a questão.

5 curtidas

Com a chegada do PIX, é meio inviável ter essas modalidades.

3 curtidas

Eita @anon30102627 , eu me confundi TEC com TED rsrsrs

4 curtidas

Confesso q eu tbém…tive de ler 2 vezes para confirmar. :sweat_smile:

9 curtidas

Demorou

Não creio que isso ocorra

@soares.jm Jamais duvide do poder do estado em tributar.
um belo dia, você acorda e sai no jornal uma lei limitando o numero de pix em 10 ao mês, por cpf (pessoa). Acima dessa quantidade o estado reterá 1% do valor do pix. ou algo nesse sentido.
O estado precisa de dinheiro (receita), só que ele arrecada justamente através dos tributos. NOSSO ESTADO É INFLADO.

3 curtidas

Tomara que a portabilidade de salário vire um PIX :pray:

Mas não esperava mesmo essa notícia, bem surpreso com o avanço dos bancos

11 curtidas

Concordo com você, empresas, prefeituras e tudo mais que usam CNPJ para realizar pagamentos ainda sim são utilizados com frequência e não podem ser descontinuado

1 curtida

Uai, só essas empresas se adaptarem, isso é a tecnologia, ela deve avançar, não pode ficar presa só por quê alguns não gostam, não querem, ou serão prejudicados, aquilo que está defasado ou se atualiza ou é descontinuado, pode ser triste, porém só há vantagens.

1 curtida

Não vai demorar pro TED também acabar. Estou aguardando o dia em que será possível receber salário da portabilidade e transferências pra corretoras tudo por Pix

6 curtidas

Agilidade do processo de sistema bancário

O Brasil, por incrível que pareça, tem o melhor sistema de pagamentos do mundo, e era mesmo antes de criar o PIX.

6 curtidas

por que não adicionar o CNPJ como chave possível do pix, além do CPF? Salário, pagamento de dividendos ou prêmios seriam transferências entre CNPJ->CPF, investimentos seriam CNPJ->CNPJ ou CPF->CNPJ. Ou seja, sem middleman. Um broker com suporte à pix rsrs

Espero que não me punam pela ideia aqui neste fórum. :sweat_smile:

Mas as empresas conseguem sim, cadastrar o CNPJ como chave PIX.

4 curtidas

Pelo o que eu entendi o TED vai continuar né? Já que têm bancos que não oferecem a opção de DOC mesmo.

1 curtida

Acho que isso não é uma boa ideia. Exceto se o Pix funcionar sem dar mais nenhum problema.

E também tem a questão daquelas pessoas que deixaram de pagar o declarar o imposto de renda, geralmente a receita Federal costuma bloquear o pix como punição, e só libera depois que o usuário declarar o imposto de renda e pagar a multa. Porém, mesmo com o Pix bloqueado, eles ainda deixam o TED/DOC funcionando como alternativa de transferência.