DREX deve impulsionar mercado de Tokens RWA

DREX, do Banco Central do Brasil, vai impulsionar mercado de Tokens RWA e será tendência dominante no Brasil

4601d18be85c9242c7004de69008a0c2

O consórcio SFCoop, que reúne as principais cooperativas financeiras do Brasil, enxerga que as aplicações do Drex, do Banco Central, devem revolucionar o mercado financeiro, por meio de diversos casos de uso.

O consórcio destaca pagamentos programáveis, pagamentos autônomos via IOT, tokenizações de cédulas de crédito e de dívidas (tokens RWA), empréstimos sindicalizados, garantias fracionadas e ofertas de cashback em programas de benefícios.

Até o momento, o consórcio realizou operações como:

  • Cadastro de carteiras de instituição e de clientes;
  • Emissão, transferência e resgate de Real Digital (moeda voltada a transações entre instituições financeiras);
  • Emissão, transferência e resgate de Real Tokenizado (moeda voltada a operações de varejo) entre clientes da mesma instituição e de instituições distintas.

Além disso, o consórcio realizou transferência de Real Tokenizado em dois passos, com e sem reserva; liquidação de Títulos Públicos Federais Tokenizados em colocação direta e leilão; compra e venda de Títulos Públicos Federais Tokenizados entre clientes da mesma instituição e de instituições distintas; e resgate de Títulos Públicos Federais Tokenizados.

OBSERVAÇÃO: Real World Assets (RWA), em resumo, representam ativos do mundo real, como imóveis, ações, commodities e outros, que são tokenizados e digitalizados, permitindo sua transação em blockchains. Por causa dessa representação legal de um objeto do mundo real, diversos especialistas em criptoativos e analistas do mercado financeiro estimam que os tokens RWA podem ter uma valorização de 300% a 400% superior ao do Bitcoin.

Matéria completa no link abaixo!

Fonte: CoinTelegraph (https://br.cointelegraph.com/news/financial-cooperatives-in-brazil-highlight-that-drex-and-rwa-tokens-can-modernize-the-financial-market)

9 curtidas

Boas informações. Vamos aguardar o que vai ser do DREX. :handshake:

5 curtidas

Sem dúvida @laetemn o DREX vai facilitar bastante. Tomara que a aceitação seja a mesma do PIX que rapidamente se tornou “mania” nacional.

Sobre o mercado RWA, no momento estou pesquisando alguns projetos com uma proposta que achei muito interessante, que permitem investimentos em ativos imobiliários tokenizados através de exchange, e que dão retorno por meio de aluguel e valorização de propriedades, tudo pela blockchain.

4 curtidas

Vai impulsionar e revolucionar aqui no Brasil. Lá fora, o mercado DEFI está bem avançado… Conheço tokens que tem WRWA que o Recibo de Real World Assets. (“termo inventado e com finalidade”)

Estes recibos parecidos com o BDR aqui não tem lastros e por isso são mais comuns do que pensam. Comprar ações da Apple, através de uma plataforma tokenizada que replica o valor de mercado da empresa, mas não pagam os “dividendos”. Porém, recebem “rewards” do token que hospeda essa ideia.

Em outras palavras é como se o Nucoin pagasse por recibos de ações, BDR… que está na Nuinvest (vulgo B3). Em suma, o mercado ainda é clandestino. E sim, o DREX veio para ser exemplo para as empresas de token e Banco centrais do mundo.

Mais um movimento certeiro do atual presidente do BC. O tal PIX e o DREX.

3 curtidas

No link abaixo tem mais detalhes sobre os tokens RWA.

4 curtidas

Li a matéria completa, não sou muito entendido do tema, mas já vejo aplicações futuras interessantes não sei o que vocês acham, mas imaginem que a gente possa tokenizar nossas casas o um carro por exemplo, se fosse de nosso interesse vender estes ativos, eles seriam vendidos com um click na blockchain sem necessidade de ir a cartório, de forma imediata a pessoa que comprou passaria a ser dono de aquele ativo etc… Não sei se estou sonhando de mais, mas enxergo uma revolução nisso aí e coisas inimagináveis.

2 curtidas

DREX : A um lado bom e um lado ruim. Porém, as coisas no brasil, sempre vão: para o lado ruim(99,9%)… Infelizmente, a corrupção: está na raiz (vêm da época colonial) E não vai mudar… Quando o governo se interessar, em uma situação. Tão rápido, assim… O alerta: ativa no automático
:white_check_mark:.

Já existem corretoras que trabalham com tokenização, como a Currency.com, por exemplo.

2 curtidas