Dúvida imposto de renda 2

Vou subir alguns arquivos de rendimentos que tive na nubank e na Easyinvest para tirar algumas dúvidas.
O da nubank foi RDB e a Easy foi tesouro direto.
Se meus rendimentos anuais não derem o valor mínimo exigido pela RF esse ano, devo declarar outras coisas? por exemplo, o que são esses ˜rendimentos sujeitos a tributação exclusiva?˜ Tenho que declarar algum deles mesmo se não atingir o valor mínimo anual?
Perdão pela ignorância, mas nunca fiz isso antes e estou nervoso vendo as corretoras e banco me notificarem para declarar.

59fe6dcc232ee99b7298bb55563b51ecc30deec3_2_690x266

a6caad3751e461b8f7a28d8765063220f4ae9a5e_2_497x500 fead44c5a9c4dea7726437616c77a8f18629b108_2_690x253

2 curtidas

Se os seus rendimentos não atingirem o valor mínimo, você está isento da declaração deste ano.

São rendimentos sujeitos a um tipo de tributação específica. Mas como são RDB, o IR já foi recolhido antes mesmo que você pudesse usar os valores.

6 curtidas

E quanto ao Tesouro direto?

1 curtida

Se você abrir o extrato de cada ativo, vai ver que no Tesouro Direto tem o valor bruto, valor líquido, o IR sobre o rendimento e IOF sobre o rendimento. Como os valores dos tributos são variáveis de acordo com o tempo de aplicação (a contagem é regressiva, quanto mais tempo aplicado, menor a alíquota/porcentagem de imposto).

Esses tributos vão ser descontados a partir do momento que o dinheiro for sacado ou quando a aplicação chegar ao vencimento e os valores retornarem para a conta. Ou seja, independentemente de qualquer ação sua, antes mesmo de ter acesso a esses ativos, o Leão vem e come o pedaço que lhe é devido.

8 curtidas

Não, mas seria interessante que você fizesse a declaração apenas para aprendizado.

4 curtidas

Verdade! Mas declarar inclusive meu salário e tudo ou somente os rendimentos obtidos pelas aplicações ? E terei que pagar algo ao declarar? Se sim, qual o valor ?

Tudo.
Mas não precisa nem enviar.
Se você é isento, não há o que pagar.

2 curtidas