Dúvida sobre Imposto de Renda

Boa tarde pessoal, nunca declarei esse IR e tenho muitas dúvidas:

Queria saber COMO EU FAÇO PARA SABER SE EU DEVO ALGO OU SE TENHO RENDIMENTOS PENDENTES PARA DECLARAR, não consigo tirar essa dúvida em nenhum lugar, COMO SABER SE TENHO ALGO PARA DECLARAR, COMO SABER SE MINHA RENDA ANUAL DEU 28.559,70 ? EU NÃO FICO CONTANDO ISSO TODO MES, COMO VOU SABER SE DEU MAIS QUE ISSO.
por onde ou atraves do que: cpf por exemplo, eu descubro se tenho que declarar algo.

ME AJUDEM POR FAVOR

1 curtida

Fala @wesgatti , tudo bem? Vocë precisa somar todos os seus ganhos, se você trabalha como CLT, entre na conta que você recebe o salário e vai encontrando os valores, se é PJ você pode somar as notas e os recebimentos nas suas contas correntes, não há um local onde você descubra o quanto você recebeu no ano.

4 curtidas

Essa parte eu entendi, mas, tem como eu saber atras vez de algum portal do ecac sei la, pelo meu cpf, se eu devo delcarar? algum tipo de consulta de cpf ou fiscal, porque eles com certeza sabem do meu rendimento e se eu tenho que declarar.

1 curtida

Que eu saiba não, os valores que você recebeu e o que você pode declarar para ser ressarcido tem que ser feito por você, eles podem até saber essa informação, mas não dariam para o contribuinte…

3 curtidas

Entendi agora, so mais uma duvida; se meu rendimento anual for menos que 28.559,70, ou seja não precisarei declarar, porem eu apliquei no rdb do nubank (renda fixa) e apliquei em tesouro direto, tenho que declarar o rendimento das aplicacoes? mesmo que fossem insignificantes como em centavos? ou somente deveria declarar se atingisse juntamente com minha renda os 28.559,70?

1 curtida

Você somente necessita declarar se todo o seu rendimento do período for acima do informado no ano, esse ano é o valor que você informou, se não passar disso nem se preocupa, se passar ou chegar próximo, com uma diferença de no máximo R$500 eu sugiro que faça.

5 curtidas

@wesgatti :+1:

Dá uma olhada na reportagem do link.
Quem sabe te ajuda um pouco! :crossed_fingers::crossed_fingers:

:metal::metal::metal::metal:

6 curtidas

Olá @wesgatti !

Sobre o salário, você pode solicitar o Informe de Rendimentos a contabilidade/RH da empresa em que trabalha e vem tudo que precisa em relação a isso.

Existem algumas situações específicas que te fazem declarar, mesmo que não receba o valor mínimo obrigatório, como investimento em bolsa, ou venda/compra de imóveis.

Algumas universidades que possuem curso de contábeis fornecem atendimento gratuito para o publico em geral.

Ano passado a receita também tirava dúvidas na utilização do programa de declaração.

2 curtidas

Se os seus ganhos forem menores do que esse valor, não precisa declarar.

Agora se atingir esse número aí você precisa declarar sim os rendimentos das aplicações, mesmo que sejam centavos.

5 curtidas

Vou subir alguns arquivos de rendimentos que tive na nubank e na Easyinvest para tirar algumas dúvidas.
O da nubank foi RDB e a Easy foi tesouro direto.
Se meus rendimentos anuais não derem o valor mínimo exigido pela RF esse ano, devo declarar outras coisas? por exemplo, o que são esses ˜rendimentos sujeitos a tributação exclusiva?˜ Tenho que declarar algum deles mesmo se não atingir o valor mínimo anual?
Perdão pela ignorância, mas nunca fiz isso antes e estou nervoso vendo as corretoras e banco me notificarem para declarar.