Duvida sobre o IOF das caixinhas

A minha dúvida é sobre o IOF se ele é só descontado se for retirado o valor em menos de trinta dias ou se é pra cada investimento que for feito e for retirado em menos de trinta dias. Por exemplo eu invisto em uma caixinha 500 reais e passa os trinta dias eu sei que esta insento do IOF, só que um dia depois que passou os trinta dias eu invisto nessa mesma caixinha novamente, nesse novo investimento vai contar o IOF para esse novo investimento ou não por que ja tinha um investimento que ja passa-rá os trinta dias ?

5 curtidas

Olá, @Ruan_Oliveira1, seja bem-vindo à nossa Comunidade!

No caso, cada depósito feito é considerado separadamente, tanto para a incidência do IOF quanto para o IRRF.

Assim, se você resgata um depósito que foi feito a menos de 30 dias, o IOF vai incidir.

Quando há múltiplos depósitos, entra em cena a chamada “prioridade de resgate”, que estabelece, quando você pede um resgate, se o dinheiro vai ser retirado primeiro dos depósitos mais antigos ou dos depósitos mais novos.

Isso é uma coisa que pode mudar a qualquer momento (aliás, o Nubank já fez essa alteração da prioridade algumas vezes), então é difícil dizer categoricamente o que vai acontecer quando você fizer um resgate.

Mas, hoje, início de setembro de 2023, me parece que há dois comportamentos distintos no Nubank a depender de onde o depósito foi feito:

  • no caso dos depósitos feitos na conta, a prioridade de resgate estabelece o resgate dos depósitos mais antigos primeiro; E
  • o caso dos depósitos feitos nas caixinhas, a prioridade de resgate estabelece o resgate dos depósitos mais recentes primeiro.
15 curtidas

Muito obrigado esclareceu muito a minha dúvida

5 curtidas